Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A contagem regressiva já começou para a eleição e a mobilização já é grande nos QGs


A contagem regressiva já começou para a eleição e a mobilização já é grande nos QGs - Gente de Opinião

A pior resposta

É preocupante que a cadeirada que o televisivo José Luiz Datena aplicou no manipulador midiático Pablo Marçal na campanha eleitoral em São Paulo tenha sido compartilhada e se espalhado por todo o mundo não para denunciar o agressor nem para se solidarizar com o agredido, mas para festejar o castigo dado por um homem ofendido a um provocador. A violência é a pior resposta. Não pode ser aplaudida. Justiça é a resposta.

No caso do espetáculo “Sob o véu de Iaci”, apresentado pela ciranda Guerreiros Mura no Festival de Manacapuru (AM), os vilões que maltratam a floresta são surrados pelo Bicho Folharal. Nesse caso, é natural que o público aplauda a surra, por se tratar de uma justiça imaginária – o sofrimento imposto à natureza castigado pela própria natureza. Mas na política e na floresta os vilões ainda vencem. Ofensas ficam impunes e há bandidos ou seus representantes comprando partidos e se elegendo, lavando dinheiro festivamente e o aplicando no aperfeiçoamento e normalização das atividades criminosas.

O mocinho do filme ainda não vence no final. Os vilões não sofrerão cadeiradas nem serão surrados pelo Bicho Folharal porque a defesa da população depende de um Estado competente e, nele, de uma Justiça sem melindres, quedas de braço personalistas ou estrelismos. Costuma-se dizer que o jogo é bom quando o árbitro aparece pouco. O jogo político ainda está ruim.

..................................................................................

A polarização

Com o recente crescimento das campanhas de Euma Tourinho (MDB) e Célio Lopes (PDT), a polarização inicial nas eleições em Porto Velho entre Mariana Carvalho (União Brasil) e Léo Moraes (Podemos) começa a ser ameaçada nesta reta final. A contagem regressiva já começou para a eleição e a reta final promete dias de encarniçada disputa pelas posições num eventual segundo turno, começando pelos debates programados a partis deste final de semana. A mobilização já é grande nos QGs e os candidatos já ensaiando para boas performances diante dos confrontos televisivos.

Um termômetro

Convido aos caros aldeões de Porto Velho para medirem o termômetro das eleições na capital. Por aqui, se constata historicamente que quem mais leva cacete dos adversários na reta final, deve estar melhor posicionado. Naturalmente, Mariana é a mais atacada. Mas neste sentido Euma Tourinho (MDB), tem sido o principal alvo das missas encomendadas chapas brancas. Eu lembro, que neste estágio da escolha do voto útil oposicionista, quando se define o melhor nome em condições de bater   o poder dominante, pouca coisa cola verdadeiramente. As vezes nem coisa verdadeira cola.

São 110 anos

O município de Porto Velho festeja seus 110 anos neste 2 de outubro, pintado pela oposição como uma Namíbia e como uma moderna metrópole pela situação. Embora cm indicativos sofríveis, como são os de Macapá e Ananindeua, Porto Velho contou com muitos avanços nos últimos anos com o prefeito Hildão Chaves, bem avaliado pela população, amado pelas crianças como era Chiquilito Erse nos anos 90. O atual alcaide deixará um importante legado e se habilita a disputar uma cadeira ao Senado ou o CPA em 2026 com grandes chances. Está se preparando para isto.

Boas opções

É importante salientar que temos boas opções para sua sucessão em Porto Velho:  A ex-deputada federal Mariana Carvalho (União Brasil), por exemplo, sendo eleita dará continuidade positiva da gestão Hildon Chaves (PSDB).  Já o ex-deputado federal Leo Moraes (Podemos) que foi o melhor vereador, deputado estadual e federal das suas gerações projeta competência. A ex-juíza Euma Tourinho (MDB) representa austeridade, integridade. Célio Lopes (PDT), uma saudável renovação na capital e já desponta como uma liderança promissora nos próximos anos. Estes quatro nomes entram na reta final disputando duas vagas apo segundo turno. A capital estará bem representada. E tem ainda os chamados “sem chances”, os descartados pela cartomante: Benê Alves, Samuel Costa e Ricardo Frota.

Pedras na Geni

Não é à toa que a população de Porto Velho joga pedras na Caerd, a  famigerada Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia. Lá tem sido um ninho de marajás, a maior concentração de incompetentes num só lugar e seus dirigentes mereciam levar ovadas na cara, pela manhã, a tarde e à noite. O que a sofrida população de Porto Velho tem sofrido nas mãos destes executivos é coisa de louco. Faltar água em dias de 40 graus no lombo é uma pena dos infernos que os capetas da Caerd nos infligem. São os campeões nacionais de desperdício de água tratada. Mereciam ser demitidos pelo critério de incompetência.

Via Direta

*** A previsão é de grandes temporais em Rondônia e no Acre nas próximas semanas. Que os aldeões rondonienses e os caras-pálidas acreanos tratem de cuidar de seus telhados, porque o bicho vai pegar *** Tem justificativa vereadores advogados, jornalistas, professores, historiadores, médicos, dentistas sequer procederem a leitura de projetos de lei emanados do Executivo? Pois nesta legislatura em Porto Velho os vereadores sequer liam os projetos, aprovando tudo a toque de caixa *** Foi assim que até o projeto de reajuste brutal do IPTU foi votado. Que o legislativo municipal seja renovado. Poucos edis merecem ser reeleitos. Que vão fazer política balcão de negócios na China!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias

Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026

Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios

O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido

Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b

Gente de Opinião Quarta-feira, 30 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)