Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Luciana Oliveira

Natal serve pra renovar a fé, 'só não se sabe fé em que'.



O aniversário mais esperado do ano chegou e durante a semana que antecede a grande festa o mundo gira na banguela, sem pressa e buzina. As pessoas irradiam uma energia diferente, boa, mudam como o primeiro milagre do aniversariante, da água pro vinho.  

De todos os milagres atribuídos a Jesus Cristo o Natal é o maior deles, pois promove a união, a solidariedade e a paz onde menos se espera. Quantos pais e filhos, casais ou amigos não adiam acertos de contas pra depois do Natal? É tanta ação beneficente que na festa passada sugeriram num abrigo que entregasse a minha doação em outro lugar, pois lá a dispensa estava abarrotada.

Não dá pra explicar uma data que vira o mundo do avesso e o deixa mais ou menos do jeito que a gente sonha, do jeito que a gente precisa. Já pensou o ano inteiro todos os cristãos praticando o bem, pregando a paz e o perdão?

Imagine como John Lennon, um mundo "sem motivo pra matar ou morrer, com todas as pessoas vivendo a vida em paz". Não é difícil imaginar, é praticamente impossível.

Cada um que dê o seu sentido pro Natal, mas fico com o do Papa Francisco para quem nestes tempos medonhos, “as festividades soam falsas em um mundo que escolheu a guerra e o ódio”.

A cada Natal me pergunto por que o mundo parece ir de mal a pior, se mais de dois bilhões de cristãos acreditam e praticam os ensinamentos de Jesus.  Me parece evidente que entre os que dizem seguir e os que de fato seguem os mandamentos cristãos, sobretudo o que impõe amar a todos, a todos perdoar, a todos servir e a ninguém excluir, há uma abissal distância.

O mundo está mais religioso de um modo geral e também piorado de um modo geral. De cada 10 crianças que nascem no mundo, nove estão em famílias que se declaram religiosas, e seis em lares cristãos ou muçulmanos. 

E cá, prá nós, é um como um fio de cabelo o que separa um Amém de um Assalamu Alaikum, ‘só’ mudam os profetas que as duas religiões com maior número de fiéis veneram. Os muçulmanos, portanto, para quem Muhammad é o último profeta de Deus, não comemoram o Natal.

Longe de ser mero detalhe, mas importa que para os católicos, Deus é amor e está acima de todas as coisas e para os muçulmanos, islam significa igualmente submissão e amor a um único Deus.

A perspectiva é a de que o islamismo tenha o maior número de fiéis até 2050, conforme o relatório, intitulado “Cristandade em seu contexto global, 1970-2010”. 

Veja que estamos falando de mais de dois bilhões de adpetos ao cristianismo e mais de 1,6 bilhão de muçulmanos que, poxa, entendem o amor e a fraternidade como princípios religiosos fundamentais. Por que o mundo está cada vez mais hostil, não sei, mas deveria ter melhorado com o crescimento das religiões.

Não estou querendo dizer que as religiões pioraram o mundo, mas perguntando por que não o melhoram. É uma provocação à reflexão sobre até que ponto se pratica o discurso religioso. No Brasil, a cada duas horas se abre uma igreja evangélica, ou seja, 12 por dia e não reluto em afirmar que há muitas pequenas igrejas que nasceram pra se transformar em grandes negócios. 

Pra salvar o mundo, a fé terá que mover uma montanha de hipocrisia.

Imagine os fiéis das duas maiores religiões somados aos 15 milhões do judaísmo, aos 13 milhões do espiritismo, aos 900 milhões do hinduísmo e os 376 milhões do budismo, “sem a necessidade de ganância ou fome. Uma irmandade dos homens. Imagine todas as pessoas partilhando o mundo todo”.
 

Ah...seria Natal todo dia, pra todo mundo e no mundo todo.

Luciana Oliveira

Empresária e Jornalista

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Fashion Revolution será neste fim semana em Porto Velho

Fashion Revolution será neste fim semana em Porto Velho

Considerado o maior movimento ativista de moda no mundo, a semana Fashion Revolution acontece nos próximos dias 27 e 28 de abril em Porto Velho.O even

3ª Edição do Amazônia das Palavras começa dia 30 de abril em Porto Velho

3ª Edição do Amazônia das Palavras começa dia 30 de abril em Porto Velho

O objetivo da expedição literária é o incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação ao longo de 1300 km entre os rios Madeira, Amazonas e Negro

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Amazônia das Palavras 3ª Edição acontece de 30 de abril a 17 de maio

Uma programação voltada ao incentivo e fomento à leitura, ao livro e à educação foi preparada especialmente para o Amazônia das Palavras – Terceira Ed

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

CPT – RO completa 40 anos e elege nova coordenação

Em Rondônia o CNPJ da Comissão Pastoral da Terra (CPT) nasceu há 40 anos, mas a missão profética e solidária nesta porção da Amazônia começou bem ante

Gente de Opinião Domingo, 28 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)