Porto Velho (RO) segunda-feira, 2 de agosto de 2021
×
Gente de Opinião

Agricultura

Sebrae recebe grupo de jornalistas e empreendedores em expedição do café em Rondônia

Em uma estratégia de conquista de mercado, formadores de opinião conhecem a produção


Sebrae recebe grupo de jornalistas e empreendedores em expedição do café em Rondônia - Gente de Opinião

Na manhã desta terça-feira (20) o Sebrae em Rondônia recebeu, na sede em Porto Velho um grupo de jornalistas especializados em café e um pequeno grupo de empreendedores (cafeterias) que vieram para realizar a Expedição Robustas Amazônicos – Matas de Rondônia, visando repensar e debater a cafeicultura brasileira. A iniciativa faz parte da estratégia de atuação do projeto IG Cafés Matas de Rondônia, realizados pelo Sebrae com produtores da região centro sul do Estado. 

O diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida destacou que o objetivo da expedição é o de promover a competitividade e o crescimento econômico do café no Estado. “Para isso precisamos repensar a cafeicultura e gerar uma série de ações estratégicas relacionadas a manejo, produção, gestão, inovação e principalmente estratégias de mercado”, explica Samuel. 

“Começamos esse movimento em Rondônia há uns dez anos, aliamos os esforços institucionais para promover o desenvolvimento do setor do café na nossa região. Esse trabalho vem sendo desenvolvido com todos esses atores, governo, entidades de classe representativas e bancos de fomento para que a gente possa dar uma escalabilidade competitiva para o setor do café de Rondônia que é muito valioso e atualmente já tem um posicionamento estratégico no mercado nacional e internacional”, ressalta Samuel Almeida. 

Liane Dias é curadora de cafés especiais em Belém, capital do Estado do Pará, ela veio até Porto Velho para conhecer in loco a produção de café robustas na região de Cacoal. “A Amazônia já é uma referência em café robustas, e aqui em Rondônia a  cafeicultura se destaca pela qualidade e pela produção sustentável”, frisa Liane. Maysa dos Reis veio de Brasília, é co-fundadora e idealizadora do aplicativo Grãos em Mãos e também está presente na Expedição do Café. “O App Grãos em Mãos auxilia produtores na negociação do café, possibilitando maior interação com os compradores. Nesse expedição teremos a oportunidade conhecer os produtores de café de Rondônia e trabalhar juntos na promoção dos cafés robustas de Rondônia”,  declara Maysa. 

A expedição será realizada até a próxima sexta-feira e de Porto Velho o grupo seguiu para Cacoal para conhecer produtores da região e ainda a produção de café dos indígenas Surui, nas terras Sete de Setembro. 

Projeto IG Cafés Matas de Rondônia 

O projeto consiste em consultorias para construir a marca Café Robusta Amazônico Matas de Rondônia, desde uma identidade visual que expresse a qualidade do produto, além da conquista da Identificação Geográfica por meio da Denominação de Origem, que indica a origem do produto, baseada na reputação da região, geralmente conhecida por fabricar determinado produto, ou prestar determinado serviço, a partir do histórico e da tradição locais.

Mais Sobre Agricultura

Governo de Rondônia garante calcário para agricultores da região do baixo Madeira; entrega iniciou por São Carlos

Governo de Rondônia garante calcário para agricultores da região do baixo Madeira; entrega iniciou por São Carlos

Reforçando as ações para o crescimento do agronegócio e a Agricultura Familiar, o Governo de Rondônia, por meio da Entidade Autárquica de Assistência

Após lançamento do projeto Governo no Campo, produtores devem conquistar mercados consumidores de outros estados

Após lançamento do projeto Governo no Campo, produtores devem conquistar mercados consumidores de outros estados

A variedade da produção agrícola rondoniense vai conquistar os mercados de diversos estados. A exemplo da rosa do deserto, produzida em várias chácara

Produtores rurais do setor chacareiro de Porto Velho vão ser beneficiados com o projeto “Governo no Campo”

Produtores rurais do setor chacareiro de Porto Velho vão ser beneficiados com o projeto “Governo no Campo”

O “Governo no Campo”, projeto do Governo de Rondônia, criado para impulsionar a Agricultura Familiar no Estado, foi lançado oficialmente em Porto Velh

Sebrae comemora criação da Associação Brasileira de Indicações Geográficas

Sebrae comemora criação da Associação Brasileira de Indicações Geográficas

Nesta sexta-feira (30), o Sebrae participa da apresentação oficial da Associação Brasileira de Indicações Geográficas (ABRIG). O evento, que acontec