Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Sebrae e Acripar discutem estratégias para comercialização do tambaqui

Reunião marcou o início do projeto de fortalecimento da Indicação Geográfica Tambaqui do Vale do Jamari


 Sebrae e Acripar discutem estratégias para comercialização do tambaqui  - Gente de Opinião

Encontrar novos compradores para o tambaqui produzido no estado e traçar estratégias para o desenvolvimento da piscicultura local foram temas de uma reunião entre representantes do Sebrae e da Acripar, a Associação dos Criadores de Peixes do Estado de Rondônia. O encontro, realizado nesta segunda-feira, 27, em Ariquemes, também marcou o início das atividades de um projeto de fortalecimento da Indicação Geográfica “Tambaqui do Vale do Jamari”. 

Participaram das discussões o diretor administrativo e financeiro do Sebrae em Rondônia, Eduardo Fumyari, o presidente da Acripar, Francisco Hidalgo Farina, e o vice-presidente da entidade, piscicultor Edson Sápiras. Entre os temas discutidos, destaque para a busca de investimentos junto ao poder público e a iniciativa privada para financiar as pesquisas e projetos de melhoramento genético do tambaqui. Atualmente, a Embrapa está à frente de uma iniciativa com esse objetivo.   

“Foi uma reunião muito produtiva. Conseguimos estreitar ainda mais o relacionamento com a Acripar e unir o entendimento de que é preciso investimentos específicos na cadeia do tambaqui, em especial na melhoria genômica da espécie cultivada e na busca por novos mercados para o pescado que já é produzido. Saímos daqui com um plano de trabalho em estruturação, com excelentes ideias, e vamos em busca de mais parceiros para ampliar tudo isso, na busca de potencializar a cadeia produtiva do tambaqui, que passa por tantas dificuldades”, explicou o diretor do Sebrae. 

Francisco Hidalgo, que também ocupa o cargo de presidente da Comissão Nacional de Aquicultura na CNA, a Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, lembra que em 2023 está encontrando cenários favoráveis para o desentrave de gargalos da piscicultura de peixes nativos, em especial do tambaqui rondoniense, e que conta também com apoios especiais. Lembra que o Sebrae sempre esteve junto com a Acripar nessa busca e que Rondônia movimentará o setor mais uma vez. 

“Junto com parceiros como o governo de Rondônia e Sebrae, fomos protagonistas dos maiores movimentos que a piscicultura brasileira teve nos últimos anos. Fizemos festival nacional e internacional do tambaqui, levamos nosso peixe para o Brasil e o mundo. O reconhecimento está vindo e se concretizando. Só não podemos parar. Há muito ainda por fazer por essa cadeia tão importante do nosso agro”, argumenta Farina, lembrando o trabalho da entidade junto aos produtores. 

Durante a reunião também foi proposta a participação da Acripar e do Sebrae no estande do governo de Rondônia na Anufood, uma das maiores feiras de alimentos e bebidas do país. A ideia é mostrar o potencial do tambaqui como alimento saudável, altamente sustentável e que movimenta boa parte da economia local. Atualmente, Rondônia é o maior produtor de peixes nativos do país e o terceiro maior produtor de peixes de cultivo.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Agrotec 2025: Feira encerra quatro dias de programação com grande público e valorização da produção rural

Agrotec 2025: Feira encerra quatro dias de programação com grande público e valorização da produção rural

A Agrotec 2025 chegou ao fim neste domingo (30), após quatro dias de atividades que movimentaram o Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e reuni

Agrotec: debate sobre logística evidência papel de Porto Velho e do Rio Madeira

Agrotec: debate sobre logística evidência papel de Porto Velho e do Rio Madeira

O terceiro dia da Agrotec abriu espaço para debates, troca de experiências e aprendizado. Quem chegou cedo para acompanhar foi Elenice Maria dos Santo

Agrotec transforma Pavilhão Delícias do Campo em vitrine regional

Agrotec transforma Pavilhão Delícias do Campo em vitrine regional

José Anilson, mais conhecido como Zé Bagunça, chegou a Porto Velho diretamente de Rio Crespo para mostrar o que é produzido pela agroindústria da famí

Agrotec : maratona reúne ideias e desafios para acelerar a inovação no campo:

Agrotec : maratona reúne ideias e desafios para acelerar a inovação no campo:

Inovações tecnológicas voltadas para soluções específicas às necessidades dos produtores rurais de Porto Velho são uma das principais apostas de cresc

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)