Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

Sebrae recebe grupo de jornalistas e empreendedores em expedição do café em Rondônia

Em uma estratégia de conquista de mercado, formadores de opinião conhecem a produção


Sebrae recebe grupo de jornalistas e empreendedores em expedição do café em Rondônia - Gente de Opinião

Na manhã desta terça-feira (20) o Sebrae em Rondônia recebeu, na sede em Porto Velho um grupo de jornalistas especializados em café e um pequeno grupo de empreendedores (cafeterias) que vieram para realizar a Expedição Robustas Amazônicos – Matas de Rondônia, visando repensar e debater a cafeicultura brasileira. A iniciativa faz parte da estratégia de atuação do projeto IG Cafés Matas de Rondônia, realizados pelo Sebrae com produtores da região centro sul do Estado. 

O diretor técnico do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida destacou que o objetivo da expedição é o de promover a competitividade e o crescimento econômico do café no Estado. “Para isso precisamos repensar a cafeicultura e gerar uma série de ações estratégicas relacionadas a manejo, produção, gestão, inovação e principalmente estratégias de mercado”, explica Samuel. 

“Começamos esse movimento em Rondônia há uns dez anos, aliamos os esforços institucionais para promover o desenvolvimento do setor do café na nossa região. Esse trabalho vem sendo desenvolvido com todos esses atores, governo, entidades de classe representativas e bancos de fomento para que a gente possa dar uma escalabilidade competitiva para o setor do café de Rondônia que é muito valioso e atualmente já tem um posicionamento estratégico no mercado nacional e internacional”, ressalta Samuel Almeida. 

Liane Dias é curadora de cafés especiais em Belém, capital do Estado do Pará, ela veio até Porto Velho para conhecer in loco a produção de café robustas na região de Cacoal. “A Amazônia já é uma referência em café robustas, e aqui em Rondônia a  cafeicultura se destaca pela qualidade e pela produção sustentável”, frisa Liane. Maysa dos Reis veio de Brasília, é co-fundadora e idealizadora do aplicativo Grãos em Mãos e também está presente na Expedição do Café. “O App Grãos em Mãos auxilia produtores na negociação do café, possibilitando maior interação com os compradores. Nesse expedição teremos a oportunidade conhecer os produtores de café de Rondônia e trabalhar juntos na promoção dos cafés robustas de Rondônia”,  declara Maysa. 

A expedição será realizada até a próxima sexta-feira e de Porto Velho o grupo seguiu para Cacoal para conhecer produtores da região e ainda a produção de café dos indígenas Surui, nas terras Sete de Setembro. 

Projeto IG Cafés Matas de Rondônia 

O projeto consiste em consultorias para construir a marca Café Robusta Amazônico Matas de Rondônia, desde uma identidade visual que expresse a qualidade do produto, além da conquista da Identificação Geográfica por meio da Denominação de Origem, que indica a origem do produto, baseada na reputação da região, geralmente conhecida por fabricar determinado produto, ou prestar determinado serviço, a partir do histórico e da tradição locais.

Gente de OpiniãoDomingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Sebrae fortalece a cafeicultura de Rondônia e consolida avanços para a agricultura familiar em 2025

Sebrae fortalece a cafeicultura de Rondônia e consolida avanços para a agricultura familiar em 2025

A atuação do Sebrae em Rondônia ao longo de 2025 reforçou o desenvolvimento da cafeicultura no estado e contribuiu de forma direta para fortalecer a

Assistência técnica e extensão rural encerra 2025 com metas executadas e valores recordes na produção cafeeira

Assistência técnica e extensão rural encerra 2025 com metas executadas e valores recordes na produção cafeeira

O governo de Rondônia encerra o ano de 2025 com mais de 90% das metas estabelecidas para a assistência técnica e extensão rural, devidamente cumprid

Amazônia se destaca na sétima edição do Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

Amazônia se destaca na sétima edição do Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

A região Norte reafirmou sua potência na produção de cacau de alto valor agregado durante a 7ª edição do Concurso Nacional de Cacau Especial do Bras

Concurso Nacional de Cacau Especial é realizado pela primeira vez em Rondônia e consolida estado como referência no setor

Concurso Nacional de Cacau Especial é realizado pela primeira vez em Rondônia e consolida estado como referência no setor

Rondônia sediou, pela primeira vez, o 7º Concurso Nacional de Cacau Especial, cuja cerimônia de premiação aconteceu no sábado (6), em Cacoal. O even

Gente de Opinião Domingo, 4 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)