Porto Velho (RO) sexta-feira, 23 de abril de 2021
×
Gente de Opinião

Piscicultura

Ariquemes é o terceiro maior produtor de peixe do país


Ariquemes é o terceiro maior produtor de peixe do país - Gente de Opinião

A revista Seafood Brasil, de circulação nacional e referência em conteúdo sobre a piscicultura, divulgou reportagem em sua edição de dezembro, com os municípios com a maior produção de peixe no Brasil. A cidade de Ariquemes possui lugar de destaque, ocupando a terceira colocação. 

Segundo levantamento feito pela revista, o maior produtor de peixe do Brasil é a cidade de Nova Aurora (PR), seguido por Morada Nova de Minas (MG), Ariquemes (RO), Toledo (PR) e Aparecida do Taboado (MS) – o município de Ariquemes possui um diferencial, pois é o único que produz exclusivamente peixes nativos, sendo que o Tambaqui é o carro-chefe da cidade rondoniense, enquanto as demais cidades cultivam também peixes exóticos, como a Tilápia.

 

IBGE x PEIXE BR

A revista também destaca a diferença das metodologias usadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e Associação Brasileira de Piscicultura (PeixeBR). 

Por exemplo, no ano de 2019, o IBGE apontou uma produção em Rondônia de 48,7 mil toneladas de peixe por ano. Já a Peixe BR estima que o Estado produziu cerca de 68,8 mil toneladas. 

Para o presidente da Associação de Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR), Francisco Hidalgo Farina, a produção anual de Rondônia deve passar de 90 mil toneladas, levando em consideração a quantidade de alevinos e de ração colocados no mercado no período correspondente a safra do ano de 2019.

 

GEORREFERENCIAMENTO

Devido às imprecisões nos dados sobre a produção aquícola de Rondônia, a ACRIPAR desenvolveu uma parceria com a Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e a empresa Bússola Farm para a realização do georreferenciamento das propriedades produtoras de peixe em Rondônia, com informações sobre produtividade e área utilizada para a produção de peixe. 

“Rondônia já é destaque nacional na produção de peixe. Queremos agora certificar e georreferenciar a nossa produção, para garantir segurança ao mercado, principalmente no aspecto da industrialização do peixe produzido no nosso Estado”, afirma Farina. 

A Bússula Farm vai iniciar a coleta de informações e entrevistas com os piscicultores de Rondônia pelas cidades de Ariquemes e Machadinho D’Oeste. A previsão é de que em junho o trabalho seja concluído e a ACRIPAR e outros parceiros sejam detentores do mapeamento do peixe de Rondônia (MAPEIXE).

Mais Sobre Piscicultura

Piscicultor de Rolim de Moura exportou quase 20 toneladas de Tambaqui para Brasília

Piscicultor de Rolim de Moura exportou quase 20 toneladas de Tambaqui para Brasília

O piscicultor rolimourense Eliseu Gehring, da linha 204 KM 13 Lado Sul, realizou a despesca em sua propriedade e enviou para Brasília (DF) mais de 2

Programa “Peixe Saudável” garante maior qualidade do pescado rondoniense para os mercados nacional e internacional

Programa “Peixe Saudável” garante maior qualidade do pescado rondoniense para os mercados nacional e internacional

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), reforça as ações voltadas para o Programa “Peixe Saudável” em consonâ

Produção de peixe de cultivo cresce na pandemia; exportação de tambaqui tem aumento de 648%

Produção de peixe de cultivo cresce na pandemia; exportação de tambaqui tem aumento de 648%

A Associação dos Criadores de Peixes de Rondônia (ACRIPAR) comemorou o aumento de 5,9% na produção de peixe de cultivo no país em 2020 e o aumento d

IG Tambaqui do Vale do Jamari reinicia suas atividades em Rondônia

IG Tambaqui do Vale do Jamari reinicia suas atividades em Rondônia

Garantir proteção ao saber fazer e a qualidade do Tambaqui produzido na região do Vale do Jamari. Essa é a intenção de um projeto encabeçado pelo Se