Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Ministro do STF orientou Renan a não receber oficial de Justiça


Ministro do STF orientou Renan a não receber oficial de Justiça - Gente de Opinião

247 - Um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) foi quem orientou o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), a não receber o oficial de Justiça que lhe levava a decisão da corte que o afastava do cargo.

Segundo o colunista Lauro Jardim, do Globo, logo após a decisão liminar do ministro Marco Aurélio Mello, Renan conversou com um ministro do Supremo por telefone. Depois conversou com outro ministros. E foi este quem lhe deu o conselho para que não assinasse o documento.

Renan seguiu o conselho, despistou o oficial de Justiça na noite de segunda-feira 5 e não cumpriu a decisão do STF até que a decisão fosse debatida pelo Senado, o que ocorreu nesta quarta-feira 7 à tarde. A decisão do pleno manteve Renan no cargo por um placar de 6 a 3.

Segundo o oficial de Justiça, Renan recusou duas vezes a intimação. Na noite de terça, uma assessora disse que o parlamentar não estava em casa, embora o servidor o tenha visto por entre os vidros transparentes da casa.

Na manhã de terça-feira 6, houve uma segunda tentativa de notificar Renan, desta vez no Senado, pela manhã, quando o oficial de Justiça disse que esperou quatro horas para tentar cumprir o mandado e foi "submetido a toda ordem de tratamento evasivo dos assessores".

"Ao fim, às 15h, depois de certa insistência, obtive contato com o chefe de gabinete, Alberto Machado Cascais Meleiro, que me entregou o documento anexo informando a recusa em receber a notificação", relatou o servidor da Justiça.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)