Domingo, 10 de novembro de 2024 - 10h47
A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados aprovou, no dia 30 de
outubro de 2024, um projeto que proíbe o uso de aparelhos eletrônicos nas
escolas públicas e privadas. Inúmeros trabalhos científicos falam que o uso do
celular está tendo um impacto importante no desenvolvimento das nossas
crianças. Isso tem impacto muito relevante, pois uma criança passa 200 dias
letivos numa escola e no mínimo quatro horas por dia.
Todas as pesquisas neurocientíficas são a favor dessa medida, pois a
criança poderá se envolver mais com os outros e trabalhar habilidades que estão
sendo deixadas de lado. Há habilidades e competências no boom do
desenvolvimento, os pontos sensíveis do desenvolvimento, por exemplo, que
acontecem justamente na educação infantil e no fundamental. Então, precisamos
preservar o cérebro e o desenvolvimento cognitivo, desenvolvimento emocional e
o aprimoramento em todas as áreas.
É fundamental os pais se prepararem. Aliás, isso é um ponto de reflexão
para os próprios responsáveis. Porque, às vezes, há pais que acabam colocando
na tecnologia uma dependência extremamente excessiva. E acabam pormenorizando
as relações sociais que eles precisam desenvolver com os filhos.
Estamos vendo crianças com problemas e atrasos de linguagem. Ou que não
têm transtorno, mas que acabam desenvolvendo déficits de linguagem, déficits de
habilidades sociais, além de ficarem mais ansiosas.
Nossas crianças estão adoecendo por conta da tecnologia. Não podemos
negar que a tecnologia é muito boa e importante, mas ela não pode ter a
dimensão que está tendo numa época tão importante quanto o desenvolvimento.
Por exemplo, desde 2018 já se têm pesquisas mostrando que na Inglaterra
as crianças estão com dificuldade de segurar no lápis e habilidades básicas
como escovar dentes. Isso se dá por não utilizarem as mãos, não utilizarem
outras habilidades motoras. Elas estão perdendo essas funções e diminuindo as habilidades
por conta dos aparelhos eletrônicos, como smartphones e tablets. A tecnologia é
muito boa e pode ser uma grande aliada, mas ela tem que ser mediada. Mediada
por quem? Pelos pais, pela família.
Os pais também devem ficar atentos aos sinais de agressividade. Se eles
acontecem, já mostra uma dependência. A escola é um momento extremamente
relevante onde a criança, além de aprender, desenvolve várias habilidades e
competências, pois o cérebro é muito plástico.
Inclusive, o projeto de lei fala algo muito importante, ele proíbe o
porte. Já há pesquisas que mostram que o simples fato de termos o porte do
celular, ele já é uma atividade que pode provocar distração. Por exemplo, uma
criança de cinco ou de seis anos vai ter essa dificuldade em se autorregular e
saber se agora pode ou agora não pode mexer. Não há malefícios, somente
benefícios.
(*) Luciana Brites é CEO do Instituto NeuroSaber, psicopedagoga,
psicomotricista, Mestre em distúrbios do desenvolvimento e doutorando em
ciências do desenvolvimento humano, palestrante e autora de livros sobre
educação e transtornos de aprendizagem. Instituto NeuroSaber https://institutoneurosaber.com.br
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