Terça-feira, 22 de maio de 2012 - 11h05
A escola de samba Acadêmicos do Tucuruvi, da zona norte da capital paulistana, realizará uma homenagem ao Estado de Rondônia em seu desfile, no carnaval de 2013. Com o enredo “Das trevas à luz, o renascimento da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Rondônia, a nova locomotiva do Brasil”, o Estado será retratado no desfile das escolas de samba de São Paulo, transmitido ao vivo pela Rede Globo de Televisão para o Brasil e 150 países do mundo. A ideia é promover um forte intercâmbio com a cidade e levar sambistas rondonienses para o desfile em São Paulo.
Após troca de correspondência com membros do Estado, representantes da agremiação estiveram em Porto Velho pesquisando a história e a cultura local, para sondar a possibilidade de homenagem e integração com a escola de samba campeã da cidade, assim como representantes de Rondônia também estiveram na agremiação para conhecer quadra, barracão, ateliê e, também o sambódromo, onde assinaram uma parceria cultural.
“A prefeitura e o Estado nos apoiarão na divulgação local para uso da Lei Rouanet, onde pessoas físicas e jurídicas poderão utilizar valores que seriam pagos em impostos, sejam revertidos ao projeto cultural do enredo", afirmou o presidente da Tucuruvi, Jamil Abdu Elselan.
A escolha de Rondônia como enredo se deve ao forte contexto histórico do centenário da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e sua candidatura para patrimônio da humanidade, além do crescimento do Estado em diversos segmentos, em especial a Floresta Amazônica e as suas riquezas naturais.
Segundo adianta o carnavalesco Wagner Santos, que também esteve em Porto Velho, além da Estrada de Ferro, serão retratados outros marcos históricos e as belezas naturais, o ecoturismo, cultura, e costumes rondonienses. "É um enredo riquíssimo, de forte cunho cultural que possibilitará um desfile maravilhoso", destacou.
Nos próximos meses, a Tucuruvi se apresentará em Porto Velho e realizará lançamento de enredo, apadrinhamento da escola local Asfaltão, campeã de 2012 e seminário de intercâmbio com os sambistas da cidade, deixando um legado cultural e artístico para o Estado de Rondônia assim como dará continuidade a pesquisa do enredo conversando com historiadores e membros dos movimentos culturais.
Dois importantes projetos foram aprovados pela Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Assembleia Legislativa de Rondônia nesta terça-feira (29),
Motocross em Rondônia: Cacoal recebe primeira etapa do Campeonato Estadual
O motocross em Rondônia vive um momento de destaque e evolução, impulsionado pelo apoio de figuras políticas que acreditam no potencial do esporte p
Deputado Alex Redano prestigia reunião nacional de presidentes de Assembleias Legislativas em Belém
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE-RO), deputado Alex Redano, marcou presença na Reunião Ordinária do Colegiado de Presidentes
“Estamos aqui para destravar o desenvolvimento de Rondônia”, declara Ismael Crispin em audiência
Com fala contundente durante a audiência pública realizada em Alta Floresta do Oeste nesta quinta-feira (24), o deputado Ismael Crispin (MDB) reforç