Sexta-feira, 23 de julho de 2021 - 14h36

Buscando fortalecer as ações integradas com todos os setores do agronegócio, o Governo de Rondônia esteve reunido em Vilhena com representantes do segmento, quando foram debatidas ações e demandas na região. A reunião aconteceu na noite de quinta-feira (22), no auditório do Sistema de Crédito Cooperativo, no município. Na ocasião, o governador Marcos Rocha reforçou o compromisso com o setor produtivo do Estado e destacou as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo Executivo Estadual.
O governador enfatizou que esses encontros acontecem para que a equipe tenha conhecimento de todas as demandas e das principais dificuldades das classes, além de buscar resolver todos os impasses que possam atrapalhar o crescimento do setor produtivo. “Rondônia é um Estado do agronegócio. Da agricultura familiar. Nós crescemos, de 7 bilhões em negócios, hoje estamos em 19,2 bilhões em negócios da agricultura”, afirmou o governador se referindo ao período de 2017 até agora. Ele ainda destacou que os projetos em andamento no Estado, como “Tchau Poeira”, “Governo no Campo”, “Governo na Cidade”, são a prova de que a pandemia não interrompeu o desenvolvimento de Rondônia.
Durante o encontro, os produtores abordaram temas relacionados à regularização de títulos, tanto de áreas que aguardam o processo de regularização, quanto áreas de litígio; melhorias nas estradas; financiamentos; projeto de zoneamento e floresta plantada.
O secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, evidenciou as potencialidades do setor produtivo local, destacando que Vilhena conta com mais de 30 presidentes de associações da agricultura familiar, além de pecuaristas e produtores de grãos que contribuem fortemente com o desenvolvimento do agronegócio em Rondônia.
O pecuarista Alexandre Martendal parabenizou o governo pela dedicação ao setor produtivo e apresentou demandas sobre a fiscalização na barreira sanitária, destacando que a unidade fiscal necessita reforçar a estrutura para serviços de inspeção aos animais que entram e saem do Estado. “Somos uma área livre de febre aftosa sem vacinação e precisamos intensificar esses cuidados. Reforçar a estrutura e continuar os investimentos que já vêm sendo feitos na parte de defesa sanitária é essencial para garantirmos a segurança dos nossos animais”, disse.
O governador reiterou seu compromisso com o setor produtivo, garantindo buscar em Brasília soluções aos impasses de competência federal. E parabenizou o apoio que tem recebido do deputado estadual, Luizinho Goebel, como também do chefe da Casa Civil, Junior Gonçalves, e do diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Luciano Brandão.
Evandro Padovani destacou os trabalhos desenvolvidos em ação conjunta pela Seagri, com a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril (Idaron) e a Emater. “É a primeira vez que Rondônia conta com um trabalho desenvolvido com qualidade aos nossos produtores. Essas três entidades, em ação conjunta, vêm realizando um brilhante trabalho em prol do desenvolvimento do agronegócio”.
O evento contou com a presença do prefeito de Vilhena, Eduardo Japonês, e outras autoridades locais.
Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Anater lançou, dia 02, a chamada pública n° 001/2026, para contratar entidades parceiras credenciadas interessadas em atuar com assistência técn

Rondônia é Plano Safra da Agricultura Familiar
O Governo do Brasil retomou o Plano Safra da Agricultura Familiar na safra 2023/2024. Desde então, os agricultores familiares de Rondônia já contrat

Sebrae fortalece a cafeicultura de Rondônia e consolida avanços para a agricultura familiar em 2025
A atuação do Sebrae em Rondônia ao longo de 2025 reforçou o desenvolvimento da cafeicultura no estado e contribuiu de forma direta para fortalecer a

O governo de Rondônia encerra o ano de 2025 com mais de 90% das metas estabelecidas para a assistência técnica e extensão rural, devidamente cumprid
Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)