Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Liliane Melo

Workshop capacita profissionais e pais sobre o Método DIR Floortime para autistas


Workshop capacita profissionais e pais sobre o Método DIR Floortime para autistas - Gente de Opinião 

A Associação Wesleyana de Assistência Social e a Assessoria Acadêmica e Desenvolvimento Profissional realizaram no Hotel Rondon Palace em Porto Velho no último fim de semana, nos dia 3 e 4, o Workshop “Modelo DIR FLOORTIME” para Autistas, ministrado pela  fisioterapeuta Helena Gueiros do Rio de Janeiro.  Participaram do evento profissionais da educação (pedagogas), saúde (psicólogas, terapeutas ocupacionais, preparadores físicos e fonoaudiólogos) e interessados na temática (pais) da capital, interior e do estado do Acre.

De acordo com a organizadora do workshop Marxlene Bezerra Vieira, o evento teve como finalidade ampliar o conhecimento acerca do autismo  e as possibilidades de inclusão, tendo como uma das propostas o método DIR Floortime voltado para a integração sensorial da criança com TEA (Transtorno do Espectro Autista) com a participação nas atividades lúdicas.

A palestrante que também é pós-graduada em psicomotricidade, terapeuta DIR/Floortime advanced provider, formação técnica em integração sensorial pela SPD Foundation, coordenadora da pós-graduação em Desenvolvimento Infantil da Faculdade Redentor (RJ), docente da Graduação da Faculdade Redentor e criadora do Circuito Online de Palestra Sobre o Autismo (Conpsau) apresentou o método aos participantes de uma forma interativa e esclarecedora que envolve não somente terapeutas, mas a família durante os atendimentos.

Workshop capacita profissionais e pais sobre o Método DIR Floortime para autistas - Gente de Opinião

O método DIR FLOORTIME foi desenvolvido pelo psiquiatra infantil Stanley Grenspan. O Floortime trabalha princípios para facilitar os níveis de desenvolvimento. O DIR especificamente engloba os níveis de desenvolvimento, as diferenças individuais e os relacionamentos. “O cliente não é a criança, mas a família. O objetivo não é tornar os pais terapeutas mas que aprendam a entender as necessidades dessas crianças”, enfatizou a palestrante.

A palestrante deixou claro também que a inclusão escolar não é colocar a criança na sala seguindo a rotina dos amigos. “É dar suporte para que ela tenha qualidade em toda sua rotina escolar e fornecer as adaptações necessárias”, frisou.
 

Depoimentos

Workshop capacita profissionais e pais sobre o Método DIR Floortime para autistas - Gente de Opinião

A psicóloga Janaina Sampaio que também é mãe de uma criança autista, o Vinícius 10 anos, já conhecia o método. “Minha identificação com o modelo de trabalho dela foi imediata. Me sinto feliz por profissionais daqui terem a oportunidade de conhecer uma metodologia que prioriza a individualidade da criança, respeitando suas etapas de desenvolvimento, que possibilita promover a construção das competências sociais e emocionais a partir de uma relação mais efetiva. Buscamos um mundo mais humanizado para as pessoas com TEA e acredito que daqui para frente muitos dos participantes vão levar consigo um pedacinho da mensagem deixada pela Helena”, avaliou.

Já a psicóloga Flores Costa ao se referir à inclusão escolar acredita que os autistas não conseguem se adaptar aos métodos que são utilizados hoje. “Meu sonho é que as escolas se adaptem às necessidades das crianças autistas. As escolas precisam ser preparadas para receber todas as crianças sabendo que são únicas”, afirmou.

Workshop capacita profissionais e pais sobre o Método DIR Floortime para autistas - Gente de Opinião

Para a arquiteta Fernanda Moreira, mãe de Luís Fernando de 10 anos que tem autismo leve (Asperger), o método apresentado pela palestrante  traz orientações para vencer barreiras e alcançar ganhos qualitativos para a vida prática das crianças. “Penso que ajuda muito na própria relação da criança com a família e com quem mais se propor a conhecer o método. Foi um excelente aprendizado”, destacou.

Já a publicitária Muriely Alves, mãe do Heitor de dois anos descobriu o diagnóstico de autismo de seu filho há um mês falou que estava perdida, digerindo este novo mundo que é a descoberta do autismo. “As informações que recebi nesses dois dias me deram  direção e o mais importante: esperança. Sou grata por este workshop ter acontecido neste momento. Helena Gueiroz passou credibilidade na palestra o tempo todo e mostrou que é uma autoridade de excelência no assunto”, afirmou.

Fonte: Jornalista Liliane Melo MTb 3438/PR

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado com eventos de sensibilização e esclarecimentos

Dia Mundial de Conscientização do Autismo é celebrado com eventos de sensibilização e esclarecimentos

Em alusão ao Dia 2 de Abril, data em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Autismo, uma intensa programação está sendo realizada por di

Atividades Alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo iniciam nesta sexta

Atividades Alusivas ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo iniciam nesta sexta

No dia 2 de abril, sábado, será comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Mas dando início às atividades alusivas à data, o Centro Mul

Movidos pelo Amor ao Autismo retoma atividades presenciais de atendimento a autistas

Movidos pelo Amor ao Autismo retoma atividades presenciais de atendimento a autistas

Após quase dois anos funcionando com atendimentos online, o Centro Multidisciplinar Movidos pelo Amor ao Autismo (CMMAA ) retoma gradativamente, seu

Inclusão... enganando quem?

Inclusão... enganando quem?

Reativo esta coluna para que você leitor (a), reflita, que a mente e o coração de muitos pais de crianças especiais quando se trata da inclusão esco

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de março de 2024 | Porto Velho (RO)