Quinta-feira, 24 de julho de 2025 - 17h54
O Sistema
FAPERON/Senar, em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Negro
e Cacaulândia e o SEBRAE, por meio da parceria Juntos Pelo Agro, promoveu nesta
quarta-feira (23), o Dia de Campo da Bovinocultura de Leite, na propriedade
Buritizal, do produtor Renato Barbosa dos Santos, no município de Monte Negro.
A ação reuniu produtores, técnicos de campo, parceiros e empresas da cadeia do
leite, com o objetivo de compartilhar tecnologias, promover o conhecimento
técnico e valorizar as boas práticas na produção leiteira em Rondônia.
Ao longo
do dia, foram realizadas palestras técnicas com foco em eficiência produtiva,
sustentabilidade e saúde animal. Destaque especial foi dado à trajetória do
anfitrião do evento. Quando iniciou a Assistência Técnica e Gerencial (ATeG),
Renato produzia apenas 5 litros de leite por dia. Após cinco anos de
acompanhamento técnico, sua produção saltou para 200 litros diários,
consolidando a propriedade como modelo em tecnologia e gestão na bovinocultura
de leite.
A
evolução foi resultado de investimentos em piquete rotacionado com irrigação,
suplementação com silagem, melhoramento genético por meio de transferência de
embriões, realizada pelo próprio produtor, e implantação de barracão de
alimentação para os animais.
Hoje, Renato encerra sua participação no ciclo da ATeG, mas deixa um legado de excelência no campo, sendo atendido até o momento pelo técnico de campo Wilton Ramos, sob a supervisão de Keila Caldas.
Durante o evento, os técnicos da ATeG/Senar apresentaram temas relevantes para os produtores, como estratégias nutricionais, pastagens rotacionadas e manejo reprodutivo. O técnico Tales Henrique Lima Lopes destacou formas de produzir mais leite com menos custo. O técnico Junior Henrique da Silva Moreira abordou o manejo reprodutivo em pequenas propriedades, e o zootecnista Mikael Tavares Bragança, da Provemix, trouxe soluções para elevar o desempenho do rebanho.
Também houve palestra de Vitor Torres Olímpio de Melo, da MSD Saúde Animal, com foco no controle eficiente de carrapatos, além da apresentação de Wilton Ramos sobre os resultados da ATeG Bovinocultura de Leite em Monte Negro. O encerramento foi feito por Maikon Campos, da Agener, com orientações sobre como manter a saúde dos animais e maximizar a produção.
A presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Monte Negro e Cacaulândia, Poliana Matos destacou a importância da atuação conjunta do Sindicato e do Sistema Faperon/Senar na vida dos produtores rurais, além de parabenizar Renato pela transformação da propriedade.
O evento também contou com atendimentos de saúde por meio do programa Saúde no Campo, com as técnicas de enfermagem Jucinéia Tavares, Ana Paula Gera e Ivone Cruz, que atuam na região prestando assistência aos produtores atendidos pela ATeG.
Estiveram presentes o gerente da Assistência Técnica, Luiz Maurício; o vice-prefeito de Monte Negro, Vando Ronconi; o deputado estadual Pedro Fernandes; os vereadores Pedrão, Marli Bruno Quadros e Joel Rodrigues Mateus, além de representantes da Casa Civil, Emater, Secretaria de Agricultura, Sebrae e demais parceiros da iniciativa.
Ao longo do dia, os produtores também puderam visitar tendas de empresas e cooperativas, participar do sorteio de brindes e receber certificados de participação. Os brindes foram doados por empresas parceiras, como: Solução Rural, Diogo Pesca, Dias Gás, Big Sal, RO Store Country, Cultivar, Venon Suplementos, Julia Presentes, Loja Cristina, Atitude Modas, Norte Material de Construção, Casa da Lavoura, CrediSis, Sicoob, Kakitus e Provemix.
A APRON destaca exportação de gado vivo e novas estratégias de mercado para a pecuária rondoniense
A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) intensificou sua agenda de reuniões estratégicas com foco na valorização da arroba e na busca por n
Com políticas públicas estratégicas voltadas à melhoria genética do rebanho, o governador Marcos Rocha o avanço de Rondônia entre os estados brasile
Com o compromisso de fortalecer a agricultura familiar e promover o desenvolvimento sustentável no campo, o governador de Rondônia, Marcos Rocha rea