Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Opinião

José Guedes fala de 'Danos Morais' e ganha 10


José Guedes, Constituinte federal originário, apresentou na UNIRON – Faculdade Interamericana de Porto Velho o tema “Responsabilidade Civil do Estado nos Danos Morais a Agentes Políticos Eleitos diretamente”, com enfoque nas apreciações e julgamentos de competência dos Tribunais de Contas.José Guedes fala de 'Danos Morais' e ganha 10 - Gente de Opinião

O Trabalho apresentado por Guedes foi julgado pela Banca formada pelo Professor Especialista Domingos Sávio, Professor Doutor Nuno Araújo, sob a presidência da Professora Mestre Carolina Montai, que também foi a orientadora do Acadêmico, atualmente cursando o 9º período de Direito.

Guedes demonstrou que os Tribunais de Contas, em regra, não separam a Gestão Política da Gestão Técnica e assim, terminam por fulminar os valores políticos que deveriam preservar, pois juntam na mesma vala, no entendimento coletivo, a mera irregularidade e o peculato.

Demonstrou, também, que o Poder Judiciário é tímido no reconhecimento dos danos morais decorrentes dos atos administrativos inconstitucionais dos Tribunais de Contas, como também nos decorrentes dos erros judiciários.

Os Tribunais de Contas - destaca José Guedes - devem ser instrumentos para ajudar a coletividade a separar a Gestão Política da Gestão Técnica e assim estarão prestando um grande serviço ao Brasil, arrancando o exercício político da condição de instrumento de negócios, que é onde a política reside atualmente, para transformá-la em instrumento de sacerdócio, que é o “dever-ser” da função política.

O Constituinte federal originário, autor individual do dispositivo constitucional que permite a interceptação telefônica para fins de investigações criminais, indica, como de fundamental importância, a criação de instância superior autônoma com poderes de reforma das decisões técnicas dos Tribunais de Contas.

Também, aponta como necessário, a criação de órgão destinado ao controle da atuação administrativa e financeira dos Tribunais de Contas, a exemplo dos Conselhos de Justiça, em relação ao Poder Judiciário e do Conselho Nacional do Ministério Público, em relação ao próprio Ministério Público.

A Banca Julgadora, por unanimidade, conferiu ao trabalho apresentado por Guedes a nota máxima, com louvor.

Fonte: Nelzira Guedes
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Francisco: o Papa do povo e da inovação

Francisco: o Papa do povo e da inovação

Num mundo marcado por divisões e conflitos, o Papa Francisco emergiu como um farol de humanidade e esperança. O seu pontificado foi uma lição viva

Lupi, quanta crueldade!

Lupi, quanta crueldade!

Carlos Lupi, o ministro da previdência social do governo Lula, é um mentiroso. E, o que é pior, mente, descaradamente, sem nenhum constrangimento. I

Vermelha: só falta a bandeira

Vermelha: só falta a bandeira

Finalmente uma notícia boa depois da morte do Papa Francisco e da descoberta da roubalheira de mais de 6 bilhões de reais do INSS. Enfim, a bandeira

A direita sempre mandou!

A direita sempre mandou!

O Brasil tem 525 anos de existência, ou seja, mais de meio milênio. E em todo este período, sempre foi governado majoritariamente por pessoas que ti

Gente de Opinião Quinta-feira, 1 de maio de 2025 | Porto Velho (RO)