Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
×
Gente de Opinião

Agropecuária

Fortalecimento do café por meio da qualidade do grão é foco de dia de campo


Fortalecimento do café por meio da qualidade do grão é foco de dia de campo - Gente de Opinião

O café de Rondônia e de Cacoal ganha mercado a cada ano por meio do melhoramento da qualidade do grão. A cultura do café é parte da história de Cacoal. Hoje o setor é responsável por 32% da economia do município.

Através de parceria da Embrapa e Emater é produzido um café de alta qualidade, um grão híbrido, através da mescla dos tipos Conilon e Robusta. É o projeto 'Robustas Amazônicas: Novas Cultivares Híbridas'. Foram 10 anos de pesquisas para o desenvolvimento deste tipo de café, com alta produtividade e qualidade.

Neste dia 5 de abril foi realizado um dia de campo na propriedade do cafeicultor Edmar Flegler, no setor Eletrônica, na linha 21. Ele contou que o café híbrido é um experimento feito para o clima amazônico, para melhorar a produtividade e qualidade.

Assim como millhares de imigrantes, a família da prefeita Glaucione Rodrigues veio para Rondônia do Espírito Santo, atraída pela cafeicultura. Ela lembrou que na época não havia tecnologia para sustentar a produção, mas hoje a cultura do café está transformada. “Hoje temos um café excelente. A propriedade do seu Edmar mostra uma lavoura de dois anos com uma produção fantástica”, comentou.

O chefe de Transferência de Tecnologia da Embrapa Rondônia, Frederico Botelho, explicou que assim como esta propriedade outras 25 estão produzindo a nova qualidade de café, monitoradas pela Embrapa e Emater. “Aqui é uma fase final de um longo período de pesquisas para chegar a estes resultados, desta tecnologia para disponibilizar aos produtores”, disse.

Presidente  da Comissão de Agricultura e Política Rural, o deputado Cirone Deiró também participou do trabalho. Sempre atento às necessidades do homem do campo, enalteceu o potencial da cafeicultura. “Nós estamos cobrando da Secretaria de Agricultura investimentos, que os técnicos e a tecnologia estejam sempre mais próximos do produtor rural”, concluiu.

Mais Sobre Agropecuária

Embrapa disponibiliza análise de dados agropecuários de Rondônia do segundo semestre de 2020

Embrapa disponibiliza análise de dados agropecuários de Rondônia do segundo semestre de 2020

A terceira edição do Informativo Agropecuário de Rondônia, produzido pela Embrapa, traz dados e análises sobre a produção de grãos, café, mandioca e b

Embrapa e indústria láctea fortalecem ações para a melhoria da qualidade do leite em Rondônia

Embrapa e indústria láctea fortalecem ações para a melhoria da qualidade do leite em Rondônia

A Embrapa Rondônia firmou parceria com o Laticínio Toya, localizado no município de Urupá, para atuarem juntos em ações de pesquisas e transferência d

Último leilão virtual da CFM venderá 200 touros Nelore CEIP, no dia 4 de novembro

Último leilão virtual da CFM venderá 200 touros Nelore CEIP, no dia 4 de novembro

Encerrando o calendário de vendas 2019, a Agro-Pecuária CFM, de São José do Rio Preto (SP), preparou uma oferta especial de 200 reprodutores Nelore. T

our DSM de Confinamento tem etapa em Ouro Preto do Oeste (RO)

our DSM de Confinamento tem etapa em Ouro Preto do Oeste (RO)

Ouro Preto do Oeste (RO), uma forte região pecuária do Estado, receberá uma das etapas do Tour DSM de Confinamento no dia 21 de setembro. Com palestra