Quinta-feira, 18 de julho de 2024 - 11h22

Consolidando-se como um importante hub logístico em
Rondônia, o Porto de Porto Velho registrou um aumento significativo de 10% na
movimentação de cargas no primeiro semestre de 2024. Comparado ao mesmo período
do ano passado, quando foram movimentadas 1.175.000 toneladas, o porto alcançou
a marca de 1.308.000 toneladas em junho deste ano, uma diferença de 133,5 mil
toneladas a mais. Esse resultado destaca a capacidade do Porto de se adaptar às
demandas do mercado e contribuir significativamente para a economia regional.
Essa
expansão foi possível através de investimentos realizados pela Sociedade de
Portos e Hidrovias de Rondônia (Soph), que administra o Porto de Porto Velho. A
compra de tombadores que atendem caminhões bitrem agilizou o processo e o
escoamento de carga de 50 toneladas, que atualmente é executada em menos de uma
hora. No atendimento à questão ambiental, a instalação de captadores de pó
permitiu que outros produtos fossem movimentados, a exemplo do milho.
Outro
motivo que colaborou para o aumento da movimentação de cargas foi o fato de que
durante os seis primeiros meses os operadores portuários se organizaram para
acelerar o transporte, antes das restrições de navegação serem acionadas,
medida comum do período de estiagem amazônico.
NOVOS
ATENDIMENTOS
O
governador de Rondônia, Marcos Rocha destaca as ações que vêm sendo
desenvolvidas e o investimento do governo do Estado, que vão ao encontro do
planejamento estratégico, visando organizar e viabilizar o processo de
transporte aquaviário, garantindo o desenvolvimento socioeconômico de Rondônia.
O
Porto tende a focar na consolidação de novos negócios, como o atendimento do
mercado do minério e da exportação de carne. Há também o andamento de
intervenções nas áreas operacionais, como a análise da estrutura do cais
flutuante para a manutenção preventiva e ampliação dos berços de atracação.
Segundo
o diretor-presidente da Soph, Fernando Parente, as previsões são de crescimento
contínuo. “A mínima movimentação prevista para esse ano, só em granel sólido, é
de 2 milhões de toneladas, um aumento em torno de 30 a 40% em relação ao ano
passado. A previsão é que no ano que vem, a meta de 2,4 milhões de toneladas de
movimentação de grãos seja cumprida, sem contar a perspectiva de importações e
exportações devido ao ajuste e adequação da receita alfandegada, carga geral e
câmaras frias, que excedem esse número.”
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