Porto Velho (RO) quinta-feira, 23 de maio de 2019
×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião

Amazônias

Ibama apreende mais de 3 mil metros de toras de madeira em Novo Aripuanã


Os agentes do Ibama observaram, durante a abordagem, que os Documentos de Origem Florestal (DOF) estavam inválidos (Foto: Divulgação)  - Gente de Opinião
Os agentes do Ibama observaram, durante a abordagem, que os Documentos de Origem Florestal (DOF) estavam inválidos (Foto: Divulgação)

 
Priscila Rosas
Manaus (AM)


A CRÍTICA - A equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) apreendeu 3.000 m³ de toras de madeira nesse sábado (18) no município de Novo Aripuanã, distante a  227 km de Manaus. Duas balsas e um empurrador também foram apreendidos. O proprietário da carga foi autuado e deverá pagar uma multa de R$ 908 mil.

O transporte ilegal foi detectado através de monitoramento dos sistemas oficiais, após investigações da equipe de inteligência da Superintendência do órgão e pela Polícia Federal. A equipe da Operação Seiva Maldita V foi acionada. “Fomos ao lugar averiguar e verificamos que realmente havia irregularidades”, informa o órgão. A operação envolveu seis fiscais do Ibama e doze policiais.

Os agentes do Ibama observaram, durante a abordagem, que os Documentos de Origem Florestal (DOF) estavam inválidos. "Uma tentativa de burlar a fiscalização apresentando DOFs emitidos extemporaneamente", apontou o Ibama por meio de nota.

Segundo o Ibama, depois da ação o proprietário emitiu a documentação correta. Para transportar cargas de madeiras é necessário o Plano de Manejo licenciado e aprovado, além do Documento de Origem Florestal (DOF). O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) é responsável por emitir a documentação.

Ainda de acordo com o órgão, esse tipo de ocorrência acontece com certa freqüência, por causa do enriquecimento ilícito. “A madeira não tem documentação, sendo assim tem um custo muito pequeno em relação a madeira legalizada. O custo da madeira ilegal é  praticamente somente extração dela da floresta”, relata o órgão.

Mais Sobre Amazônias

Como fica a Amazônia, Sr. Presidente?

Como fica a Amazônia, Sr. Presidente?

Onde e como a Amazônia entra nessa história escrita por linhas tortas?

Pesquisadores iniciam campanha de captura científica de onças-pintadas em reserva na Amazônia

Pesquisadores iniciam campanha de captura científica de onças-pintadas em reserva na Amazônia

Capturas científicas acontecem periodicamente há mais de dez anos na Reserva Mamirauá. Objetivo dos cientistas é monitorar o movimento e área de vida

Instituto Mamirauá oferece curso de manejo de pirarucu na Amazônia

Instituto Mamirauá oferece curso de manejo de pirarucu na Amazônia

Curso está na nona edição e capacita profissionais para a implementação de sistemas de manejo de pirarucu. Interessados podem se inscrever até 15 de m

Instituto Mamirauá está à procura de bolsistas para o estudo de práticas agrícolas na Amazônia

Instituto Mamirauá está à procura de bolsistas para o estudo de práticas agrícolas na Amazônia

As bolsas têm duração de até cinco anos e são indicadas à pesquisadores com disponibilidade de trabalhar na Amazônia Central, nas reservas onde o inst