Quarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Cafés Matas de Rondônia recebem selo de Indicação geográfica

Registro no INPI faz parte de projeto de Indicações Geográficas do Sebrae em Rondônia


Cafés Matas de Rondônia recebem selo de Indicação geográfica - Gente de Opinião

A Caferon (Cafeicultores Associados da Região Matas de Rondônia), com apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas em Rondônia (Sebrae), conseguiu um grande feito esta semana: o registro do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), conferindo o Selo de Indicação geográfica com base na . A conquista faz parte da estratégia de conquista de mercado idealizado pelo projeto do Sebrae em Rondônia, em parceria com diversas entidades.

 

A Indicação Geográfica (IG) é um método utilizado em diversos países do mundo para proteger a propriedade intelectual de produtos ou serviços do uso de terceiros. Como resultado, comunica-se ao mundo que uma certa região se especializou e tem capacidade de produzir um artigo diferenciado e de excelência.

Para o presidente da Caferon, Juan Travain, é mais um passo em busca de algo diferenciado. "Estamos no caminho certo e com a IG, teremos a comercialização do nosso café com mais valor agregado e agradecemos a todos os envolvidos no processo e aos associados ".

 

“É um grande passo em busca da abertura de mercado para esse nosso produto. É preciso trabalharmos a cultura da internacionalização e a Indicação Geográfica é um grande caminho para isso. O Sebrae e as entidades que participam deste projeto estão concentrando esforços para que nosso produto seja conhecido e, mais que isso, reconhecido como um grande player no mercado”, disse Samuel Almeida, diretor técnico do Sebrae em Rondônia.

 

Para Noelber Guaitolini Gonçalves, analista de negócios do Sebrae em Rolim de Moura e gestor do projeto, “As indicações projetam uma imagem associada à qualidade, reputação e identidade do produto ou serviço. Assim, o registro pode conferir maior competitividade nos mercados nacional e internacional, melhorando a comercialização dos produtos ou a oferta dos serviços”.

 

Para Daniel Pereira, diretor superintendente do Sebrae,  a conquista é fruto de um esforço de várias entidades que deve se ampliar: "O Sebrae tem articulado com diversos parceiros que estão convergindo para um único objetivo que é O de ampliar o acesso a mercados de nossos produtores. Além do café, teremos em breve IG do tambaqui, do cacau, mel, entre outros, demonstrando a força do setor produtivo de Rondonia".

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governador Marcos Rocha amplia diálogo com Chile e impulsiona novos mercados para Rondônia

Governador Marcos Rocha amplia diálogo com Chile e impulsiona novos mercados para Rondônia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, recebeu nesta terça-feira (2), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, a comitiva do governo da Região de Ar

Setor pecuário de Rondônia busca redução de ICMS para fortalecer competitividade

Setor pecuário de Rondônia busca redução de ICMS para fortalecer competitividade

O setor pecuário de Rondônia está mobilizado para pleitear a redução da alíquota do ICMS nas operações com gado em pé. A proposta, liderada pela Ass

Sebrae fortalece presença no agronegócio durante a Expoari e Agroari 2025

Sebrae fortalece presença no agronegócio durante a Expoari e Agroari 2025

De 26 de julho a 3 de agosto, o Sebrae em Rondônia marcou presença na Expoari e Agroari 2025, realizadas no Parque de Exposições de Ariquemes (RO),

Sebrae-RO lidera alinhamento estratégico com Faperon/Senar para fortalecer o agronegócio em 2026

Sebrae-RO lidera alinhamento estratégico com Faperon/Senar para fortalecer o agronegócio em 2026

Na manhã da última sexta-feira, 1º de agosto, o Sebrae em Rondônia reuniu-se com representantes do Senar e da Faperon, por meio da Governança Estadu

Gente de Opinião Quarta-feira, 3 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)