Segunda-feira, 25 de maio de 2020 - 08h43

Nesta terça-feira (26) o Conecta Sebrae Cafeicultura, em plena safra de café 2020, apresentará a palestra online “Como Obter Maior Rendimento em Qualidade e Produtividade”. Para participar do evento, que é gratuito, o interessado deverá se inscrever na loja virtual do Sebrae em sebrae.ro/loja, pode se informar no 0800 570 0800 e WhatsApp 98130.5656. As vagas são limitadas e para esta palestra estão disponíveis 166 inscrições.
O palestrante é engenheiro de produção e é Professor no IFES - Instituto Federal de Educação do Espírito Santo, Lucas Louzada, vai apresentar as interações entre os fatores que influenciam nas formas de processamento, secagem, armazenagem e torrefação e porque implicam nos resultados sensoriais, que afetam o preço final do produto. Pesquisas recentes vêm demonstrando, que mesmo por trás de toda complexidade, que envolve a descrição da qualidade do café, é possível modificar o perfil sensorial da bebida, com controles mais precisos no processamento da matéria após a colheita.
O outro especialista em café, engenheiro agrônomo Enrique Alves, pesquisador da Embrapa em Rondônia, falará no mesmo tema sobre os cafés canéfora (Coffea Canephora), até pouco tempo relegados à posição de coadjuvantes, utilizados para baratear o produto em blends (misturas) com arábica, ou ainda na indústria de solúveis, está, aos poucos, mudando de patamar. É nesse momento que a distinção entre Robusta e Conillon, por mais sutil que possa parecer, se faz interessante.
Os dois facilitadores estarão no evento do Sebrae para trazer aos produtores uma visão inovadora, em circunstâncias nas quais o maior rendimento em qualidade e produtividade é fator preponderante para garantir maior competitividade no agronegócio do café. Numa ancoragem que requer grande conhecimento das etapas da produção, a mediadora Renata Silva também da Embrapa Rondônia, terá como objetivo analisar as relações apresentadas e materializadas nos processos unitários que compõem a cadeia produtiva do café em Rondônia. Sua mediação vai trazer uma construção de consensos relativos à cafeicultura como segmento fortemente marcado pelas constantes e promissoras pesquisas, que para os dois palestrantes fazem parte do cotidiano de suas atividades.
A inscrição também poderá ser realizada no Link:
Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)
A Anater lançou, dia 02, a chamada pública n° 001/2026, para contratar entidades parceiras credenciadas interessadas em atuar com assistência técn

Rondônia é Plano Safra da Agricultura Familiar
O Governo do Brasil retomou o Plano Safra da Agricultura Familiar na safra 2023/2024. Desde então, os agricultores familiares de Rondônia já contrat

Sebrae fortalece a cafeicultura de Rondônia e consolida avanços para a agricultura familiar em 2025
A atuação do Sebrae em Rondônia ao longo de 2025 reforçou o desenvolvimento da cafeicultura no estado e contribuiu de forma direta para fortalecer a

O governo de Rondônia encerra o ano de 2025 com mais de 90% das metas estabelecidas para a assistência técnica e extensão rural, devidamente cumprid
Terça-feira, 17 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)