Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Agronegócio

Agroartes expôs produção de artesanatos e de agroindústrias do Cone Sul durante a ExpoNorte em Vilhena


Agroartes expôs produção de artesanatos e de agroindústrias do Cone Sul durante a ExpoNorte em Vilhena  - Gente de Opinião

Uma iniciativa que surgiu em uma reunião na unidade regional do Sebrae em Vilhena vem se fortalecendo cada vez mais na região Cone Sul de Rondônia, e é por isso que uma nova edição da AgroArtes foi realizada dentro da ExpoNorte. 

O evento teve início em Vilhena na noite de quarta-feira (20) e seguiu até domingo, dia 24 de setembro, no Parque de Exposições Ovídio Miranda de Brito. Durante os cinco dias de ExpoNorte, uma edição especial da Feira de Agroindústria e Artesanato do Cone Sul (AgroArtes) foi realizada para a promoção dos produtos regionais e artesanatos locais. 

“Ao longo de todo o evento estivemos com o pavilhão da Agroindústria e do Artesanato, expondo os produtos de empreendedores do Cone Sul de Rondônia. Para participar da AgroArtes, os nossos expositores fizeram uma inscrição on-line através de link gerado pela organização. Vale destacar que o pessoal do artesanato precisou estar cadastrado na Fundação Cultural ou secretaria equivalente, e os produtores precisaram estar cadastrados na Semagri ou ser microempreendedores individuais”, detalha a agente de desenvolvimento e líder Rita Correia. 

Conforme reforçou Rita, a Agroartes surgiu por meio de parcerias firmadas em meio à pandemia de Covid-19. “A ideia surgiu em uma reunião no Sebrae Regional de Vilhena, em 2021. Naquele dia, várias entidades estavam presentes, e a maioria das pessoas que participaram também faziam parte do Projeto LIDER Cone Sul. Por isso, a Agroartes é fruto de parceria e visa, desde a sua primeira edição, beneficiar duas classes bastante afetadas pela pandemia. A Agroartes foi pensada como uma ação que estimulasse o público a conhecer o trabalho local, tanto de alimentos como de artesanato”, explica. 

O Projeto LIDER citado por Rita Correia é uma iniciativa do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae RO, que tem o objetivo de promover uma Agenda de Desenvolvimento Local, construída pelos líderes participantes com a facilitação de consultores do Sebrae, com ênfase nas potencialidades e oportunidades do território onde vivem. Participam deste projeto pessoas com perfil de liderança indicadas pelo território e mapeadas pelo Sebrae. A participação ocorre por meio do convite realizado pelo próprio Sebrae, após mapeamento das principais lideranças dos setores público, privado e terceiro setor. 

Mas voltando à Agroartes, nesta oitava edição da feira participaram, ao todo, 46 expositores dos setores de agroindústria e artesanato. A Agroartes foi realizada por meio da parceria entre Sebrae, Prefeitura Municipal de Vilhena e governo de Rondônia, com o apoio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (Ifro), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), da Associação Comercial e Empresarial de Vilhena (Aciv), das cooperativas Sicoob Credisul e Cresol, bem como das demais prefeituras do Cone Sul do estado. 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

III Seminário Inova Agro Mulher fortalece protagonismo feminino no campo em Alta Floresta do Oeste

III Seminário Inova Agro Mulher fortalece protagonismo feminino no campo em Alta Floresta do Oeste

Alta Floresta do Oeste recebeu, no dia 11 de setembro de 2025, o III Seminário Inova Agro Mulher, promovido pelo Sebrae em Rondônia por meio do proj

Com apoio do Sebrae, CISAN é habilitado ao SISBI-POA e abre mercado nacional para agroindústrias de Rondônia

Com apoio do Sebrae, CISAN é habilitado ao SISBI-POA e abre mercado nacional para agroindústrias de Rondônia

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento da Região Central de Rondônia (CISAN) celebra uma conquista histórica: a habilitação para integrar o Sistem

Sebrae em Rondônia destaca produção e inovação na Amazontech 2025 em Boa Vista

Sebrae em Rondônia destaca produção e inovação na Amazontech 2025 em Boa Vista

Indicações Geográficas de Rondônia, painel sobre políticas públicas e presença da diretoria marcaram a participação da instituição em um dos maiores

Governador Marcos Rocha amplia diálogo com Chile e impulsiona novos mercados para Rondônia

Governador Marcos Rocha amplia diálogo com Chile e impulsiona novos mercados para Rondônia

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, recebeu nesta terça-feira (2), no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho, a comitiva do governo da Região de Ar

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)