Porto Velho (RO) sexta-feira, 5 de março de 2021
×
Gente de Opinião

Piscicultura

Tambaqui de Rondônia conquista Brasília


Tambaqui de Rondônia conquista Brasília - Gente de Opinião

Cerca de 6 toneladas de peixe da espécie Tambaqui foram assadas, na brasa, nesta quarta-feira, 07, no gramado da Esplanada dos Ministérios, em Brasília, em uma ação de marketing para promoção do pescado rondoniense. O evento foi denominado 1º Festival Tambaqui da Amazônia.

 

O esforço dos parceiros envolvidos na ação conseguiu mobilizar o presidente da república Jair Bolsonaro, ministros, deputados federais, deputados estaduais e os governadores de Rondônia Marcos Rocha, do Distrito Federal Ibaneis Rocha, do Amazonas Wilson Miranda, autoridades de diversas instituições, além de mostrar para a população de Brasília o sabor e a textura deste peixe amazônico.

 

Os moradores do Distrito Federal trocaram um quilo de alimento não perecível por uma banda de Tambaqui assado. O alimento foi embalado em uma caixa preparada para o evento.

 

JAIR BOLSONARO

Na noite anterior ao Festival, um jantar foi oferecido às autoridades e contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro. Além de degustar o peixe típico de Rondônia, o presidente também recebeu um kit com o artesanato de um peixe entalhado em madeira e vários presentes dos parceiros da ação.

 

MINISTRA AGRICULTURA

Ao discursar na cerimônia de abertura do Festival Tambaqui da Amazônia, a ministra da Agricultura Tereza Cristina, que no ato estava licenciada, destacou a necessidade de incentivos do Governo Federal para o aumento da produção do pescado de cultivo, ressaltando as qualidades do Tambaqui. “Com a ação realizada aqui em Brasília, o Tambaqui deixa de ser apenas de Rondônia, da Amazônia. Agora é o Tambaqui do Brasil”, disse na solenidade.

 

O secretário nacional de Aquicultura e Pesca Jorge Seif Junior também ressaltou o trabalho em conjunto do Ministério da Agricultura com os produtores de peixes de Rondônia. “Nós conhecemos e comemos peixes de outros países, e, agora chegou a vez de o brasileiro conhecer esse peixe delicioso, que é o Tambaqui”, acrescentou.

 

PARCEIROS

O 1º Festival Tambaqui da Amazônia contou com o apoio de parceria dos seguintes parceiros: Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR), Zaltana Pescados, Agrofish Nova Aurora, Lions Clube Ariquemes Canaã, Governo de Rondônia e a Secretaria de Agricultura de Rondônia, Superintendência de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura de Rondônia (Sedi) Superintendência Estadual de Comunicação de Rondônia, Sebrae, Emater/RO, Credisis Crediari, Governo do Distrito Federal, Emater/DF e Governo Federal.

 

CENÁRIO DO PEIXE

As estimativas do setor aquícola apontam para uma produção de cerca de 90 mil toneladas de peixes ao ano, contando com cerca de 5 mil piscicultores e a movimentação financeira da cadeia produtiva do pescado movimentou cerca de R$ 500 milhões em 2018.

Tambaqui de Rondônia conquista Brasília - Gente de Opinião

Mais Sobre Piscicultura

Produção de peixe de cultivo cresce na pandemia; exportação de tambaqui tem aumento de 648%

Produção de peixe de cultivo cresce na pandemia; exportação de tambaqui tem aumento de 648%

A Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR) comemorou o aumento de 5,9% na produção de peixe de cultivo no país em 2020 e o aumento d

IG Tambaqui do Vale do Jamari reinicia suas atividades em Rondônia

IG Tambaqui do Vale do Jamari reinicia suas atividades em Rondônia

Garantir proteção ao saber fazer e a qualidade do Tambaqui produzido na região do Vale do Jamari. Essa é a intenção de um projeto encabeçado pelo Se

Ariquemes é o terceiro maior produtor de peixe do país

Ariquemes é o terceiro maior produtor de peixe do país

A revista Seafood Brasil, de circulação nacional e referência em conteúdo sobre a piscicultura, divulgou reportagem em sua edição de dezembro, com o

Bolsonaro experimenta novamente o tambaqui de Rondônia

Bolsonaro experimenta novamente o tambaqui de Rondônia

O secretário nacional da pesca Jorge Seif Jr organizou uma degustação do Tambaqui de Rondônia para servidores da Agência Brasileira de Inteligência (A