Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Conselho Seccional vai ao Comando Geral da PM e pede afastamento imediato de policiais envolvidos em agressão a advogado


Conselho Seccional vai ao Comando Geral da PM e pede afastamento imediato de policiais envolvidos em agressão a advogado - Gente de Opinião

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rondônia (OAB/RO) realizou uma manifestação em frente à Corregedoria do Comando Geral da Polícia Militar (PM), em Porto Velho. O objetivo do ato foi solicitar providências da corporação a respeito do caso do advogado agredido na madrugada desta sexta-feira (24) na capital. A Seccional requisita o imediato afastamento dos policiais envolvidos no caso.

O Conselheiro Seccional estava em sessão ordinária debatendo sobre o assunto que chocou os advogados e a população rondoniense, pela gravidade do ato de violência, que resultou em várias escoriações no profissional envolvido. Durante a sessão, os conselheiros decidiram realizar um ato pedindo providências.

Na ocasião, a vice-presidente da OAB/RO e presidente da Comissão de Defesa das Prerrogativas (CDP), Maracélia Oliveira, afirmou que acredita na seriedade da Polícia Militar rondoniense, em apurar devidamente os fatos. “Confiamos na instituição e agradeço ao tenente coronel por nos receber aqui neste ato em defesa do nosso colega. E dizer que sabemos que o senhor parou com os seus compromissos, que são muitos, para nos atender”, destacou Maracélia.

O secretário geral da OAB/RO, Márcio Nogueira, também se manifestou dizendo que atos como esse não podem ser admitidos. “Todo sistema OAB está em estado de alerta e não descansará até que sejam punidos os ofensores. As autoridades constituídas precisam dar uma mensagem clara à sociedade de que atos de tortura não sejam tolerados”, comentou.

O procurador nacional adjunto de prerrogativas do CFOAB, conselheiro federal Raul Fonseca, foi enfático em pedir medidas urgentes na apuração do caso. “Essa é uma situação emblemática. Pedimos medidas urgentes e enérgicas em um momento tão grave como esse, em que um advogado foi impedido com violência de exercer suas funções profissionais”, afirmou.

O tenente coronel da PM, Frederico Correia de Oliveira, recebeu os representantes da OAB/RO e firmou o compromisso de investigar o caso. “Temos interesse em apurar os fatos dentro da isenção necessária. Ainda não posso dizer exatamente o que houve, mas quero tranquilizar a todos afirmando que a nossa parte será feita”, falou assumindo o compromisso de atender à solicitação da OAB/RO, com uma medida cautelar contra os envolvidos.

Caso

Segundo relatos e apuração da Seccional, consta que o advogado, ao chegar na rua Daniela com avenida Amazonas para atendimento do seu cliente, que se encontrava no banco do passageiro e não na direção do veículo, teria descido do carro quando foi abordado por policiais que estavam em uma viatura. No mesmo momento, o advogado realizou a sua identificação e informou que ali estaria para atender o acionamento de um cliente.

No entanto, os policiais passaram a exigir documentação e submissão ao teste do etilômetro à condutora do veículo, esposa do advogado. O profissional argumentou para as devidas ponderações por parte dos policiais que ali estaria para exercer sua profissão e acabou sendo surpreendido com excesso que acarretaram no comprometimento da integridade física e emocional do profissional do ramo do Direito.

Fonte: Ascom

Gente de OpiniãoSexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

Maurício Carvalho defende isenção do imposto de renda para professores em audiência pública na Câmara

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados realizou, nesta quarta-feira (12), audiência pública para debater o Projeto de Lei 165/2022, que prop

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia tem nova diretoria.

Nesta quinta-feira, (07/09) o Sindicato dos Servidores do Ministério Público de Rondônia  - (SINSEMPRO) realizou Eleições  para a escolha da nova d

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

Retomada do diálogo sobre a pavimentação da BR-319 é uma boa notícia ao setor produtivo, diz presidente da Fecomércio

O presidente da Fecomércio-RO e Vice-Presidente da CNC, Raniery Araujo Coelho, se manifestou nesta quarta-feira 16.07 sobre a retomada das discussõe

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

Governo Federal institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial entre Mulheres e Homens e o comitê gestor

O Governo Federal instituiu nesta terça-feira, 8 de abril, a Portaria Conjunta que institui o Plano Nacional de Igualdade Salarial e Laboral entre

Gente de Opinião Sexta-feira, 26 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)