Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião
Amazônias

Lançado Portal do Rio Madeira - O Rio Madeira como condutor de cultura


Lançado Portal do Rio Madeira - O Rio Madeira como condutor de cultura - Gente de Opinião
                                             Uma das espécies de peixes encontradas no rio Madeira

HISTÓRIA E MITOS NAVEGAM
NO PORTAL DO RIO MADEIRA

O rio que deu origem à cidade de Porto Velho, capital do Estado de Rondônia, e que está cercado de histórias ganha um portal com informações preciosas não apenas sobre o rio Madeira, mas sobre o entorno e o que mais está relacionado a ele.

Com curadoria do professor e historiador sediado em Porto Velho, Aleks Palitot, criação e desenvolvimento da agência Identidade de Marcas e apoio institucional da Santo Antônio Energia e Hidrelétrica Santo Antônio, o portal é uma importante fonte de informações que abriga textos e imagens sobre a localidade, conteúdos históricos, livros e pesquisas produzidas por acadêmicos.

“Estamos muito felizes com a concretização deste trabalho. O portal é uma coleção digital que reúne os diferentes aspectos de um rio, sem ter caráter acadêmico, apesar de abrigar artigos científicos. Nossa expectativa é que ele se torne referência como fonte de informação, ajudando estudantes e curiosos sobre o rio Madeira e região”, explica Palitot.

O Portal do Rio Madeira (www.portaldoriomadeira.com.br) terá sessões dedicadas às expedições que passaram pelo rio e marcaram a história da região e do país, aos nativos com suas contribuições culturais, à lendária ferrovia Madeira-Mamoré e suas particularidades, ao trabalho desenvolvido na região pelos arqueólogos, à grande biodiversidade do rio e aos estudos da piscicultura na região.

Lançado Portal do Rio Madeira - O Rio Madeira como condutor de cultura - Gente de Opinião
                                                                            Preguiça gigante

Outra característica do Portal é que ele não será estático. O site receberá atualizações constantes, com contribuições de professores e pesquisadores. Além disso, o Portal do Rio Madeira traz diversas fotos, imagens e ilustrações históricas e a partir deste março terá também versões em inglês e espanhol.

Para enviar materiais para serem adicionados no portal, basta encaminhá-los para [email protected].br. Todos os materiais serão avaliados pela Curadoria antes de serem publicados.

Lançado Portal do Rio Madeira - O Rio Madeira como condutor de cultura - Gente de Opinião

                                             Inspeção na construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

AS SEÇÕES

Rio Madeira

Nesta parte dedicada ao maior afluente do rio Amazonas, é possível conhecer números impressionantes sobre o rio Madeira, como o fato de ele possuir cerca de 3.300 km, o que equivale a quase metade da extensão da costa brasileira. Também descobrimos nessa seção que o rio se chama assim desde antes da primeira expedição completa, realizada em 1.650 por Raposo Tavares, e que o nome foi escolhido por causa da grande quantidade de troncos que suas águas carregam. Além disso, há informações sobre seu curso, que ainda está em formação, sua biodiversidade e sua importância para a região e para o Brasil.

As expedições

Durante os séculos XVI, XVII e XVIII, a região foi foco de diversas expedições. Feitas principalmente por portugueses e espanhóis, elas tinham variados objetivos, como coletar informações e expandir os domínios dos países envolvidos.

Nativos

Esse espaço é dedicado a eles, os diversos povos que viveram e ainda vivem no entorno do Rio Madeira. Desde o século XVI há registros de tribos indígenas que moravam na região e sofreram com a invasão dos expedicionários, algumas já extintas e outras que ainda residem no mesmo local. Nesta seção vemos suas histórias e suas lutas, sendo que algumas tribos ainda hoje precisam lutar por suas terras.

Madeira-Mamoré

A seção Madeira-Mamoré conta a história dessa lendária ferrovia, desde sua concepção até seu tombamento, dando destaque para os diversos percalços que envolveram essa trajetória, como as mortes durante a construção e as diversas vezes em que as obras tiveram que ser paradas.

O Rio Madeira tem uma riquíssima biodiversidade com mais de mil espécies  de peixes, sendo que 40 delas foram descobertas no próprio rio durante os últimos anos. A seção apresenta imagens e uma descrição de muitas dessas espécies, como o Tucunaré (Cichla pleiozona) e o Surubim (Pseudoplatystoma fasciatum).

Arqueologia

Este capítulo do portal aborda o estudo dos povos antigos por meio de vestígios materiais deixados por eles na região, mais especificamente dos que viviam no entorno do rio. Os sítios arqueológicos da Amazônia começaram a ser encontrados desde os anos 70, mas as descobertas se intensificaram com a construção da Hidrelétrica Santo Antônio no rio Madeira, quando 58 sítios foram escavados.

Paleontologia

Diferentemente da arqueologia, que estuda povos antigos, a paleontologia estuda animais e vegetais que viveram no passado. Ela começou a ser explorada na Amazônia a partir de 1864, mas também ganhou destaque durante as ações de monitoramento para a construção da Hidrelétrica Santo Antônio, quando 65 pontos de interesse paleontológico foram identificados. Esse espaço é dedicado às diversas descobertas desta área feitas na região, dentre eles mastodontes e preguiças-gigantes.

Madeira, o Provedor

A última seção do portal destaca as margens do rio, que são ricas em nutrientes graças à quantidade de sedimentos que vem junto com a correnteza, facilitando a agricultura na região. Também cita a quantidade de peixes que há no rio, viabilizando a pesca comercial, e sua vazão potente, que possibilitou a construção de usinas hidrelétricas.

QUEM FAZ

Aleks Palitot, natural de Porto Velho, é o curador do portal. Historiador, Aleks é mestre em História Contemporânea pela Universidade Complutense de Madri e mestrando em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UNIR (Universidade Federal de Rondônia). É professor de história no Colégio Objetivo de Porto Velho e na FGV Porto Velho.

Milton Bernard, designer é o responsável pela concepção do portal.  Diretor de criação e planejamento da Idem Identidade de Marcas, Milton tem mais de 40 anos de vivência em planejamento estratégico de comunicação, criação publicitária e design. Foi diretor de planejamento, de arte e de criação em algumas das mais importantes agências do país.

A agência Idem Identidade de Marcas é responsável pela criação e pelo projeto do portal.

Antônio Cândido da Silva, poeta e pesquisador da história de Porto Velho, é membro da Academia de Letras de Rondônia e da União Brasileira de Escritores.

Célio Leandro da Silvaé historiador, especialista em arqueologia da Amazônia e mestre em História pela PUCRS. É professor universitário e das redes pública e particular em Porto Velho.

Dante Ribeiro da Fonsecaé professor catedrático do Departamento de História da Universidade Federal de Rondônia e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Rondônia. Foi presidente da Academia de Letras de Rondônia.

Lourismar da Silva Barrosoé mestre em história pela PUCRS e professor de pós-graduação da Faculdade Católica de Rondônia e da Faculdade Santo André. Trabalha com projetos de pesquisa escolares na região de Costa Marques (Real Forte Príncipe da Beira) e nos Quilombos de Santa Fé e do Forte Príncipe.

Fonte: José Carlos Sá

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)