Porto Velho (RO) domingo, 16 de junho de 2019
×
Gente de Opinião

Psicultura

Controle de parasitas da piscicultura ajudou produtor ao caminho do sucesso


Controle de parasitas da piscicultura ajudou produtor ao caminho do sucesso - Gente de Opinião

A presença de parasitas que diminuem o ganho de peso de peixes da espécie Tambaqui, e, consequentemente, os resultados financeiros dos piscicultores, tirou o sono do produtor rural Marcelo Ribeiro, dono de uma propriedade rural em Cujubim, a cerca de 270 km de Porto Velho.

 

Percebendo os resultados diminuírem, o piscicultor solicitou ajuda do Sebrae. “Já tinha utilizado vários recursos, que não resolveram o problema. Fui informado de uma possibilidade de parceria com o Sebrae para a contratação de especialistas.”, explica.

 

Na unidade de atendimento do Sebrae de Ariquemes, o Marcelo recebeu as orientações necessárias e um consultor técnico foi designado para avaliar o problema na propriedade. “Foram várias análises até identificarmos que o parasita acantocéfalo estava presente no Tambaqui. Além do tratamento adequado também fui orientado para as boas práticas de manejo que poderiam fazer a prevenção de um novo surgimento desse parasita”, comemora o produtor rural.

 

MAIS AJUDA

Diante da possibilidade de melhorar a gestão empresarial de sua propriedade, o Marcelo decidiu continuar com o auxílio do Sebrae.

 

O analista técnico do Sebrae, Denis Farias, explica que foi um desafio muito grande melhorar a gestão de uma propriedade já organizada. “Com o Marcelo conseguimos implementar vários procedimentos de gestão que o ajudaram a controlar os gastos e os resultados.”, destaca.

 

“Quando a gente conta com a ajuda de especialistas, percebe que sempre temos algo a melhorar. E no meu caso, os resultados foram positivos, pois conseguimos avançar e ter um controle muito fiel da situação financeira da nossa propriedade”, acrescenta Marcelo.

Mais Sobre Psicultura

Rondônia: Colônias de Pescadores estão isentas da licença ambiental para rios, mas devem cumprir manejo em lagos

Rondônia: Colônias de Pescadores estão isentas da licença ambiental para rios, mas devem cumprir manejo em lagos

A instrução a respeito da pesca do pirarucu [Arapaima gigas] em Rondônia trará bons dividendos ao estado nas áreas econômica e ambiental, anunciou