Porto Velho (RO) sábado, 17 de abril de 2021
×
Gente de Opinião

Turismo

Ministro da Cultura visita Rondônia e conhece o Forte Príncipe da Beira


Ministro da Cultura visita Rondônia e conhece o Forte Príncipe da Beira - Gente de Opinião

Rondônia recebeu na última sexta-feira (18) o Seminário Cultura Gera Futuro, programa do Ministério da Cultura que percorre os estados brasileiros com objetivo de qualificar e orientar produtores e possíveis patrocinadores sobre as oportunidades de investimento e financiamento a projetos culturais. O ministro Sérgio Sá Leitão esteve na Capital para a abertura do evento, que contou com a presença do governador Daniel Pereira, do senador Valdir Raupp e da deputada Marinha Raupp. A parlamentar convidou o ministro para conhecer o Forte Príncipe da Beira.

"Estou feliz em estar aqui e em me colocar à disposição para que possamos realizar ações em conjunto. Quero agradecer muito a deputada Marinha Raupp pela recepção calorosa, ela que é responsável por estarmos aqui fazendo esse seminário, uma grande entusiasta da cultura. Precisamos muito do seu trabalho e do senador Raupp em favor da cultura em Brasília”, disse o ministro na abertura do evento.

O ministro trouxe muita informação sobre a situação de projetos para Rondônia. Entre as novidades, a criação da Secretaria de Direito Autoral, a análise do tombamento da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e a inclusão do Forte Príncipe da Beira como patrimônio histórico da humanidade.

Para Marinha Raupp, essa foi uma grande oportunidade para Rondônia. A parlamentar destacou o potencial turístico da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e do Forte Príncipe da Beira, que necessitam ser revitalizados. Deixou claro que Rondônia precisa de outros investimentos como apoio à produção teatral "O Homem de Nazaré", as festas tradicionais como Flor do Maracujá, Festa do Divino Espirito Santo, entre outras.

“O objetivo desta visita é buscar recursos para a área da cultura e estamos felizes porque ele nos acenou de forma muito positiva. A expectativa é que sesse encontro saíam em importantes parcerias para Rondônia ”.

Em Costa Marques, o ministro destacou que o Forte Príncipe da Beira pertence a um conjunto de fortificações do período colonial brasileiro e que o Ministério da Cultura apresentou a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) para receber o título de patrimônio da humanidade.

"Temos vinculado nossas ações no campo do patrimônio histórico. Há projetos de uso sustentável desses imóveis, aqui no caso do Forte Príncipe da Beira. É importante dizer que estamos na reta final da candidatura do Forte à patrimônio histórico da humanidade, com a certeza que teremos um final feliz".

O governador Daniel Pereira fez questão de ressaltar o trabalho desenvolvido pela deputada Marinha e senador Raupp na captação de parceiros e no fortalecimento da cultura de Rondônia. "Hoje ficamos muito felizes com esse trabalho coletivo onde todo puderam conferir essa que é uma das belezas amazônicas e que foi um dos maiores desafios da arquitetura da humanidade. Quero agradecer esse casal que de forma especial cuida verdadeiramente da cultura e do turismo de Rondônia".

Também acompanharam a visita ao Forte Príncipe da Beira a secretária de Assistência Social (Seas), Cira Moura, o superintendente da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Rodnei Antônio Paes; o deputado federal Lúcio Mosquini; os prefeitos de Costa Marques, Vagner Miranda, e São Miguel do Guaporé, Cornélio Duarte e a procuradora da República do Ministério Público Federal (MPF), Gisele Bleggi.

Ministro da Cultura visita Rondônia e conhece o Forte Príncipe da Beira - Gente de Opinião

Mais Sobre Turismo

Porto Velho - Cemitérios da Candelária e das Locomotivas serão revitalizados para receber turistas

Porto Velho - Cemitérios da Candelária e das Locomotivas serão revitalizados para receber turistas

A construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré (EFMM) exerceu um forte magnetismo no século passado, a ponto de atrair trabalhadores de pelo menos 22

Setores de hotelaria e turismo de Porto Velho debatem a retomada econômica

Setores de hotelaria e turismo de Porto Velho debatem a retomada econômica

A atualização do Plano de Turismo e a reativação do Conselho de Turismo foram itens indicados por representantes dos setores de hotéis e viagens como

Sebrae defende investimento no turismo para retomar a economia

Sebrae defende investimento no turismo para retomar a economia

O Sebrae participou de audiência pública na comissão de Turismo da Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (29/3), para debater a execução do Prog

Lançada a segunda etapa do “Programa Porto Velho Turística”

Lançada a segunda etapa do “Programa Porto Velho Turística”

A retomada econômica no período pós-pandemia é uma das linhas de ação que a Prefeitura de Porto Velho tem para favorecer a geração de emprego e rend