Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agropecuária

DRF Porto Velho faz doação de medicamentos veterinários à SEAGRI


DRF Porto Velho faz doação de medicamentos veterinários à SEAGRI - Gente de Opinião

Em abril deste ano a Delegacia da Receita Federal em Porto Velho assinou Acordo de Cooperação com a Agência de Defesa Sanitária do Estado de Rondônia, IDARON; Secretaria de Estado de Agricultura do Estado de Rondônia, SEAGRI; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, MAPA e o Instituto Federal de Rondônia, IFRO. Esse Acordo permite a destinação de Agrotóxicos, produtos veterinários e afins, apreendidos pela DRF em Porto Velho, sujeitos ao controle sanitário ou da defesa agropecuária, potencialmente nocivos à saúde. 

Nesta última segunda-feira (09) a DRF Porto Velho doou quase 3 mil medicamentos veterinários para incorporação ao patrimônio da SEAGRI com intuito de subsidiar o órgão a custear as unidades de produção agrícolas e pecuárias nos quais servem de referência técnica aos agricultores e produtores do estado de Rondônia, bem como são usados para realização de eventos e capacitações técnicas. As mercadorias doadas também são de grande relevância ao desenvolvimento das ações no Centro de Treinamento e na Vitrine Tecnológica. 

As mercadorias abandonadas ou decorrentes de perdimento podem ser destruídas (quando inservíveis ou atentarem contra saúde ou interesse da economia do País); alienadas (por doação ou leilão); ou incorporadas (quando destinadas a órgãos da administração pública). Neste caso específico tivemos a destinação por meio de incorporação, pois a SEAGRI integra a Administração Pública. 

Além dos benefícios à SEAGRI, a doação desses produtos agiliza o fluxo de saída e abrevia o tempo de permanência em depósitos, de forma a disponibilizar espaço para novas apreensões, diminui custos com controles e armazenagem e também evita a obsolescência e depreciação dos bens. Ações dessa natureza evidenciam a importância das instituições do Estado Brasileiro, dentre as quais os órgãos de controle e de fomento da produção brasileira. 

Neste caso o Fisco agiu retirando de circulação produtos que ingressaram em território brasileiro sem a observância das regras impostas a todos e sem o recolhimento dos tributos, o que fere interesses da economia, da indústria e dos trabalhadores do país, pois a falta de pagamento dos impostos, além de subtrair recursos do Estado, que poderiam ser usados na saúde, na educação, na infraestrutura, estimula a geração de riquezas e empregos em outras nações.

E a Seagri, por sua vez, cumpre um papel social e econômico valiosíssimo ao fazer chegar ao produtor implementos e produtos que resultarão em maior produção agrícola, vocação natural de nosso Estado.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com maior rebanho do Estado, Porto Velho contribui para exportação da carne bovina de Rondônia

Com maior rebanho do Estado, Porto Velho contribui para exportação da carne bovina de Rondônia

Rondônia possui 18,2 milhões de cabeças de gado, com Porto Velho registrando o maior rebanho bovino entre os municípios do Estado, com mais de 1,6 m

Exportações de carne bovina crescem e ultrapassam 960 milhões de dólares em Rondônia

Exportações de carne bovina crescem e ultrapassam 960 milhões de dólares em Rondônia

Em Rondônia, a venda de carnes para outros países já representa 40% do total das exportações registradas no Estado. Segundo dados do Ministério da A

Governador Marcos Rocha diz que carne bovina de Rondônia está próximo de atingir U$1 bi em exportação

Governador Marcos Rocha diz que carne bovina de Rondônia está próximo de atingir U$1 bi em exportação

O balanço da produção de carne bovina e seus derivados produzidos em Rondônia, foi apresentado pelo governador do Estado, Marcos Rocha, nesta semana

Projeto de gestão e manejo alimentar do gado faz aumentar em mais de 100% a produção de leite

Projeto de gestão e manejo alimentar do gado faz aumentar em mais de 100% a produção de leite

Relatos de produtores que melhoraram a produção e até dobraram suas rendas com a produção de leite, depois de participarem de capacitações técnicas,

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)