Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agroindústria

A avicultura 4.0 e o desempenho das aves


A avicultura 4.0 e o desempenho das aves - Gente de Opinião

A agroindústria vem se tornando cada vez mais competitiva e isso fez crescer a necessidade por tecnologia, aumentando o controle e a eficiência do processo produtivo. Esses processos inteligentes trazem benefícios a diferentes setores da cadeia, desde os relacionados diretamente à produção até os que promovem melhores condições de trabalho para os operadores. Este tipo de movimento ajuda a fixar os trabalhadores no campo e promovem um movimento contrário ao êxodo rural, atraindo jovens para o campo.

 

Empregando as tecnologias que fazem parte desse pacote chamado de “Avicultura 4.0”, estamos gerando uma quantidade de informações muito grande, com qualidade e velocidade incomparáveis aos processos anteriormente utilizados. Com a posse dessas informações, a tomada de decisão ocorre também de forma mais rápida e de maneira mais assertiva, melhorando não só o desempenho, mas a vida das aves como um todo.

 

Tão importante quanto o desempenho, é pensarmos na vida dos animais que estamos criando. Aspectos como comportamento, nutrição e sanidade são avaliados para determinação do grau de bem-estar dos indivíduos de uma criação. Com a utilização de tecnologias como visão computacional, bio-acústica e outras daquele pacote 4.0, é possível monitorar as condições de bem-estar animal em tempo real, além de identificar problemas e encontrar soluções de maneira mais rápida, melhorando a qualidade de vida das aves. Dessa maneira, estamos produzindo alimentos de forma responsável e eficiente.

 

Na avicultura este movimento anda a passos largos, promovendo a melhor utilização dos insumos, o maior controle dos processos e até mesmo a segurança alimentar. A avicultura 4.0 permite uma tomada de decisão mais ágil, evitando erros ou desperdícios – e com isso temos reduções significativas no consumo de energia, nos custos com manutenção, no melhor aproveitamento das matérias-primas e, consequentemente, aumento de produtividade.

 

Com toda essa tecnologia, processos antes obscuros, como é o caso da vacinação intramuscular das matrizes, deixam de ser uma operação simples e passam a ser vistos como “Pontos Críticos de Controle”. Sistemas de gerenciamento do processo vacinal, como a pHi-Tech, permitem uma ação corretiva em tempo real e têm o smartphone como peça fundamental na comunicação entre o equipamento e os supervisores do processo, ou mesmo com os tomadores de decisão, visto que todas as informações são armazenadas em nuvem e podem ser acessadas pelos diferentes níveis da companhia.

 

Este tipo de equipamento, permite a integração do processo vacinal às rotinas de monitoramento da granja, onde podemos, por meio de painéis de controle, perceber desvios e tomar decisões com base em dados coletados no campo.

 

Toda esta tecnologia trouxe e continuará a trazer um aumento de desempenho e produtividade no campo. Atualmente, a conectividade ainda é um dos principais gargalos nas propriedades rurais, mas tudo isso é um caminho sem volta e, assim como a tecnologia, a conectividade será uma realidade em breve.

 

Para mais informações, acesse: https://www.phitech.pahc.com/?lang=pt

Gente de OpiniãoSexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Bioeconomia: Ecoporé sela acordo com a prefeitura de Porto Velho para fomentar projetos ligados aos produtos Amazônicos

Bioeconomia: Ecoporé sela acordo com a prefeitura de Porto Velho para fomentar projetos ligados aos produtos Amazônicos

A Ecoporé assinou o Acordo de Cooperação junto à Prefeitura de Porto Velho, visando ações conjuntas para fomentar projetos ligados aos produtos amaz

Números das exportações de Rondônia são disponibilizados pelo Observatório da Indústria

Números das exportações de Rondônia são disponibilizados pelo Observatório da Indústria

De janeiro a julho de 2025, Rondônia exportou aproximadamente US$ 2 bilhões para 97 países. A China manteve a liderança como principal destino, abso

Sancionada lei que transforma Buritis na Capital do Açaí de Rondônia

Sancionada lei que transforma Buritis na Capital do Açaí de Rondônia

O município de Buritis se tornou, por lei, a Capital do Açaí no estado de Rondônia. A sanção foi assinada pelo governador Marcos Rocha e publicada n

Agroindústrias de Porto Velho ganham destaque com apoio da prefeitura

Agroindústrias de Porto Velho ganham destaque com apoio da prefeitura

O primeiro dia da 12ª edição da Rondônia Rural Show Internacional, que acontece no Centro Tecnológico Valdecir Rack, em Ji-Paraná, foi marcado por enc

Gente de Opinião Sexta-feira, 9 de janeiro de 2026 | Porto Velho (RO)