Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fiero leva preocupação com cortes no Sistema S à Bancada Federal



O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia – Fiero, Marcelo Thomé fez severas críticas, nesta terça-feira, a tentativa do Governo Federal com a volta da famigerada CPMF. Thomé, que foi chamado a Brasília pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria, Robson Andrade, para debater o assunto junto com os demais presidentes de Federação das Indústrias, critica também a tentativa do Governo de reter parte dos recursos destinados ao chamado Sistema S, compostos por entidades como Sesi, Sanai, Sebrae e Senac e Sest/Senat.

Marcelo Thomé acentua que esse sistema é mantido com recursos de contribuições compulsória das empresas, não se tratando, portanto de recursos públicos.

Com o objetivo de expor a grande preocupação do sistema Fiero e da classe empresarial do setor indústria, Marcelo Thomé entregou, nesta quarta-feira, aos membros da bancada federal de Rondônia no Congresso, demonstrando os prejuízos que as medidas anunciadas pelo Governo pode causar ao trabalho de formação de técnica educativa, de saúde e de assistência social prestados aos trabalhadores das indústrias e seus dependentes, na capital e no interior do estado.

De acordo com a exposição do presidente da Fiero aos parlamentares federais, o Sistema S contribui fortemente para a qualificação profissional em toda o Brasil, e cumpre papel preponderante nessa área em Rondônia.

O Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), por exemplo, está construindo quatro novas escolas profissionalizantes em Jaru, Pimenta Bueno, Rolim de Moura e Cacoal, além de centro de atendimento à saúde do trabalhador em Porto Velho. “Preocupação existe quanto à continuidade desses empreendimentos, vitais à formação de mão de obra para o setor industrial”, afirma Thomé, realçando que, caso se se concretiza a intenção do Governo de retirar recursos do Sistema S, somente do Senai e do Sesi, mais de mil empregos diretos estarão em risco.

Fonte: Ascom / Sistema Fiero / Carlos Araújo

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Alero convoca secretário para explicar crise na saúde pública de Rondônia

Nesta terça-feira (9), a Comissão Geral de Saúde da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) convocou o secretário estadual de Saúde, Jeferson Roc

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

Cristiane Lopes participa da entrega de 404 títulos de propriedade em Porto Velho

A deputada federal Cristiane Lopes participou, no Teatro Banzeiros, da entrega de 404 títulos de propriedade a moradores de Porto Velho, contempland

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

Deputado Alex Redano comemora sucesso do aulão Acelero Enem 2025 em Ariquemes

O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Alex Redano (Republicanos), prestigiou neste sábado (06) o Aulão Acelero Enem 2025, rea

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Projeto de Cristiane Lopes que amplia voos para Rondônia avança com apoio de Ministro

Em audiência realizada no Ministério dos Portos e Aeroportos, a deputada federal Cristiane Lopes (União-RO) reuniu-se com o ministro Silvio Costa Fi

Gente de Opinião Quarta-feira, 10 de setembro de 2025 | Porto Velho (RO)