Porto Velho (RO) terça-feira, 23 de julho de 2019
×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião

Amazônias

Projeto de Rondônia transforma pescadores em pesquisadores do Rio Madeira


Projeto de Rondônia transforma pescadores em pesquisadores do Rio Madeira - Gente de Opinião

O projeto desenvolvido pela Ação Ecológica Guaporé – Ecoporé em parceria com o Laboratório de Ictiologia e Pesca da Universidade Federal, tem o objetivo de construir o conhecimento sobre a Amazônia a partir da experiência local dos pescadores da Bacia do Rio Madeira, com auxilio do aplicativo ICTIO.

A proposta desenvolvida dentro do escopo do projeto Ciência Cidadã para a Amazônia da Wildlife Conservation Society (WCS) é inovadora para região e integra pesquisadores e pescadores no monitoramento dos peixes capturados para responder perguntas específicas dessas comunidades sobre a situação do pescado.

O projeto será realizado em sua primeira etapa no Mercado Pesqueiro de Porto Velho, e nas comunidades de Vila Nova Teotônio, São Sebastião e Novo Engenho Velho. Já na segunda etapa a intenção é ampliar o uso do aplicativo para outras comunidades além de iniciar o monitoramento da água com a metodologia do Ciência Cidadã.

No último sábado (21) foi realizada uma oficina com as comunidades para apresentar e testar o aplicativo e os pescadores se mostraram bem receptivos e dispostos a colaborar. Durante a oficina as comunidades definiram perguntas de interesse, que irão complementar a pergunta científica norteadora do projeto.

As colônias de pescadores e comunidades da região terão livre acesso aos dados coletados e ainda poderão avaliar o que está acontecendo com a pesca e com o rio, além disso a comunidade e a colônia podem se unir para se fortalecer e discutir propostas de gestão da pesca que possam beneficiar seu meio de sustento.

Mais Sobre Amazônias

Oficina apresenta manejo agroecológico de gado para ribeirinhos de reserva da Amazônia

Oficina apresenta manejo agroecológico de gado para ribeirinhos de reserva da Amazônia

Todo ano a história se repete para quem cria gado na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Amanã, no Amazonas. Na época seca, quando o nível dos rios

Três curiosidades sobre a reprodução de peixes   na Amazônia

Três curiosidades sobre a reprodução de peixes na Amazônia

O manejo do pirarucu (Arapaima gigas), realizado em diferentes partes da Amazônia, é símbolo de um modelo de conservação onde os recursos naturais pod

Amazônia: Armadilhas fotográficas são usadas para monitorar predadores e comportamento de jacarés

Amazônia: Armadilhas fotográficas são usadas para monitorar predadores e comportamento de jacarés

houve registro inédito do gavião-preto como predador de ovos do jacaré-açu

Turismo pode ajudar a resgatar cultura kambeba na Amazônia

Turismo pode ajudar a resgatar cultura kambeba na Amazônia

Entre os kambeba da terra indígena do Jaquiri, na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, no Amazonas, 47 das 49 pessoas que residem na peque