Terça-feira, 21 de agosto de 2007 - 21h06
Com o objetivo de interagir com a comunidade e os turistas que visitam o município, a Prefeitura de Porto Velho - através do Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico (Semdes) – cria o "City Tour Cultural", com programação aos domingos, a partir de 2 de setembro. O roteiro de visitação começa pelo pátio da EFMM, no horário de 16 às 18:30 horas. A iniciativa conta com a parceria da Empresa Amazônia Adventure, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e da Secretaria do Patrimônio da União (SPU).
Com isso a Prefeitura pretende orientar e dar melhores informações a quem busca atrativos históricos e culturais da cidade.
Os roteiros de visitação compreendem dois importantes complexos históricos: o Centro Histórico (Catedral do Sagrado Coração de Jesus, Unir-Centro, Palácio do Governo, Antigo Mercado (Prédio do Zizi), Prédio do INSS, Cine Brasil com retorno a EFMM, passando pelo Mercado Central e Prédio do Relógio); outro roteiro inclui a Vila Candelária, a 5 quilômetros do centro da cidade, passando pela Vila de Santo Antonio, com vista para o rio Madeira, onde está localizado o tradicional Restaurante do Rai. A vila ainda preserva as fachadas das casas que remontam décadas, e cujas famílias contam sua historia.
Os roteiros terão duração de uma hora à uma hora e meia, dentro da programação estabelecida. Um ônibus sairá do pátio da EFMM e passará por diversos pontos da cidade como aeroporto, shopping, feiras, lojas, órgãos públicos, agencias e hotéis entre outros. Adultos vão pagar R$ 10, crianças R$ 5. O percurso será acompanhado de um guia profissional de turismo e de um historiador regional.
Para a diretora do Departamento de Turismo da Semdes, Ana Cláudia Silva, o programa dá novo impulso ao setor. "Os pontos turísticos da capital vão ser mais divulgados e a população também ganha e muito com isso, uma vez que temos pontos turísticos e culturais muito ricos que se entrelaçam com a nossa história, e que a maioria dos moradores da capital ainda não conhece" argumentou a turismóloga.
A coordenação geral está a cargo do DETUR, com realização e monitoramento da empresa de turismo Amazônia Adventure. Maiores informações podem ser obtidas pelos telefones (69) 3901-3186 / 3221-0030 / 8405-5841/ 8404-6680 ou pelo site: www.amazoniadventure.com.
Fonte: Ascom
Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)
Com políticas públicas que fortalecem o Turismo, o governo de Rondônia entregou na segunda-feira (25), durante a abertura do Pavilhão Empresarial na

A programação da Semana S do Comércio em Rondônia foi palco de um momento histórico para o fortalecimento do turismo regional: a formalização da par

Rondônia apresenta turismo de pesca sustentável em painel nacional
Rondônia participa do painel “Turismo de Pesca Sustentável: experiências de natureza com propósito e valor agregado” durante o 10º Salão do Turismo

Rondônia enaltece o etnoturismo no 10º Salão do Turismo 2026, em Fortaleza (CE)
Rondônia atravessará o país e marcará presença na 10ª edição do Salão do Turismo, que acontecerá entre os dias 7 e 9 de maio de 2026, no Centro de E
Sábado, 6 de junho de 2026 | Porto Velho (RO)