Quinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Turismo Regional

Escultura de “preguiça-gigante” pré-histórica é um novo ponto turístico na sede do Serviço Geológico do Brasil em Porto Velho

Turma de balet da Praça CEU é a primeira a visitar o local através do projeto Turismo Pedagógico


Escultura retrata o animal da megafauna pré-histórica amazônica - Gente de Opinião
Escultura retrata o animal da megafauna pré-histórica amazônica

A turma de ballet da Praça CEU foi a primeira a participar do Turismo Pedagógico no novo ponto turístico da capital, a escultura que retrata a “Preguiça Gigante” na sede do Serviço Geológico do Brasil (SGB). A inauguração aconteceu na manhã da última segunda-feira (4), com a participação da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur).

A escultura retrata o animal da megafauna pré-histórica amazônica, cuja descoberta se deu por estudos paleontológicos do SGB, em Vista Alegre do Abunã, onde foram encontradas paleotocas gigantes, abrigos antigos construídos por esses animais. Segundo o SGB, a “preguiça gigante” foi extinta há cerca de 10 mil anos, durante a “Era do Gelo”.

O objetivo do SGB com a escultura é a divulgação científica dos dados da “Era do Gelo” amazônica, bem como da importância das geociências e da preservação do passado para compreender a evolução da fauna amazônica. A obra possui quatro metros de altura e foi esculpida pelo artista rondoniense Bruno Souza, com cimento e ferro, e levou oito meses até ser concluída.

Para a titular da Semdestur, Glayce Bezerra, é um ganho para a população, especialmente para os estudantes, “o turismo pedagógico que já é realizado pela Semdestur ganha um novo ponto a ser explorado, que agrega mais conhecimento e o sentimento de pertencimento para as crianças e jovens”.

A escultura está na sede do Serviço Geológico, localizada na av. Lauro Sodré, 2561, e pode ser vista da avenida Imigrantes, zona Norte da cidade.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Circuito Rondônia de Pesca Esportiva desembarca em Guajará-Mirim, dias 11 e 12 de outubro

Circuito Rondônia de Pesca Esportiva desembarca em Guajará-Mirim, dias 11 e 12 de outubro

Guajará-Mirim se prepara para receber, nos dias 11 e 12 de outubro, na Praia do Acácio, a edição 2025 do Circuito Rondônia de Pesca Esportiva, o maio

Vem aí a 2ª Edição da Expo Turismo Rondônia 2025

Vem aí a 2ª Edição da Expo Turismo Rondônia 2025

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e da Superintendência Estadual de Turismo (SETUR), em p

Com entrada gratuita, Museu da Memória Rondoniense está com programação aberta diariamente em Porto Velho

Com entrada gratuita, Museu da Memória Rondoniense está com programação aberta diariamente em Porto Velho

O Museu da Memória Rondoniense (Mero), localizado na Rua Dom Pedro II, nº 608, Bairro Centro, no antigo Palácio do Governo, em Porto Velho, abriga a

Abertas as inscrições para empreendedores interessados em participar da maior feira de turismo do norte

Abertas as inscrições para empreendedores interessados em participar da maior feira de turismo do norte

Empreendedores e empresas do setor turístico de Rondônia têm apenas até amanhã 02 de outubro de 2025 para garantir uma vaga gratuita como expositor

Gente de Opinião Quinta-feira, 2 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)