Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Sindsbor pede regularização da Figura 'A' de Porto Velho


 Sindsbor pede regularização da Figura 'A' de Porto Velho - Gente de Opinião

O assunto é polêmico e vem sendo tratado com muito cuidado pela Secretaria do Patrimônio da União em Rondônia, que é a regularização fundiária de uma área superior a dois mil hectares no perímetro urbano de Porto Velho, com limites entre a orla do Rio Madeira (com fronteiras Norte: loteamento Jardim das Palmeiras e Porto Graneleiro; Sul: Avenida Rio de Janeiro; Leste: Rua Presidente Dutra; Oeste: Rio Madeira), também denominada de Figura A.

Sindsbor (Sindicato dos Soldados da Borracha e Seringueiros do Estado de Rondônia) entrou no ano 2012 com um pedido na Presidência da República para a regularização dessa área, onde de acordo com a entidade a ação é importante, pois deve permitir o benefício de aproximadamente 8.500 propriedades (entre famílias e comércio) e não como foi divulgado por um jornal impresso da capital que apontou mais de 20 mil propriedades – número irreal.

O pedido protocolado na presidência pede explicitamente: “(...) Postulamos dentro das legais 

e relevantes atribuições de seu gabinete, pleitear um Decreto Presidencial para doação dessa área ao município de Porto Velho para que todos os moradores tenham direito a seus títulos, uma vez que os habitantes que residem essa região, se encontram aí, desde os remotos tempos da formação da cidade Porto Velho. Sem a posse definitiva, procuram  justiça a seus anseios, com essa área em posse do município, o futuro gestor poderá com vontade política dar mais celeridade a esse processo que é de interesse de todos nós”, aponta o documento, Ofício nº 195.

O processo já dura algum tempo e com essa ação o Sindsbor junto com a Secretaria do Patrimônio da União em Rondônia, pretende dar celeridade a regularização sem qualquer dolo aos munícipes com informações falsas.

“Já Estamos em contato com a Assessoria do Governador solicitando o apoio do Estado    em dar celeridade  ao  processo de regularização da figura A em parceria com o Município de Porto Velho”- Finalizou o Vice-Presidente do Sindicato.

Um memorando de 2012 (nº 2795 – CGAL/DEDES/SPU/MP) do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão enviado a Superintendência da União local diz em seu segundo tópico:

“Em conformidade com a PNGPU devemos analisar a viabilidade de propor ao município e ao Sindsbor um Acordo de Cooperação Técnica para execução de Plano de Trabalho de Porto Velho com cronograma de cadastramento e regularização fundiária da Figura “A”, priorizando a titulação às famílias de baixa renda incluindo aquelas já inscritas nos sistemas cadastrais da SPU, e propondo a CDRU onerosa ou venda nos casos em que não seja possível aplicar os instrumentos gratuitos”.

Essa ação já coexiste e em outubro deste ano foi acordado uma frente de trabalho que deve tomar as providências devidas para essa regularização.

Na Ata de Reunião de 22 de outubro de 2014 o acordo decidido foi esse:

“(...) ficou acordado o desmembramento no Cartório do 1º Ofício de Registro de Imóveis, sem a exigência do remanescente da matrícula nº 1060, após este desmembramento levando-se este ao Cartório do 2º Ofício de Registro Imóveis para efetuar nova matrícula e posterior finalização da transferência ao Munícipio de Porto Velho. Fica, ainda acordado que o 1º Cartório de Registro de Imóveis o levantamento dos registros realizados pelo Governo do Território Federal de Rondônia, da Rede Ferroviária Federal e do Serviço do Patrimônio da União, afim de excluí-los da doação, haja vista que já foram titulados.”

Essa reunião contou com a participação do Procurador Chefe da AGU/RO, Dr. Jorge de Souza, Juiz de Direito, Dr. Amauri Lemes, o Procurador Geral do Município, Carlos Dobbis, a Procuradora Geral do Estado, Evanir Antônio de Borba, o Procurador Geral do Município, Renato Gomes Silva e o Oficial Registrador do Cartório 3ª Ofício de Registro de Imóveis, João Ferreira Gouvêa.

Com o levantamento de dados a serem fornecidos pelo Cartório com os registros que já possuem, a Superintendência da União em Rondônia deve fazer o reconhecimento das propriedades que estão inseridas na Figura “A” e assim conseguir finalmente os títulos definitivos a seus proprietários.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

É mentira que Assembleia Legislativa perdoa dívidas da Energisa

Várias publicações com fake news vêm sendo divulgadas nos últimos dias ao atribuir aos deputados estaduais a aprovação de um suposto perdão de dívid

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

Deputado Alex Redano cobra manutenção urgente do ar condicionado no Hospital João Paulo II

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), apresentou indicação ao Poder Executivo Estadual, extensiva

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

Cristiane Lopes abre os trabalhos legislativos de 2026 reafirmando trabalho, entrega e compromisso com Rondônia

A Câmara dos Deputados deu início oficialmente aos trabalhos legislativos de 2026, um ano estratégico para o Brasil e decisivo por ser ano eleitoral

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Ismael Crispin assina primeira destinação de recursos de 2026 e garante R$ 2,8 milhões para a saúde de Costa Marques

Visando ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e garantir mais conforto e segurança aos pacientes, o deputado estadual Ismael Crispin a

Gente de Opinião Quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026 | Porto Velho (RO)