Sexta-feira, 13 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré é opção de lazer nas férias escolares em Porto Velho

Acervo conta a história da construção da ferrovia e do surgimento da capital de Rondônia


O público não paga nada para realizar a visitação - Gente de Opinião
O público não paga nada para realizar a visitação

Diversão e aprendizado ao mesmo tempo. É o que proporciona o Museu da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, uma das opções de cultura e lazer para crianças e jovens neste período de férias escolares.

No local, o público tem acesso a um acervo variado de peças que contam a história da construção da lendária ferrovia e, consequentemente, do surgimento da cidade e do estado de Rondônia, além dos principais personagens dessa epopeia na Amazônia brasileira.

O público não paga nada para realizar a visitação, mas é preciso agendar o dia e horário pelo site Sympla, clicando aqui. As pessoas podem optar pela visita guiada ou não. No caso da visita guiada, o visitante é acompanhado por um guia de turismo que explica toda importância e o contexto histórico de cada peça do museu.

Entre os atrativos, os visitantes têm a oportunidade de conhecer ferramentas utilizadas na construção da ferrovia e na manutenção das máquinas, documentos, fotografias, peças, móveis, bússola, abajur, bonés e a locomotiva, a primeira trazida para a região em 1878, entre outros itens do acervo histórico.

NORMAS

As pessoas podem optar pela visita guiada ou nãoAs pessoas podem optar pela visita guiada ou não

É preciso ficar atento às normas de visitação, pois não é permitido circular dentro do museu sem camisa, descalço, utilizando capacete ou portando bolsas e sacolas. Tais objetos devem ser colocados no guarda-volumes, sem qualquer custo para o visitante.

Além disso, é proibido portar qualquer tipo de arma, consumir alimento ou bebidas. Fotos e vídeos no momento da visitação são permitidos, desde que não usem flash ou bastões de selfie. Circulação de pets na área interna do museu, somente para cães-guias.

HORÁRIO

O horário de funcionamento de todo o Complexo é de terça a domingo, das 10h às 22h. Já o funcionamento do Museu da EFMM é de quarta a domingo, das 10h às 18h.

As quartas e quintas, a prioridade de visitas guiadas é para grupos de instituições de ensino, mas, entre 12h e 14h, a visitação é livre e não-guiada. Às sextas, sábados e domingos, a visita guiada será das 10h às 12h e das 16h às 18h. No período das 12h às 16h funcionará a visita não guiada.

Há um intervalo de 30 minutos entre os visitantes não-guiados. O número máximo de pessoas por visita ao Museu será de dois grupos de 25 pessoas cada.

AGENDAMENTO

A visitação de escolas e faculdades é gratuita e pode ser agendada pelo e-mail: museuefmm@portovelho.ro.gov.br.

Mais informações pelo telefone: (69) 98473-6948.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 13 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Pesca esportiva em Rondônia: sucesso de 2024 projeta o estado no cenário nacional e internacional

Pesca esportiva em Rondônia: sucesso de 2024 projeta o estado no cenário nacional e internacional

Em 2024, Rondônia reafirmou sua posição de destaque no cenário nacional ao promover três grandes competições de pesca esportiva, se consolidando como

Encontro do Conselho Estadual de Turismo fortalece parcerias que fomentam o setor para 2025

Encontro do Conselho Estadual de Turismo fortalece parcerias que fomentam o setor para 2025

O turismo de Rondônia ganhou mais um incentivo com o encontro do Conselho Estadual de Turismo (Consetur), realizado pelo governo de Rondônia, na sex

Prefeitura de Porto Velho realizou investimentos para fortalecer o turismo na Vila Nova Teotônio

Prefeitura de Porto Velho realizou investimentos para fortalecer o turismo na Vila Nova Teotônio

Um dos locais mais bonitos e perto de Porto Velho, a Vila Nova Teotônio foi contemplada com várias ações por parte da Prefeitura e parceiros na gestão

Inscrições para curso profissionalizante Agente de Informações Turísticas seguem até sexta-feira, 22, em Porto Velho

Inscrições para curso profissionalizante Agente de Informações Turísticas seguem até sexta-feira, 22, em Porto Velho

O fortalecimento da cadeia produtiva da indústria do turismo depende da qualificação de mão de obra no setor. Com o objetivo de suprir essa necessid

Gente de Opinião Sexta-feira, 13 de dezembro de 2024 | Porto Velho (RO)