Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agricultura

No Dia Mundial do Café, Governo de Rondônia participa do lançamento do livro Robustas Amazônicos


Lançamento do livro “Robustas Amazônicos – os cafeeiros cultivados em Rondônia” - Gente de Opinião
Lançamento do livro “Robustas Amazônicos – os cafeeiros cultivados em Rondônia”

Durante o evento de início da colheita do café, no rancho Gratidão, em Alta Floresta d’Oeste, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura – Seagri, participou do lançamento do livro “Robustas Amazônicos – os cafeeiros cultivados em Rondônia”, a obra é fruto da parceria entre Embrapa Rondônia e o Governo do Estado.

O livro conta a história dos clones de café que se tornaram referência na cafeicultura de Rondônia e dos demais estados produtores de café da Amazônia.

Segundo o governador, Marcos Rocha, Rondônia desponta entre os principais produtores do grão, e vem evoluindo ao longo dos anos, “este livro abre caminhos para novos estudos sobre as lavouras de café e ainda mostra os principais marcos temporais da cafeicultura do Estado, vale a pena ler para aprender mais sobre essa cultura, que só cresce em Rondônia”, comentou.

A obra foi escrita por dez autores que apresentam informações sobre a origem, disseminação e as principais características dos clones selecionados pelos agricultores de Rondônia e das cultivares desenvolvidas pela Embrapa. “O livro destaca trajetória do cultivo dos cafés Robustas Amazônicos; nele podemos saber de quando e como surgiram os clones selecionados no Estado. Podemos saber também, quem foram os protagonistas nesse processo de mudança. E o Governo de Rondônia agradece a todos que contribuíram direta e indiretamente com as informações para realização dos estudos desta edição incrível, que já está disponível para leitura”, disse o secretário de Estado da Agricultura de Rondônia, Luiz Paulo.

“A obra retrata a trajetória dos cafeicultores de Rondônia, desde a história da chegada da cultura, passando pelas dificuldades enfrentadas pelos produtores até a atualidade, na qual o café Robusta Amazônico tem conquistado cada vez mais espaço no mercado nacional e internacional”, afirmou um dos autores, o pesquisador da Embrapa Café, Marcelo Curitiba Espindula.

Governo de Rondônia agradece a todos que contribuíram com as informações para realização do livro

Para Janderson Dalazen, autor e secretário adjunto da Seagri, a obra é o primeiro registro histórico dos clones de café cultivados em Rondônia. “Registrar e caracterizar os principais clones cultivados, a origem deles, é base para a nossa rede de clones fazer um trabalho mais científico e técnico de caracterização, com estudos, para termos no futuro, registros detalhados. Este livro serve como catálogo para todos os produtores de café e os amantes desta bebida que vem ganhando o mercado nacional e internacional”, evidenciou.

De acordo com os organizadores, o livro é gratuito e está disponível nas plataformas digitais, no site da Embrapa, e será distribuído exemplares impressos nos escritórios da Emater/RO e das secretarias municipais de agricultura do Estado.

Foram disponibilizados recursos, pessoal e informações para confecção desta obra, pelo Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Agricultura – Seagri, Secretaria de Desenvolvimento Econômico – Sedec, Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater, Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa – Fapero, e Agência de Defesa Sanitária, Agrosilvopastoril – Idaron.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Amazônia se destaca na sétima edição do Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

Amazônia se destaca na sétima edição do Concurso Nacional de Cacau Especial do Brasil

A região Norte reafirmou sua potência na produção de cacau de alto valor agregado durante a 7ª edição do Concurso Nacional de Cacau Especial do Bras

Concurso Nacional de Cacau Especial é realizado pela primeira vez em Rondônia e consolida estado como referência no setor

Concurso Nacional de Cacau Especial é realizado pela primeira vez em Rondônia e consolida estado como referência no setor

Rondônia sediou, pela primeira vez, o 7º Concurso Nacional de Cacau Especial, cuja cerimônia de premiação aconteceu no sábado (6), em Cacoal. O even

Área plantada com soja em Rondônia deve ultrapassar os 700 mil hectares na safra 2025/2026

Área plantada com soja em Rondônia deve ultrapassar os 700 mil hectares na safra 2025/2026

A produção brasileira de grãos na safra 2025/2026 deverá superar o recorde da safra anterior e alcançar 354,8 milhões de toneladas, conforme projeçã

Rondônia sedia pela primeira vez o Concurso Nacional de Qualidade do Cacau

Rondônia sedia pela primeira vez o Concurso Nacional de Qualidade do Cacau

Rondônia se destaca na produção de cacau ao sediar, pela primeira vez, o VII Concurso Nacional de Qualidade do Cacau, que acontece neste domingo (6)

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)