Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Amazônias - Gente de Opinião
Amazônias

Arte e cinema em Lisboa valorizam excluídos


 
AMAZÔNIAS
 
LISBOA — Durante cinco dias, de quatro a nove de maio próximo, países de língua portuguesa participarão do 1º Festival de Cinema (FESTin) no Cinema São Jorge e Cinemateca da capital portuguesa. Este é o ano do Brasil em Portugal e Portugal no Brasil, conforme acordo assinado pelo primeiro-ministro José Sócrates e pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
 
Com o apoio da Embaixada Brasileira em Lisboa, da Missão do Brasil na Comunidade dos Países de Portuguesa e da CPLP, o evento tem a parceria do Festival de Cinema Internacional de Luanda. Premiará práticas de respeito às diferenças e de cultura da paz entre os povos. Segundo os organizadores, 50% da bilheteria serão revertidos para obras filantrópicas da Guiné-Bissau.
 
— Queremos e podemos estimular práticas de inclusão cultural e social nos países de língua portuguesa — assinala a jornalista Léa Teixeira, da empresa Padrão Actual, promotora do evento.
 
As inscrições já foram encerradas. Os filmes a serem exibidos já foram vencedores de prêmios nos seus respectivos países. Participam: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste.

Será feita uma pré-seleção com festivais de cinema parceiros, criando um espaço de troca e integração de diferentes festivais. 
 
O FESTin pretende valorizar as habilidades e competências das populações, em particular daquelas em situação de risco, por meio do contato com a arte e o cinema. Assim, terão espaço filmes e documentários orientados à temática da melhoria da qualidade de vida de populações de língua portuguesa em seus diferentes contextos econômicos, sociais e culturais.   
Arte e cinema em Lisboa valorizam excluídos  - Gente de Opinião

Claufe Rodrigues ensinará novas maneiras de produção cinematográfica/CLAUFERODRIGUES.COM


Mas ousa mais: irá apoiar nos territórios da língua portuguesa a promoção de novos cineastas, o que considera essencial. Léa Teixeira explica:
— Queremos fomentar a divulgação das iniciativas dos cineastas vocacionados à criação de inovações técnicas e conceituais, e debater cada obra exibida no festival.
 
Os participantes deverão discutir o futuro do cinema e a sua contribuição como linguagem artística, por meio de filmes e vídeos, para a compreensão e a prática dos direitos humanos, da cidadania e da inclusão social. As discussões procurarão a aproximação entre realizadores experientes, futuros cineastas e interessados nessa linguagem artística.

A programação do Festin está inserida na Semana da CPLP, que apoia a promoção e o estímulo das artes audiovisuais por meio do intercâmbio multicultural, visando à celebração de encontros entre diferentes expressões dos países lusófonos. 
 
Durante o Festival haverá oficinas no mesmo espaço do evento, oferta de seminários e mais opções de lazer e cultura para os participantes. Serão exibidos quatro filmes diários — um de curta e três de longa metragem. Paralelamente, haverá oficinas. No dia cinco de maio, das 14h às 17h, na Cinemateca Junior Museu do Cinema 
Arte e cinema em Lisboa valorizam excluídos  - Gente de Opinião

Calebe Pimentel mostrará aos participantes técnicas de videoperformance /DIVULGAÇÃO

(Palácio Foz), o jornalista Claufe Rodrigues apresentará “Documentário para TV — Um novo modo de produção”. Nos dias seis e sete, no mesmo horário, o videomaker Calebe Augusto Pimentel abordará “Videoperformance – Arte VJing”.
 

Grupos musicais se apresentarão com danças e a gastronomia dos países lusófonos também se fará presente. As empresas Delta Cafés, Sapo, PT e Racco Cosméticos apóiam o FESTin. Outras serão ainda anunciadas pelos organizadores.

 

 

Veja o site do festival. Aqui
FALE COM

● Léa Teixeira
[email protected] – Telefone: (351) 96 549 75 06
● Adriana Niemeyer
[email protected] – (351) 96 906 33 90
● Vitor Manuel Serra
[email protected] – (351) 21 726 13 06
[email protected]
 


 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Evento acontece nesta segunda com mais de 80 seringueiros sobre produção sustentável da borracha na Amazônia

Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território

A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

Cúpula da Amazônia: Organizações indígenas realizam Assembleia internacional para promover a importância dos territórios e povos no enfrentamento da crise climática

A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais

A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)