Porto Velho (RO) quinta-feira, 27 de fevereiro de 2020
×
Gente de Opinião

Piscicultura

Controle de parasitas da piscicultura ajudou produtor ao caminho do sucesso


Controle de parasitas da piscicultura ajudou produtor ao caminho do sucesso - Gente de Opinião

A presença de parasitas que diminuem o ganho de peso de peixes da espécie Tambaqui, e, consequentemente, os resultados financeiros dos piscicultores, tirou o sono do produtor rural Marcelo Ribeiro, dono de uma propriedade rural em Cujubim, a cerca de 270 km de Porto Velho.

 

Percebendo os resultados diminuírem, o piscicultor solicitou ajuda do Sebrae. “Já tinha utilizado vários recursos, que não resolveram o problema. Fui informado de uma possibilidade de parceria com o Sebrae para a contratação de especialistas.”, explica.

 

Na unidade de atendimento do Sebrae de Ariquemes, o Marcelo recebeu as orientações necessárias e um consultor técnico foi designado para avaliar o problema na propriedade. “Foram várias análises até identificarmos que o parasita acantocéfalo estava presente no Tambaqui. Além do tratamento adequado também fui orientado para as boas práticas de manejo que poderiam fazer a prevenção de um novo surgimento desse parasita”, comemora o produtor rural.

 

MAIS AJUDA

Diante da possibilidade de melhorar a gestão empresarial de sua propriedade, o Marcelo decidiu continuar com o auxílio do Sebrae.

 

O analista técnico do Sebrae, Denis Farias, explica que foi um desafio muito grande melhorar a gestão de uma propriedade já organizada. “Com o Marcelo conseguimos implementar vários procedimentos de gestão que o ajudaram a controlar os gastos e os resultados.”, destaca.

 

“Quando a gente conta com a ajuda de especialistas, percebe que sempre temos algo a melhorar. E no meu caso, os resultados foram positivos, pois conseguimos avançar e ter um controle muito fiel da situação financeira da nossa propriedade”, acrescenta Marcelo.

Mais Sobre Piscicultura

Criação de peixes tem apoio do projeto Piscicultura no Estado de Rondônia

Criação de peixes tem apoio do projeto Piscicultura no Estado de Rondônia

Rondônia é o maior produtor brasileiro de tambaqui e pirarucu em tanque escavado, sendo o Vale do Jamari e a Região Central de Rondônia são os p

Piscicultores querem atrair investimentos na industrialização em 2020

Piscicultores querem atrair investimentos na industrialização em 2020

A industrialização do pescado para conquistar novos mercados foi um dos temas que orientou o “Dia de Campo” promovido pelo Sebrae e pela Associação de

Tambaqui - Rondônia tem potencial para fornecer 45 toneladas/mês ao mercado paulista

Tambaqui - Rondônia tem potencial para fornecer 45 toneladas/mês ao mercado paulista

Depois de ajustar com o Diretor presidente da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), Johnni Hunter Nogueira, para o di

Em Tefé, 15º Feira do Pirarucu Manejado terá 100 peixes à venda neste fim de semana

Em Tefé, 15º Feira do Pirarucu Manejado terá 100 peixes à venda neste fim de semana

Foi na região do Médio Solimões, na Amazônia Central, que foi implementado o primeiro Plano de Manejo de Pirarucu do País. A espécie, que se encontr