Porto Velho (RO) segunda-feira, 17 de janeiro de 2022
×
Gente de Opinião

Aroldo Vasconcelos

Qual o valor do agronegócio para o Brasil?


Qual o valor do agronegócio para o Brasil? - Gente de Opinião

O agronegócio segue confirmando o quanto é importante para a economia brasileira. No final da década passada (2020) vários artigos de vários jornais especializados no ramo indicaram, entre outros números da economia rural nacional, que, entre os dez (10) principais produtos exportados pelo Brasil, sete (07) eram produtos agrícolas. A liderança ficou com a soja em grão.
Outros destaques foram a carne de frango, açúcar em bruto, celulose, farelo de soja, carne bovina e café em grão. As informações, do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), mostram e reforçam a participação crescente dos produtos agrícolas na balança comercial brasileira.
Os principais produtos exportados pelo agronegócio brasileiro nesse período foram: açúcar em bruto, carne de frango, celulose, farelo de soja, carne bovina e café em grão. Já os três produtos “não agrícolas” que integram a relação dos dez principais itens exportados pelo Brasil foram minério de ferro, petróleo em bruto e automóveis.
Um dado interessante é que sempre ao final dos exercícios, último trimestre, todos esses itens alcançam patamares confiantes de comercialização, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).
E se alguém ainda tinha dúvidas da importância e da força da agricultura no Brasil, essa dúvida deve ter sido deixada para trás com a chegada da pandemia mundial de Covid-19; o setor rural não apenas não parou, como cresceu demonstrando sua força e apoiando o Brasil neste momento difícil.
A recente atenção conquistada pela agricultura gerou diversas perguntas na população como “O brasil era forte assim no setor antes?” ou “Mas o que na agricultura dá dinheiro?”
Em conformidade com a Secretaria de Comércio e Relações Internacionais do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), o agronegócio brasileiro, apenas no setor agrícola dos dados observados, entre 2011 e 2020 exportou R$ 9,172 Trilhões.

A agricultura brasileira também representa uma das maiores exportadoras do mundo em várias espécies de cereais, a exemplo de frutas, grãos entre outros, confira os dados abaixo dos maiores segmentos de vendas (2011-2020):
1) Soja: Mais de 805 milhões de Toneladas;
2) Produtos florestais: Mais de 786 milhões de toneladas;
3) Carne Bovina: mais de 33 milhões de toneladas.

Nessa “vibe” confira os 10 principais produtos agrícolas do Brasil: Cana de açúcar, milho, café, algodão, laranja, tabaco, arroz, cacau, soja e a mandioca. 

O agro não para e com as necessidades de alimentar o planeta, devemos alcançar recordes de produção na década em curso.

O agro é mesmo, para o bem da nossa economia, o motor de arranque e os investimentos no setor devem alcançar níveis de oportunidades de negócios, gerando milhões de emprego no meio rural nacional.

Vamos alimentar os de casa e os da casa global, grande missão para o Brasil desta década.

Graça e Paz.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Mais Sobre Aroldo Vasconcelos

Cuide bem do seu tesouro; cuide bem de você e de sua família

Cuide bem do seu tesouro; cuide bem de você e de sua família

Pessoal, caros amigos e amigas, irmãos e irmãos, colegas e caminhantes; gostaria de sua atenção por seis ou sete minutos, é o tempo de ler essa mens

Por um projeto real de desenvolvimento para o sul da Amazônia

Por um projeto real de desenvolvimento para o sul da Amazônia

Outra vez estamos retomando a questão de planejamento do desenvolvimento regional da região geográfica do sul da Amazônia Brasileira, cujos desafios

Execução Orçamentária e a Arrecadação em Rondônia

Execução Orçamentária e a Arrecadação em Rondônia

A Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (SEPOG), órgão da estrutura do Poder Executivo responsável pelo planejamento, acompanhame

Pesquisa industrial anual aponta declínio

Pesquisa industrial anual aponta declínio

A Pesquisa Industrial Anual (PIA) 2019, divulgada no dia 21 de julho pelo IBGE, mostra que, em 2019, o setor mais produtivo da indústria foi o de pe