Porto Velho (RO) quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021
×
Gente de Opinião

Agropecuária

Circuito Nelore de Qualidade: confira o resultado de etapa de Porto Velho


Circuito Nelore de Qualidade: confira o resultado de etapa de Porto Velho - Gente de Opinião

A Associação dos Criadores de Nelore do Brasil (ACNB), Associação dos Criadores de Nelore de Rondônia (ACNR), Friboi e Matsuda Sementes e Nutrição Animal anunciam os vencedores da 7ª etapa do Circuito Nelore de Qualidade, ocorrida em 13 e 14 de junho, na unidade da Friboi de Porto Velho (RO). Ao todo, 472 animais participaram dos abates.

 

“Foram avaliados 252 machos e 220 fêmeas. Os resultados confirmam a precocidade de terminação de carcaça da raça, característica determinante para a qualidade da carne e consequente rentabilidade superior do produtor. Nelore é a carne do Brasil e trabalhamos para aprimorar a raça ainda mais”, diz o presidente da ACNB, Nabih Amin El Aouar.

 

O presidente da ACNR, José Macedo da Silva, vestiu o uniforme da indústria e acompanhou as avaliações dos animais feita pelo médico veterinário Gustavo Callejon, assessor técnico da ACNB. “Um grande destaque da etapa é que 59% dos machos e 80% das fêmeas tinham acabamento mediano e uniforme de gordura. Estamos muito satisfeitos com essa contribuição do Nelore de Rondônia para o aumento da produtividade da pecuária brasileira”, afirma o dirigente.

 

Campeões – A medalha de ouro de melhor lote de carcaças de machos ficou com Evaldo de Abreu Curty. Diogo Vilela Lemos Baptista da Costa ficou com a medalha de prata. Os premiados pelos melhores lotes de carcaças de fêmeas foram Josimar Baiocco (ouro) e Maurício Meira de Souza (prata). As premiações serão entregues em evento a ser organizado pela ACNR.

 

“77% dos machos participantes (180 animais) tinham peso acima de 17 arrobas e 61% com acabamento mediano e uniforme de gordura. Nada menos do que 90% das fêmeas (120 animais) tinham até quatro dentes incisivos permanentes e 98% delas apresentaram acabamento mediano e uniforme”, relata o gerente executivo da ACNB, André Locateli.

 

Circuito Nelore de Qualidade – Promovido pela Associação dos Criadores de Nelore do Brasil, o Circuito Nelore de Qualidade fortalece e promove a genética e a carne dos animais da raça, contribuindo para elevar a produtividade da pecuária nacional. Trata-se de uma iniciativa que avalia resultados obtidos pelos produtores, cada qual em sua realidade e sistema de produção.

 

Realizada desde 1999, a iniciativa conta com a Friboi como parceira este ano. Com isso, a ação dobrou de tamanho e terá 25 etapas em 10 estados. Cerca de 20 mil carcaças devem ser avaliadas até o fim de 2019, chegando a uma marca recorde desde o lançamento do Circuito. A oitava etapa aconteceu na cidade de Colíder (MT), nos dias 20 e 21 de junho.

Mais Sobre Agropecuária

Embrapa disponibiliza análise de dados agropecuários de Rondônia do segundo semestre de 2020

Embrapa disponibiliza análise de dados agropecuários de Rondônia do segundo semestre de 2020

A terceira edição do Informativo Agropecuário de Rondônia, produzido pela Embrapa, traz dados e análises sobre a produção de grãos, café, mandioca e b

Embrapa e indústria láctea fortalecem ações para a melhoria da qualidade do leite em Rondônia

Embrapa e indústria láctea fortalecem ações para a melhoria da qualidade do leite em Rondônia

A Embrapa Rondônia firmou parceria com o Laticínio Toya, localizado no município de Urupá, para atuarem juntos em ações de pesquisas e transferência d

Último leilão virtual da CFM venderá 200 touros Nelore CEIP, no dia 4 de novembro

Último leilão virtual da CFM venderá 200 touros Nelore CEIP, no dia 4 de novembro

Encerrando o calendário de vendas 2019, a Agro-Pecuária CFM, de São José do Rio Preto (SP), preparou uma oferta especial de 200 reprodutores Nelore. T

our DSM de Confinamento tem etapa em Ouro Preto do Oeste (RO)

our DSM de Confinamento tem etapa em Ouro Preto do Oeste (RO)

Ouro Preto do Oeste (RO), uma forte região pecuária do Estado, receberá uma das etapas do Tour DSM de Confinamento no dia 21 de setembro. Com palestra