Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Fecomércio-RO comemora 33 anos em defesa do empresário


Fecomércio-RO comemora 33 anos em defesa do empresário - Gente de Opinião
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO) completa na segunda-feira, 28 de março, 33 anos de fundação. Integrante do Sistema Confederativo da Representação Sindical (Sicomércio) e representante máximo das categorias econômicas do comércio do Estado, a Fecomércio-RO completa mais um ano com uma extensa folha de serviços prestados, sobretudo, ao desenvolvimento econômico.

Parte desse sucesso, segundo o presidente Raniery Coelho, é fruto das parcerias que possui com os colaboradores, e sobretudo, pelo trabalho abnegado de seus servidores. “Nossa história é reflexo do trabalho incansável iniciado por outros gestores até os dias de hoje. Planejamos, estabelecemos meta e executamos grandes projetos sempre com olhar futurístico, mas sempre com foco no empresário e no desenvolvimento econômico”, disse Raniery Coelho.

Atualmente, a Fecomércio-RO está priorizando outra atividade econômica, da qual o Estado de Rondônia sempre foi carente: o Turismo. Em parceria com vários empresários do ramo turístico foi fundado em agosto do ano passado, o Conselho Empresarial do Turismo (CONETUR), um colegiado que pensa, de fato, em soluções viáveis economicamente, aproveitando a vocação de suas belezas naturais amazônicas e de seus monumentos históricos.

“Nesses 33 anos, a Fecomércio-RO já vivenciou vários períodos turbulentos na Política e economia do País, mas nunca perdemos o foco. Surgimos na época do Movimento político do Diretas Já! Que clamava por Democracia no País, a renúncia de Collor de Melo, o confisco das poupanças, a transição da Ditadura, enfim, inúmeros períodos recessivos, mas sempre lutamos e sobrevivemos, construindo a cada dia a melhoria econômica do Estado”, disse Raniery.

Raniery também citou também algumas ações de indiscutível importância para a economia rondoniense encampadas pela Fecomércio-RO e outras entidades do setor produtivo como a luta pela “Saída do Pacífico”, a instalação da Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim, implantação das hidrovias do Madeira e do Guaporé-Mamoré, a viabilização da BR-319 (Manaus-Porto Velho), duplicação da BR-364, o Estatuto da Microempresa, o Simples Nacional, o REFIS (Programa de Recuperação Fiscal), e várias outras vitórias que trouxeram e trazem benefícios ao setor produtivo.

Ele observou ainda que o Sistema Fecomércio/RO está presente atualmente em quase todos os 52 municípios do Estado, por meio do Serviço Social do Comércio (SESC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Educação (IFPE). Em 2017, Rondônia deverá ganhar uma nova estrutura moderna do Sesc, em Ji-Paraná, que atenderá o público comerciário e seus dependentes da cidade e região.

DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Atualmente a Fecomércio/RO, através de todos os seus conselheiros e diretores, vem capitaneando iniciativas que visam promover ainda mais o desenvolvimento do Estado. Entre elas destacam-se o alfandegamento do Aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira, a concretização da Ferrovia da Soja que interligará Sapezal (MT) a Porto Velho; as providências relativas a acordos e instalações alfandegárias para utilização da “Estrada do Pacífico”, que transformará Rondônia num centro de abastecimento comercial e de serviços.

Raniery Coelho destacou como essenciais cada uma das iniciativas e finalizou agradecendo a todos os colaboradores do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc/IFPE pela dedicação e seriedade que atuam em suas funções. Ele também aproveitou para enaltecer o trabalho de todos os conselheiros que exercem suas posições de forma a integrar e fortalecer o Sistema através dos sindicatos.

Sindicatos que compõem o Conselho da Fecomércio/RO:

SINALIMENTOS/RO (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Rondônia)
SINDIPEÇAS/RO (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos do Estado de Rondônia)
SINDIELÉTRICO/RO (Sindicato do Comércio Varejista de Materiais Elétricos e Aparelhos Eletrodomésticos do Estado de Rondônia)
SINDILOJAS/RO (Sindicato dos Lojistas no Comércio do Estado de Rondônia)
SINVEÍCULOS/RO (Sindicato do Comércio Varejista de Veículos do Estado de Rondônia)
SINFARMACIA/RO (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Rondônia)
SECOVI/RO (Sindicato das Empresas no Comércio de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais em Todo o Estado de Rondônia)
SIMPER (Sindicato das Empresas Revendedoras de Materiais de Papelaria e Desenho do Estado de Rondônia)
SIRECOM/RO (Sindicato dos Representantes Comerciais Autônomos e Empresas de representações de Rondônia)
SIDIBER (Sindicato dos Distribuidores de Bebidas do Estado de Rondônia)
SINGARO (Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado de Rondônia)
SINVSUL/RO (Sindicato do Comércio Varejista do Sul de Rondônia que fazem parte do quadro de associados da Federação)

Fonte: Ascom
 

Gente de OpiniãoSexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Dr. Luís do Hospital destaca equilíbrio entre Zoneamento e Agronegócio para o Desenvolvimento Sustentável de Rondônia

Em um discurso comprometido com a população e com uma visão progressista para o desenvolvimento de Rondônia, o presidente da Comissão de Agropecuári

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

Deputada Federal Cristiane Lopes participa do Rondônia Day em Brasília

No dia 26 de março, Brasília foi palco do Rondônia Day, um evento estratégico que destacou o potencial econômico e as oportunidades de investimento

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Pedido de Marcelo Cruz é atendido para prolongamento da avenida dos Imigrantes em Porto Velho

Os moradores do bairro Planalto II foram contemplados com a apresentação do projeto para a execução do prolongamento da avenida dos Imigrantes, em P

Gente de Opinião Sexta-feira, 29 de março de 2024 | Porto Velho (RO)