Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Rondônia

Incra comemora 54 anos em Rondônia com lançamento de editais de vagas para 574 famílias em assentamentos

Os municípios de Seringueiras e Alto Paraíso serão contemplados com três novos assentamentos e as vagas preenchidas por edital de seleção


Incra comemora 54 anos em Rondônia com lançamento de editais  de vagas para 574 famílias em assentamentos - Gente de Opinião

O Incra lança nesta terça-feira (09), data da comemoração dos 54 anos da instituição, os primeiros editais de seleção de famílias em Rondônia. O evento acontecerá no auditório da autarquia em Porto Velho, às nove horas. Serão 574 vagas em três projetos de assentamentos nos municípios de Seringueiras e Alto Paraíso.

O superintendente em exercício do Incra, Jorge Werley Alves Ferreira, disse que a data é muito representativa para o estado e para a instituição. “Foi o Incra que implantou os projetos de colonização que proporcionaram a criação da quase totalidade dos municípios de Rondônia”.

 Ele disse que os servidores se dedicaram com afinco à conclusão dos editais. “Inclusive recebemos reforço da diretoria do Incra na equipe, com uma servidora vinda de Brasília, tudo para que conseguíssemos a publicação dos editais em tempo recorde e na data do aniversário do Incra”, comemorou.

Serão 424 vagas para o projeto de assentamento (PA) Bom Futuro e 95 vagas para o PA Riacho Doce, em Seringueiras. Em Alto Paraíso serão 55 vagas para o PA Formosa. Os três assentamentos foram criados no mês de maio deste ano.

A inscrição no processo seletivo é gratuita e poderá ser realizada entre os dias 08 e 23/08/2024. A família interessada deverá ter a inscrição ativa no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico. A ordem de classificação seguirá critérios de preferência e pontuação conforme expresso nos editais. Além dos documentos pessoais, no ato de inscrição será necessário apresentar documento que comprove tempo de exercício de atividade agrária, de moradia no município, entre outros.

Demais informações constam nos Editais de Seleção de Candidatos a Lotes em Projetos de Assentamentos nº 022, 023 e 024/2024 e anexos, no endereço eletrônico: https://pgt.incra.gov.br/pgt/ingressofamiliar/selecao-familias/editais.

54 anos do Incra em Rondônia

O Incra completa nesta terça-feira (09) 54 anos de sua criação e uma de suas principais missões foi o ordenamento e a ocupação do então território de Rondônia. Devido à atuação do instituto no ordenamento da estrutura fundiária de Rondônia, atualmente o estado possui o menor índice de concentração de terras do país, com aproximadamente 25% de suas terras destinadas a trabalhadores rurais assentados, 6% destinadas à concorrência pública, 34% são áreas de regularização fundiária e 35% áreas indígenas e unidades de conservação, segundo dados do pesquisador José Lopes de Oliveira, engenheiro agrônomo do Incra em Rondônia.

Hoje o Incra é a autarquia responsável no estado pelos programas do governo federal voltados para o assentamento de trabalhadores rurais, gerenciamento da estrutura fundiária, regularização fundiária de imóveis rurais e territórios quilombolas e desenvolvimento sustentável dos assentamentos.

Em Rondônia, o instituto tem sob sua jurisdição, 223 projetos de assentamento nas mais diversas modalidades, com 40,7 mil famílias assentadas, em área de aproximadamente 6,2 milhões de hectares de terras. Neste ano foram já foram disponibilizados R$ 11 milhões em créditos para as famílias assentadas desenvolverem suas atividades produtivas e habitações.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

De forma inédita na Região Norte, Sistema Fecomércio por meio do Senac recebe Unidade Móvel SmartLab

De forma inédita na Região Norte, Sistema Fecomércio por meio do Senac recebe Unidade Móvel SmartLab

O Sistema Fecomércio Rondônia por meio do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC Rondônia realizou a entrega técnica da nova Unidade Móv

Governo de RO recebe três premiações nacionais e se consolida como referência previdenciária

Governo de RO recebe três premiações nacionais e se consolida como referência previdenciária

O Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (Iperon) conquistou três importantes reconhecimentos no cenário nacional, d

Gestão Marcos Rocha asfalta 30 ruas do bairro Três Marias em Porto Velho

Gestão Marcos Rocha asfalta 30 ruas do bairro Três Marias em Porto Velho

O bairro Três Marias, um dos mais populosos da Zona Leste de Porto Velho, está vivendo uma transformação histórica. Conhecido por seu rápido crescim

Rondônia se prepara para sediar pela primeira vez o maior encontro de profissionais da Administração da Região Norte: o ERPA NORTE 2025!

Rondônia se prepara para sediar pela primeira vez o maior encontro de profissionais da Administração da Região Norte: o ERPA NORTE 2025!

Pela primeira vez na história, o estado de Rondônia será palco de um dos mais relevantes fóruns de debate da Administração brasileira. Nos dias 21 e

Gente de Opinião Segunda-feira, 30 de junho de 2025 | Porto Velho (RO)