Terça-feira, 5 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRANSPOSIÇÃO: Tudo pronto para a caravana que vai levar mais de mil servidores estaduais a Brasília


Os presidentes e diretores dos sindicatos representantes de todas as categorias de servidores públicos estaduais se reuniram na manhã desta quarta-feira para acertar os últimos detalhes da caravana da transposição.

Com o apoio do governo do Estado, da Assembleia Legislativa e da AROM, a caravana contará com 21 ônibus para levar aproximadamente mil servidores que participarão dos atos públicos na Capital FeTRANSPOSIÇÃO: Tudo pronto para a caravana que vai levar mais de mil servidores estaduais a Brasília - Gente de Opiniãoderal.

A saída da caravana está marcada para sábado, dia 09/06, às 9 horas, na Praça das Três Caixas D’Água.

Os servidores deverão chegar a Brasília na segunda-feira, dia 11/06 e já na terça-feira, dia 12/06 participarão dos primeiros atos públicos. Está prevista a montagem de um acampamento em frente ao Palácio do Planalto ou em frente ao Congresso Nacional.

A finalidade é cobrar do governo federal o cumprimento da Emenda Constitucional nº 60, da Lei nº 12.249 e do Decreto 7.514, dispositivos legais que garantem a aproximadamente 20.000 servidores estaduais contratados até 1991 o direito de optarem pela transposição para o quadro da União.

A manifestação deverá contar com a participação de todos os deputados e senadores da bancada federal de Rondônia, de todos os deputados estaduais, representantes do governo do Estado, além de uma grande representação de prefeitos e vereadores dos 52 municípios.

O presidente do Sintero, Manoel Rodrigues, um dos idealizadores do movimento pela agilização da transposição, disse que Rondônia não pode mais esperar. Segundo ele, todo o processo que culminou com a aprovação da Emenda Constitucional e a edição da Lei regulamentadora e do decreto presidencial, foi resultado do trabalho árduo de lideranças políticas e sindicais do Estado.

Porém, ficou demonstrado que sem pressão popular a transposição não acontecerá.

Os sindicalistas estão solicitando uma audiência com a ministra do Planejamento para o dia 13/06, quando pretendem obter uma resposta definitiva sobre a publicação da Instrução Normativa e o início da transferência dos servidores.

Os líderes sindicais reafirmaram que se esse ato público não surtir os efeitos desejados, o próximo ato será o bloqueio dos acessos aos canteiros de obras das usinas hidrelétricas do Rio Madeira.

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 5 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano destina recursos para a Expoari e reforça compromisso com o fortalecimento da cultura e do agronegócio

Deputado Alex Redano destina recursos para a Expoari e reforça compromisso com o fortalecimento da cultura e do agronegócio

O deputado estadual Alex Redano reafirma seu compromisso com o fortalecimento da cultura, do lazer e do agronegócio ao destinar recursos importantes

Instalação da Alero completa 42 anos e inaugura série especial sobre a história do Legislativo rondoniense

Instalação da Alero completa 42 anos e inaugura série especial sobre a história do Legislativo rondoniense

Marcando quatro décadas e dois anos de uma história intrinsecamente ligada ao desenvolvimento de Rondônia, a Assembleia Legislativa do Estado de Ron

Justiça Eleitoral reconhece lisura nas candidaturas do Avante em Candeias e rejeita acusação de fraude à cota de gênero

Justiça Eleitoral reconhece lisura nas candidaturas do Avante em Candeias e rejeita acusação de fraude à cota de gênero

Em sentença publicada nesta quarta-feira (31), o Juiz Eleitoral da 21ª Zona de Porto Velho, Dr. Danilo Kanthack Paccini, julgou improcedente a Ação

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Deputado Ribeiro propõe melhorias na Delegacia de Flagrantes de Porto Velho e reforça compromisso com a segurança pública

Preocupado com as condições de trabalho dos servidores da segurança pública e com a qualidade do atendimento à população, o deputado estadual Ribeir

Gente de Opinião Terça-feira, 5 de agosto de 2025 | Porto Velho (RO)