Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Sebrae em Rondônia amplia oferta de capacitações para empreendedores rurais

Metodologia Negócio Certo Rural e ALI Rural podem chegar a mais municípios


Sebrae em Rondônia amplia oferta de capacitações para empreendedores rurais - Gente de Opinião

O Negócio Certo Rural é uma metodologia focada em levar a produtores e trabalhadores rurais e suas famílias as bases e os conceitos sobre gestão e empreendedorismos. É um conteúdo muito importante para que a pequena propriedade rural seja gerida como uma pequena empresa e, como tal, tenha lucro e boa gestão. O Sebrae em Rondônia pretende ampliar a oferta de tal metodologia ainda este ano.

O diretor superintendente em exercício do Sebrae em Rondônia, Samuel Almeida, esteve em agenda oficial no Sebrae Nacional em busca de ampliar os recursos disponíveis para que mais pequenas propriedades rurais tenham acesso gratuitamente a essa metodologia. Samuel trouxe na bagagem mais 30 turmas de 25 participantes cada iniciando em setembro.

“Pontuamos junto ao Sebrae Nacional que a vocação de Rondônia é o agronegócio, mas que precisamos dotar o empreendedor rural de ferramentas para que ele e sua família façam a gestão adequada de suas atividades rurais. Agradecemos à diretoria do Sebrae Nacional, na pessoa do Ludovico Da Riva, que teve a sensibilidade de entender nosso pleito”, comemorou Samuel.

ALI Rural

O programa Agentes Locais de Inovação Rural é outra iniciativa que pode introduzir o pequeno produtor no mundo da inovação e tecnologia aplicadas ao setor agrário. São acompanhamentos, também gratuitos, com encontros presenciais, individuais e coletivos e apresentações de modelos de negócios, palestras e análises, entre outros. Carlos Eduardo e Victor, da unidade de competitividade do Sebrae Nacional receberam a demanda do diretor de Rondônia para ampliar o número de agentes no estado.

“Solicitamos a ampliação do número de agentes em Rondônia. Entendemos que a demanda nos impõe esse aumento justamente devido à grande diversidade de culturas e atividades do agronegócio no estado. Temos cafeicultura, piscicultura, leite, cacau, castanha, entre tantas outras que necessitam desse suporte, uma vez que precisamos de uma dose certa de inovação e tecnologia para nos mantermos competitivos junto aos demais players do setor produtivo”, concluiu Samuel.

Na prática, em breve o Sebrae deve fazer a divulgação dessas novas oportunidades, sempre em parceria com as entidades e lideranças do agronegócio do estado, ajudando a contribuir com o desenvolvimento econômico e social de Rondônia.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

AGROCOM: sucesso em Cerejeiras marca o início de uma grande trajetória

AGROCOM: sucesso em Cerejeiras marca o início de uma grande trajetória

A 1ª Feira de Negócios do Agro, Comércio e Família (AGROCOM) chegou ao fim após três dias de intensa movimentação, consolidando-se como um marco par

Aprosoja Rondônia participa da 1ª feira AGROCOM em Cerejeira

Aprosoja Rondônia participa da 1ª feira AGROCOM em Cerejeira

A Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Rondônia (Aprosoja-RO) estará presente na 1ª Feira de Negócios do Agro, Comércio e Família

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)