Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Piscicultura

Tambaqui da Amazônia conquista o Brasil com apoio do Sebrae em Rondônia

Evento de abrangência nacional apresentou o produto a novos mercados


Tambaqui da Amazônia conquista o Brasil com apoio do Sebrae em Rondônia - Gente de Opinião

O tambaqui de Rondônia ficou ainda mais conhecido nacionalmente em 2021. Depois do Tambaqui na Esplanada dos Ministérios, em 2019, em pleno Planalto Central, a Acripar, o Sebrae em Rondônia, e o governo do Estado (via Seagri e Sedi), apoiados pelo Rotary Club, realizaram o Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia em todas as capitais do país.

Na realidade, toda essa movimentação integra uma ampla estratégia envolvendo a cadeia produtiva e as entidades acima citadas. O objetivo é consolidar a produção de Rondônia em alta escala, com qualidade, produtividade e competitividade. Nessa fase, o foco é tornar o produto mais conhecido com base em ações de marketing e ganho de mercado, como o festival deste ano.

O Brasil superou as 800 mil toneladas de peixe de cultivo, segundo a Peixe BR, demonstrando o tamanho do mercado, com um crescimento de mais de 5% em relação ao ano anterior (dados de 2020). Rondônia já ocupa a terceira colocação neste competitivo ranking, atrás apenas de Paraná e São Paulo, que elegeram outras espécies (como a tilápia) para conquistar seus mercados.

A produção rondoniense está ancorada no tambaqui (Colossoma macropomum) e já beira as 100 mil toneladas, mas esse dado acaba não revelando que, a despeito do crescimento da produção, a pandemia acabou por elevar custos, aumentando os desafios a serem transpostos pelos produtores e seus apoiadores.

Por isso se justifica um evento abrangendo o país todo, como foi o Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia deste ano. Além das 26 capitais e o Distrito Federal, mais de 30 municípios em Rondônia realizaram simultaneamente o maior assado de tambaqui que se tem notícia. Os valores arrecadados foram doados para entidades filantrópicas de apoio.

O próximo desafio foi posto durante a realização do evento deste ano, que é apresentar o tambaqui para o mundo. O Sebrae em Rondônia e seus parceiros se preparam para alçar novos voos, com o objetivo de gerar mais negócios e oportunidades na Amazônia.

O II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia contou com diversos parceiros, além do Sebrae em Rondônia: Lions Club, Zaltana Pescados, Emater Rondônia, Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Governo de Rondônia, Ministério da Agricultura e Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), além do apoio de Agrofish Nova Aurora, Agro Indústria Rodrigues, Pescados do Vale, Rondofish e WS Pescados, e ainda dos parceiros em cada um dos municípios, que foram fundamentais para a realização do evento.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Piscicultura sustentável avança com parceria entre Prefeitura e Unir

Piscicultura sustentável avança com parceria entre Prefeitura e Unir

A Prefeitura de Porto Velho e a Universidade Federal de Rondônia (Unir) realizaram uma reunião de alinhamento estratégico com foco no fortalecimento

Tambaqui do Vale do Jamari será apresentado em evento internacional no México

Tambaqui do Vale do Jamari será apresentado em evento internacional no México

O Tambaqui produzido em Rondônia, símbolo de sabor e identidade amazônica, vai atravessar fronteiras. O peixe será apresentado no Encontro Bienal Or

Sebrae e Acripar realizam Festival do Tambaqui em Foz do Iguaçu/PR

Sebrae e Acripar realizam Festival do Tambaqui em Foz do Iguaçu/PR

Os paranaenses e todos os participantes do IFC, o International Fish Congress 2025, em Foz do Iguaçu, poderão mais uma vez saborear o Tambaqui de Ro

Com apoio do governador Marcos Rocha, exportação de tambaqui já supera todo o ano de 2024

Com apoio do governador Marcos Rocha, exportação de tambaqui já supera todo o ano de 2024

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, destaca o alcance do feito inédito no setor de exportações que avança e, em apenas cinco meses de 2025, o es

Gente de Opinião Segunda-feira, 16 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)