Porto Velho (RO) sábado, 21 de julho de 2018
×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião

Amazônias

CV e PCC aliciam bolivianos para trazer armas e drogas


CV e PCC aliciam bolivianos para trazer armas e drogas - Gente de Opinião

 CV e PCC aliciam bolivianos para trazer armas e drogas

MONTEZUMA CRUZ
Com infográfico de La Razón


Serviços de inteligência da Bolívia, Brasil e Peru detectaram o recrutamento de criminosos na Amazônia Boliviana pelas organizações criminosas Primeiro Comando da Capital (PCC) e Comando Vermelho (CV).

Bolivianos são usados para obter armas e drogas, e expandir suas operações para outros países. A informação assinada pelo jornalista Williams Farfán foi publicada na edição desta quinta-feira (12) do jornal La Razón, de La Paz.

"O que eles estão fazendo cartéis brasileiros (PCC e CV) é convidar e recrutar povo boliviano para suas organizações. Eles estão tentando, mas não vamos permitir isso”, assinala a matéria.

Segundo o jornal, esta é mais uma tentativa dos brasileiros em seduzir criminosos bolivianos.

O jornal procurou o comandante militar da região fronteiriça ao Pando (no Estado do Acre), tenente-coronel Estene Teixeira. A autoridade visitou Cobija, reunindo-se com o ministro do Interior, Carlos Romero, para trocar informações sobre os resultados de ações coordenadas que correm contra o crime organizado.

“A segurança do país está ameaçada por dois cartéis brasileiros”, diz La Razón.

O tenente-coronel Teixeira disse que os bolivianos “recrutados” “formam células criminosas que têm a missão de comprar ou obter armas e drogas para levá-los para o Brasil”.

“Essas missões resultam em roubos e outros crimes graves. Existe uma coordenação sem burocracia para a troca de informações”, disse o chefe da polícia brasileira.

Depois de uma operação conjunta entre as forças policiais do Brasil, Bolívia e Peru, foi possível capturar cinco criminosos ligados ao CV (três eram bolivianos) que tinham roubado armas militares do quartel de Porto Bruno Racua, em Porvenir. Eles recuperaram quatro dos nove fuzis AK-47 seqüestrados em 16 de junho na zona fronteiriça.

O jornal se refere ao assalto ocorrido quase um mês atrás, em 16 de junho, quando esse quartel fronteiriço foi atacado por ladrões que roubaram armas.

Além dos nove fuzis, eles levaram cinco pistolas naquele dia. Um sargento em serviço foi ferido.

O comandante da polícia da província de Pando, coronel Marco Antonio Cortez, corroborou a informação a respeito dos “recrutados”, que abrigariam brasileiros em fuga no país vizinho.

Mais Sobre Amazônias

Novo estudo indica o aumento do nível do mar após o colapso das plataformas de gelo da Antártida

Novo estudo indica o aumento do nível do mar após o colapso das plataformas de gelo da Antártida

Scientists have shown how much sea level would rise if Larsen C and George VI, Antarctic ice shelves at risk of collapse, were to break up.

População da Amazônia segue isolada - Por Marcelo Freire

População da Amazônia segue isolada - Por Marcelo Freire

Nesta semana, os participantes da última  audiência pública do primeiro semestre promovida pela Comissão de Infraestrutura (CI) do Senado Federal diss

Agricultores familiares de RO. Receberão apoio para regularização ambiental

Agricultores familiares de RO. Receberão apoio para regularização ambiental

Projeto Plantar Rondônia apoiará a recuperação de mais de 3000 hectares em propriedades da agricultura familiar

Um ano atrás, Ana Paula e um grupo de mulheres sonhavam na zona leste

Um ano atrás, Ana Paula e um grupo de mulheres sonhavam na zona leste

MONTEZUMA CRUZUm ano atrás elas chegaram a pé, de ônibus, bicicleta e de carona ao terreno da Paróquia São Tiago Maior (Bairro JK, zona leste de Porto