Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Saúde

CRM realiza Workshop para médicos, psicólogos e acadêmicos


O Conselho Regional de Medicina de Rondônia realiza, nos próximos dias 3 e 4, o Workshop sobre Comunicação de Más Notícias - desafios na prática dos profissionais da saúde. O curso terá carga horária de 14 horas e terá como palestrante o professor Franklin Santana Santos, geriatra, doutor em ciências pelas Faculdades Metropolitanas Unidas de São Paulo (FMUSP), pós-doutor em psicogeriatria pelo Instituto Karolinska, da Suécia; formação complementar em Saúde e Espiritualidade pela Duke University e Bioética pela FMUSP.

O ‘Workshop sobre Comunicação de Más Notícias - desafios na prática dos profissionais da saúde’ será aberto na sexta-feira, dia 3, às 18 horas, com palestra inaugural e segue até as 22 horas. No sábado, dia 4, o curso terá intensa programação, começando às 8 horas e vai até as 18 horas, com intervalo para almoço. As palestras serão ministradas no auditório do Conselho Regional de Medicina, à Avenida dos Imigrantes, nº 3.414, bairro Liberdade.

Realçando a importância da atualização sobre procedimentos médicos, a presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia, médica Maria do Carmo Wanssa, conceitua o curso como da maior importância à atualização dos profissionais da medicina de Rondônia. “Com este curso, estamos cumprindo mais uma etapa do nosso programa de Educação Médica Continuada, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, objetivando oferecer aos médicos e, principalmente, aos futuros médicos (estudantes de medicina) um aprendizado necessário e útil no convívio diário com o paciente, o que não se aprende na formação acadêmica. “Noticiar diagnóstico grave, mau prognóstico da doença, ou a morte não é tarefa fácil e necessita-se de um suporte de aprendizado”, observa Maria do Carmo.

Ele destaca ainda a parceria com o Conselho Federal de Medicina para a realização do programa de Educação Médica Continuada, que traz para os médicos de Rondônia totalmente gratuitos. São cursos necessários à atualização médica, com a participação de grandes especialistas. “Só devemos agradecer por termos no Conselho Federal um representante como o Hiran Gallo, conhecedor da problemática da saúde em Rondônia e dedicado à melhoria das condições necessárias para que os médicos possam desenvolver com segurança o seu ofício, que é o de salvar vidas”, reitera a dirigente do Cremero.

Coordenador das pós-graduações em Tanatologia e Cuidados Paliativos pelo Instituto de Saúde e Educação Pinus Longæva/Unisanta, o doutor Franklin Santana Santos vai abordar temas como Noções Básicas da Comunicação; Linguagem Verbal e não Verbal; Emoções e Comunicação; Barreiras na Comunicação; Morte; Luto e Comunicação; Bioética e Comunicação; Protocolos (SPIKES, EVE, CONES); e Estratégias Facilitadoras.

Workshop sobre Comunicação de Más Notícias - Desafios na prática dos profissionais da saúde é um curso destinado aos médicos, psicólogos e aos acadêmicos de medicina e psicologia, a partir do 5º e 6º anos.

Fonte: Cremero

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Governo de Rondônia oferece atendimento por telemedicina para pacientes do SUS em Porto Velho

Com o compromisso de garantir acesso digno e moderno à saúde, o governo de Rondônia lançou o projeto Telemedicina na Policlínica Oswaldo Cruz (POC),

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

Hospital e Pronto-Socorro João Paulo II ultrapassa 23 mil atendimentos entre janeiro e agosto

O Hospital Estadual e Pronto Socorro João Paulo II, referência no atendimento de urgência e emergência em Rondônia, prestou assistência a 23.635 pac

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

Fiscalização do TCE-RO em Porto Velho aponta avanços e falhas que afetam diretamente pacientes e profissionais de saúde

O que acontece dentro das unidades de saúde de Porto Velho afeta diretamente a vida de milhares de famílias. Por essa razão, o Tribunal de Contas do

Gente de Opinião Quinta-feira, 18 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)