Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Grupo Kizomba toca hoje na Ivan Marrocos


 
Como parte da programação da Semana da Consciência Negra em Porto Velho, o Grupo Kizomba se apresenta a partir das 15 horas deste sábado no Projeto “Carambola” da Confraria Pobres do Caiari, no quintal da Casa da Cultura Ivan Marrocos. Segundo o diretor do Grupo, músico Oscar Knightz a apresentação na tarda de hoje, contará com repertório especial. “Vamos tocar Grupo Kizomba toca hoje na Ivan Marrocos - Gente de Opiniãomúsicas que falam sobre a saga dos negros desde a luta pela liberdade até os dias atuais. Compositores como Ney Lopes, Martinho da Vila, Cartola, Nelson Sargento, Dunga, Ismael Silva, Jorge Aragão, Lecy Brandão e João Nogueira entre outros serão lembras nesse show que denominamos de Negritude”, declarou Oscar.

Os que forem prestigiar a apresentação do Kizomba na Casa da Cultura Ivan Marrocos vão poder apreciar a Exposição Novembro Mês da Cultura Afro Brasileira que conta com o acervo fotográfico do Carlinhos Maracanã e trabalhos em arte plásticas dos artistas Franciney Vasconcelos, João Zoghbi, Rita Queiroz, Assis Chateaubriand e Homero além das poesias do poeta José Ailton – BAHIA.

Kizomba

O Grupo Kizomba Axé foi criado no ano de 1988, ano em que se comemorava o centenário da libertação dos escravos no Brasil. Neste mesmo ano a Escola de Samba Unidos de Vila Isabel sagrava-se campeã do carnaval do Rio, com o tema de enredo KIZOMBA, A FESTA DA RAÇA, criação de Martinho da Vila e samba de enredo de Rodolfo, Jonas e Luiz Carlos da Vila. 

De norte a sul, de leste a oeste do Brasil, com a introdução de novos instrumentos, tais como, banjo, tan-tan e repique de mão, surgia nas vozes de Almir Guineto, Fundo de Quintal, Beth Carvalho, Zeca Pagodinho, dentre outros, um novo jeito de tocar samba, o pagode.

Foi nesta efervescência e neste contexto cultural, com o lema “Nem melhor, nem pior, penas um pagode entre amigos” que nasceu, em Porto Velho, o Grupo Kizomba, formado inicialmente por Cristóvão (cavaquinho), Bebeto (voz e pandeiro), Neguinho (tan-tan de viração), José Áureo (tan-tan de marcação), Oscar (repique de mão) e Zé Baixinho (tamborim). O nome do grupo, dentre vários apresentados foi sugerido por José Áureo, em alusão ao citado enredo da Vila Isabel.

Neste sábado o grupo se apresenta a partir das 15 horas na Casa da Cultura Ivan Marrocos com entrada franca

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 25 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)