Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agropecuária

Febre Aftosa: Campanha de Vacinação começa em Rondônia e segue até 15 de maio


Quem não vacinar o rebanho está sujeito a multa - Foto Ésio Mendes - Gente de Opinião
Quem não vacinar o rebanho está sujeito a multa - Foto Ésio Mendes

Esta é a 46ª etapa de vacinação contra a febre aftosa em Rondônia, o Estado tem mais de 90 mil propriedades rurais, e cerca de 14 milhões de cabeças de gado. De acordo com o Presidente da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril, Júlio Cesar Rocha Peres, estamos caminhando para ser área livre de febre aftosa, há cerca de 20 anos não se registra nenhum caso da doença, com isso garante o Estado com maior lucratividade, e o mercado exterior terá mais interesse no nosso produto.

Nessa etapa bovinos e bubalinos de todas as idades podem ser vacinados, este ano com uma novidade na vacina, o que antes a dose usada era de 5ml, agora poder ser usada também a  2ml, ficando a critério do produtor rural, o resultado das duas é o mesmo não há prejuízo imunitário aos animais vacinados.

OBRIGATORIEDADE

A aquisição e aplicação da vacina contra a febre aftosa é de responsabilidade dos proprietários dos animais. A vacinação e a comprovação são obrigatórias, prevista em legislação estadual. A não vacinação e comprovação implica em multa.

A vacinação começou dia 15 de abril e segue até 15 de maio. A comprovação deve ser feita até o dia 22 de maio nas unidades da Idaron de movimentação da respectiva exploração pecuária.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

APRON e FAPERON realizam 1º Fórum +Leite RO para enfrentar crise histórica do setor leiteiro

APRON e FAPERON realizam 1º Fórum +Leite RO para enfrentar crise histórica do setor leiteiro

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON), realizará o

APRON e FAPERON realizam reunião preparatória para construção do Plano Estratégico do Leite em Rondônia

APRON e FAPERON realizam reunião preparatória para construção do Plano Estratégico do Leite em Rondônia

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (FAPERON), realiza nes

Sebrae e Prefeitura de Nova Brasilândia D’Oeste firmam convênio para fortalecimento da cadeia leiteira

Sebrae e Prefeitura de Nova Brasilândia D’Oeste firmam convênio para fortalecimento da cadeia leiteira

O Sebrae em Rondônia e a Prefeitura de Nova Brasilândia D’Oeste firmaram nesta terça-feira (11) um convênio para execução do projeto “Melhoramento G

Parceria entre APRON e IAboi fortalece a pecuária em Rondônia com emprego da Inteligência Artificial

Parceria entre APRON e IAboi fortalece a pecuária em Rondônia com emprego da Inteligência Artificial

A Associação dos Pecuaristas de Rondônia (APRON) anunciou uma parceria estratégica com a startup IAboi, que disponibiliza aos associados uma solução

Gente de Opinião Segunda-feira, 8 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)