Porto Velho (RO) domingo, 3 de julho de 2022
×
Gente de Opinião

Piscicultura

Tambaqui da Amazônia conquista o Brasil com apoio do Sebrae em Rondônia

Evento de abrangência nacional apresentou o produto a novos mercados


Tambaqui da Amazônia conquista o Brasil com apoio do Sebrae em Rondônia - Gente de Opinião

O tambaqui de Rondônia ficou ainda mais conhecido nacionalmente em 2021. Depois do Tambaqui na Esplanada dos Ministérios, em 2019, em pleno Planalto Central, a Acripar, o Sebrae em Rondônia, e o governo do Estado (via Seagri e Sedi), apoiados pelo Rotary Club, realizaram o Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia em todas as capitais do país.

Na realidade, toda essa movimentação integra uma ampla estratégia envolvendo a cadeia produtiva e as entidades acima citadas. O objetivo é consolidar a produção de Rondônia em alta escala, com qualidade, produtividade e competitividade. Nessa fase, o foco é tornar o produto mais conhecido com base em ações de marketing e ganho de mercado, como o festival deste ano.

O Brasil superou as 800 mil toneladas de peixe de cultivo, segundo a Peixe BR, demonstrando o tamanho do mercado, com um crescimento de mais de 5% em relação ao ano anterior (dados de 2020). Rondônia já ocupa a terceira colocação neste competitivo ranking, atrás apenas de Paraná e São Paulo, que elegeram outras espécies (como a tilápia) para conquistar seus mercados.

A produção rondoniense está ancorada no tambaqui (Colossoma macropomum) e já beira as 100 mil toneladas, mas esse dado acaba não revelando que, a despeito do crescimento da produção, a pandemia acabou por elevar custos, aumentando os desafios a serem transpostos pelos produtores e seus apoiadores.

Por isso se justifica um evento abrangendo o país todo, como foi o Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia deste ano. Além das 26 capitais e o Distrito Federal, mais de 30 municípios em Rondônia realizaram simultaneamente o maior assado de tambaqui que se tem notícia. Os valores arrecadados foram doados para entidades filantrópicas de apoio.

O próximo desafio foi posto durante a realização do evento deste ano, que é apresentar o tambaqui para o mundo. O Sebrae em Rondônia e seus parceiros se preparam para alçar novos voos, com o objetivo de gerar mais negócios e oportunidades na Amazônia.

O II Festival Nacional do Tambaqui da Amazônia contou com diversos parceiros, além do Sebrae em Rondônia: Lions Club, Zaltana Pescados, Emater Rondônia, Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), Governo de Rondônia, Ministério da Agricultura e Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (Acripar), além do apoio de Agrofish Nova Aurora, Agro Indústria Rodrigues, Pescados do Vale, Rondofish e WS Pescados, e ainda dos parceiros em cada um dos municípios, que foram fundamentais para a realização do evento.

Mais Sobre Piscicultura

CNA discute abertura do mercado europeu para o pescado brasileiro

CNA discute abertura do mercado europeu para o pescado brasileiro

O Presidente da Comissão Nacional de Aquicultura (CNA) e da Associação de Criadores de Peixes do Estado de Rondônia (ACRIPAR), Francisco Hidalgo Far

“Peixe Saudável” é tema de palestra para reforçar ações e fortalecer a piscicultura

“Peixe Saudável” é tema de palestra para reforçar ações e fortalecer a piscicultura

Produtores de Vilhena participaram, na última semana, da capacitação em gestão da atividade, qualidade de água e custo de produção, durante o Dia Espe

Tambaqui é destaque em congresso internacional de piscicultura no Paraná

Tambaqui é destaque em congresso internacional de piscicultura no Paraná

Dois meses depois de ganhar o Brasil, durante o Festival Nacional Tambaqui da Amazônia, realizado em setembro deste ano, o mais brasileiro dos peixe