Sábado, 14 de setembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Participantes discutem futuro do comércio, construção civil e agronegócio para o município de Porto Velho

Debates têm como objetivo a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico do Município


Reunião presencial dos encontros setoriais, realizada no auditório do Sebrae - Gente de Opinião
Reunião presencial dos encontros setoriais, realizada no auditório do Sebrae

O agronegócio foi o assunto debatido na tarde de terça-feira (25), em mais uma reunião presencial dos encontros setoriais, promovido pela Prefeitura de Porto Velho, através da Agência de Desenvolvimento (ADPVH), realizada no auditório do Sebrae. A discussão tem como objetivo a elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico do Município.

“Nosso consultor apresentou um extrato das reuniões virtuais e trouxe para apresentar às pessoas, junto com alguns materiais complementares como mapas de relevos, de vias de acesso e mapas distritais, para que possamos definir nossa agenda de futuro por meio de informações sólidas consubstanciadas pelos mapas e indicadores econômicos”, disse Leandro Dill, presidente da ADPVH.

Os participantes abordaram a questão da infraestrutura do agronegócio, deficiência da internet no campo para se firmar na agricultura de precisão, vias de escoamento e principalmente a questão logística, já que o agro necessita de toda uma cadeia logística para escoamento dos produtos.


É preciso inserir a população do baixo Madeira no campo econômico do município, acrescenta o presidente da ADPVHÉ preciso inserir a população do baixo Madeira no campo econômico do município, acrescenta o presidente da ADPVH

Eles ainda trataram sobre bioeconomia e as dificuldades enfrentadas para fomentar o setor na região amazônica e em Porto Velho especificamente, devido à falta de arranjos produtivos para o segmento econômico. Citaram como exemplo as pessoas que vivem no baixo Madeira, que não conseguem vender seus produtos pelo valor que merecem.

“É preciso criar novas legislações, regulamentações e até mesmo assistência para resolver a questão, para que essa população do baixo Madeira, entre outras, possam ser inseridas no campo econômico da nossa cidade”, acrescentou o presidente da ADPVH.

MANHÃ

Ainda na terça, pela manhã, o grupo de trabalho debateu questões ligadas ao desenvolvimento do comércio e da construção civil, seus desafios e perspectivas. Uma das questões levantadas foi com relação às compras pela internet de lojas que se encontram fora do estado ou até mesmo do Brasil.

Maurício Conti, empresário da área de biotecnologiaMaurício Conti, empresário da área de biotecnologia




O entendimento dos empreendedores locais é que o comércio precisa cada vez inovar, por meio de plataformas digitais, para que as pessoas também possam comprar online das lojas instaladas no município. Além disso, a cidade precisa ser mais atrativa, em se tratando de calçamento e iluminação, entre outros itens elencados.

“Todas as questões pontuadas são muito importantes, afinal, esse é o primeiro planejamento a longo prazo que a cidade faz multifocado na questão do desenvolvimento econômico. lembrando que esse plano está focado na sustentabilidade e na inclusão, porque se não houver melhoria da qualidade de vida do cidadão porto-velhense e não houver uso racional dos recursos naturais não estaremos dentro de um desenvolvimento de fato sustentável”, comentou Leandro Dill.

Maurício Conti, empresário da área de biotecnologia. Tem projeto para plantio de macaúba em 5.500 hectares. É um tipo de palmeira para produção de óleo para biodiesel e bioquerosene de aviação.

Materiais complementares como mapas foram apresentados no debateMateriais complementares como mapas foram apresentados no debate

EMPRESÁRIO

Acho que é um passo muito importante por parte do município, porque as pessoas sempre reclamam que as decisões são tomadas e elas nunca são ouvidas. E muita gente quando abre um canal como esse, não participa como deveria. Acho que é uma primeira ação importante para o município escutar os empresários do agro e vários outros, todos relevantes e entender um pouco a visão de quem está lá no dia a dia, não só do empresário, mas do munícipe de uma maneira geral”, avaliou o empresário Maurício Conti.

CONVITE

A Prefeitura convida o público em geral a participar dos encontros setoriais. Leandro Dill afirma ser de grande importância a contribuição do máximo de pessoas possíveis na construção do Plano de Desenvolvimento Econômico do Município para o período 2030 a 2050. Assim sendo, o plano vai retratar a realidade e promover melhoria da qualidade de vida para todos. Clique neste link e saiba mais.

Nesse sentido, o presidente da ADPVH lembra que na quinta-feira (27), às 19h, a audiência pública presencial no Teatro Banzeiros, também será transmitida em tempo real pelo canal da Prefeitura no YouTube. “Quem não puder comparecer pode acompanhar pela live e enviar as sugestões pelo chat.

Gente de OpiniãoSábado, 14 de setembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Tambaqui, cacau e café de Rondônia são temas da 1ª Reunião Extraordinária da CACB

Tambaqui, cacau e café de Rondônia são temas da 1ª Reunião Extraordinária da CACB

Potencialidades econômicas de Rondônia foram temas da primeira reunião extraordinária do ano de 2024 da Confederação das Associações Comerciais e Em

Rolim de Moura recebe o primeiro Dia de Campo do Senar Rondônia para fortalecimento da apicultura

Rolim de Moura recebe o primeiro Dia de Campo do Senar Rondônia para fortalecimento da apicultura

A produção de abelha rainha e técnicas avançadas de manejo para a produção de mel foram os temas centrais do primeiro Dia de Campo promovido nesta q

Composição do Agronegócio

Composição do Agronegócio

Sabemos que o AGRO – referindo-se à agricultura e pecuária – é um dos principais motores da economia do Brasil, responsável por uma fatia enorme do

Mais de mil propriedades rurais produzem abelhas em Rondônia, aponta levantamento realizado pela Idaron

Mais de mil propriedades rurais produzem abelhas em Rondônia, aponta levantamento realizado pela Idaron

Mais de 1,1 mil propriedades rurais declararam atuar na produção abelhas em Rondônia. O dado aponta a importância do setor apícola. “As informações

Gente de Opinião Sábado, 14 de setembro de 2024 | Porto Velho (RO)