Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agropecuária

Conhecidos os vencedores da etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Rio Branco (AC)


Conhecidos os vencedores da etapa do Circuito Nelore de Qualidade em Rio Branco (AC) - Gente de Opinião

O resultado da avaliação de 360 animais abatidos na etapa do Circuito Nelore de Qualidade, nos dias 10 e 11 de junho, em Rio Branco (AC) foi divulgado pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e Associação do Nelore Acreano (Anacre). A iniciativa conta com o apoio da Friboi e da Matsuda Sementes e Nutrição Animal.

 

O gerente executivo da ACNB, André Locateli, destaca que o resultado da etapa foi positivo e contribui para analisar o padrão de qualidade da carne Nelore produzida na região. “Nesta etapa, 100% dos animais eram machos castrados, o que propiciou a predominância de acabamento de gordura mediano ou uniforme (59%)”, ressalta Locateli.

 

Entre os animais avaliados, 75% tinham peso superior a 18 arrobas e 59% do total possuíam até quatro dentes incisivos permanentes. “Em conjunto com as informações de acabamento, essas estatísticas indicam que os animais atingiram o ponto de abate ainda jovens, o que tende a beneficiar a qualidade da carne e o resultado do produtor”, diz o dirigente da ACNB.

 

Para o presidente da Anacre, Marcelo Lemos de Sousa, a realização de uma etapa do Circuito no estado fortalece e valoriza o trabalho de pecuaristas da região. “O Acre tem aproximadamente 3 milhões de cabeças de gado, o que demonstra a importância da pecuária. Estamos muito satisfeitos com o resultado obtido, com destaque ao interesse dos criadores”, afirma Sousa.

 

Campeões – A Medalha de Ouro de Melhor Lote de Carcaças de Machos ficou com Sérgio Sebastião de Barros. A pecuarista Laura Ribeiro de Oliveira ficou com a Medalha de Prata e Juarez Carlos Brasileiro, com a de Bronze.

 

Circuito Nelore de Qualidade – Promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne dos animais da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. Trata-se de uma iniciativa que avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

 

Realizada desde 1999, a iniciativa conta com a Friboi como parceira este ano. Com isso, a ação dobrou de tamanho e terá 26 etapas em 10 estados. Cerca de 20 mil carcaças devem ser avaliadas até o fim de 2019, chegando a uma marca recorde desde o lançamento do Circuito. Em junho, além de Rio Branco, já houve etapas em Redenção (PA), Araguaína (TO), Porto Velho (RO) e Colíder (MT).

 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Com maior rebanho do Estado, Porto Velho contribui para exportação da carne bovina de Rondônia

Com maior rebanho do Estado, Porto Velho contribui para exportação da carne bovina de Rondônia

Rondônia possui 18,2 milhões de cabeças de gado, com Porto Velho registrando o maior rebanho bovino entre os municípios do Estado, com mais de 1,6 m

Exportações de carne bovina crescem e ultrapassam 960 milhões de dólares em Rondônia

Exportações de carne bovina crescem e ultrapassam 960 milhões de dólares em Rondônia

Em Rondônia, a venda de carnes para outros países já representa 40% do total das exportações registradas no Estado. Segundo dados do Ministério da A

Governador Marcos Rocha diz que carne bovina de Rondônia está próximo de atingir U$1 bi em exportação

Governador Marcos Rocha diz que carne bovina de Rondônia está próximo de atingir U$1 bi em exportação

O balanço da produção de carne bovina e seus derivados produzidos em Rondônia, foi apresentado pelo governador do Estado, Marcos Rocha, nesta semana

Projeto de gestão e manejo alimentar do gado faz aumentar em mais de 100% a produção de leite

Projeto de gestão e manejo alimentar do gado faz aumentar em mais de 100% a produção de leite

Relatos de produtores que melhoraram a produção e até dobraram suas rendas com a produção de leite, depois de participarem de capacitações técnicas,

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)