Segunda-feira, 1 de novembro de 2021 - 13h20

A
Semana Internacional do Café (SIC) acontece na próxima semana, nos dias 10 a 12
de novembro e o Sebrae em Rondônia, com os produtores e diversos parceiros, que
estão à frente do projeto IG Matas de Rondônia estarão presentes no evento para
fortalecer a posição do café Robusta Amazônico neste que é o maior evento da
América latina sobre café.
A
estratégia do Sebrae é dar visibilidade ao produto, além de impulsionar novos
negócios, prospectar novos mercados para o robusta amazônico, que, entre outras
qualidades, recebeu este ano o registro da Indicação Geográfica Matas de
Rondônia na modalidade Denominação de Origem para o café Robusta Amazônico– que
foi a primeira IG Denominação de Origem do Brasil para o Café da espécie
Coffea Canephora, o Robusta Amazônico, reconhecida pelo INPI (Instituto
Nacional da Propriedade Industrial) e é um marco positivo para o
desenvolvimento da cafeicultura de Rondônia.
“Na
SIC estão os grandes players do mercado de café, inclusive internacionais. É a
maior vitrine segmentada que temos e estamos investindo na promoção e
estratégia de ampliação de mercados para este produto que é singular. Com o
projeto IG Matas de Rondônia, será consolidado os propósitos de elevar o nível
da escalabilidade e competitividade dos cafés de origem, produzidos em
Rondônia, e vamos seguir com os parceiros que estão conosco, em busca dos
melhores resultados para a cadeia produtiva”, disse Samuel Almeida, diretor
Técnico do Sebrae em Rondônia.
Projeto
IG Matas de Rondônia
O
projeto consiste em consultorias para consolidar a marca Café Robusta Amazônico
da Indicação Geográfica Matas de Rondônia, de modo que os produtores possam
auferir ganhos em sua renda por produzirem um café segundo critérios de
qualidade, e sustentabilidade desde uma identidade visual que expresse a
qualidade do produto, além da conquista da Identificação Geográfica por meio da
Denominação de Origem, que indica a origem do produto, baseada na reputação da
região, geralmente conhecida por produzir um produto, ou prestar determinado
serviço, a partir do histórico e da tradição locais. Tal reconhecimento agrega
valor ao produto, podendo aumentar a competitividade do segmento.
A
iniciativa tem a parceira da Caferon, ABDI, Câmara Setorial do Café, Emater,
Embrapa, Idaron, Ifro, Seagri, Senar/Faperon, SFA/Mapa, Sicoob/Credip, Idaron,
além dos gestores municipais de 15 cidades que compõem o projeto. Os produtores
que são atendidos pelo projeto IG Matas de Rondônia são os grandes beneficiados
e os protagonistas do evento
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