Sábado, 26 de março de 2016 - 09h01

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Rondônia (Fecomércio-RO) completa na segunda-feira, 28 de março, 33 anos de fundação. Integrante do Sistema Confederativo da Representação Sindical (Sicomércio) e representante máximo das categorias econômicas do comércio do Estado, a Fecomércio-RO completa mais um ano com uma extensa folha de serviços prestados, sobretudo, ao desenvolvimento econômico.
Parte desse sucesso, segundo o presidente Raniery Coelho, é fruto das parcerias que possui com os colaboradores, e sobretudo, pelo trabalho abnegado de seus servidores. “Nossa história é reflexo do trabalho incansável iniciado por outros gestores até os dias de hoje. Planejamos, estabelecemos meta e executamos grandes projetos sempre com olhar futurístico, mas sempre com foco no empresário e no desenvolvimento econômico”, disse Raniery Coelho.
Atualmente, a Fecomércio-RO está priorizando outra atividade econômica, da qual o Estado de Rondônia sempre foi carente: o Turismo. Em parceria com vários empresários do ramo turístico foi fundado em agosto do ano passado, o Conselho Empresarial do Turismo (CONETUR), um colegiado que pensa, de fato, em soluções viáveis economicamente, aproveitando a vocação de suas belezas naturais amazônicas e de seus monumentos históricos.
“Nesses 33 anos, a Fecomércio-RO já vivenciou vários períodos turbulentos na Política e economia do País, mas nunca perdemos o foco. Surgimos na época do Movimento político do Diretas Já! Que clamava por Democracia no País, a renúncia de Collor de Melo, o confisco das poupanças, a transição da Ditadura, enfim, inúmeros períodos recessivos, mas sempre lutamos e sobrevivemos, construindo a cada dia a melhoria econômica do Estado”, disse Raniery.
Raniery também citou também algumas ações de indiscutível importância para a economia rondoniense encampadas pela Fecomércio-RO e outras entidades do setor produtivo como a luta pela “Saída do Pacífico”, a instalação da Área de Livre Comércio de Guajará-Mirim, implantação das hidrovias do Madeira e do Guaporé-Mamoré, a viabilização da BR-319 (Manaus-Porto Velho), duplicação da BR-364, o Estatuto da Microempresa, o Simples Nacional, o REFIS (Programa de Recuperação Fiscal), e várias outras vitórias que trouxeram e trazem benefícios ao setor produtivo.
Ele observou ainda que o Sistema Fecomércio/RO está presente atualmente em quase todos os 52 municípios do Estado, por meio do Serviço Social do Comércio (SESC), do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC) e do Instituto Fecomércio de Pesquisas e Educação (IFPE). Em 2017, Rondônia deverá ganhar uma nova estrutura moderna do Sesc, em Ji-Paraná, que atenderá o público comerciário e seus dependentes da cidade e região.
DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Atualmente a Fecomércio/RO, através de todos os seus conselheiros e diretores, vem capitaneando iniciativas que visam promover ainda mais o desenvolvimento do Estado. Entre elas destacam-se o alfandegamento do Aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira, a concretização da Ferrovia da Soja que interligará Sapezal (MT) a Porto Velho; as providências relativas a acordos e instalações alfandegárias para utilização da “Estrada do Pacífico”, que transformará Rondônia num centro de abastecimento comercial e de serviços.
Raniery Coelho destacou como essenciais cada uma das iniciativas e finalizou agradecendo a todos os colaboradores do Sistema Fecomércio/Senac/Sesc/IFPE pela dedicação e seriedade que atuam em suas funções. Ele também aproveitou para enaltecer o trabalho de todos os conselheiros que exercem suas posições de forma a integrar e fortalecer o Sistema através dos sindicatos.
Sindicatos que compõem o Conselho da Fecomércio/RO:
SINALIMENTOS/RO (Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios do Estado de Rondônia)
SINDIPEÇAS/RO (Sindicato do Comércio Varejista de Peças e Acessórios para Veículos do Estado de Rondônia)
SINDIELÉTRICO/RO (Sindicato do Comércio Varejista de Materiais Elétricos e Aparelhos Eletrodomésticos do Estado de Rondônia)
SINDILOJAS/RO (Sindicato dos Lojistas no Comércio do Estado de Rondônia)
SINVEÍCULOS/RO (Sindicato do Comércio Varejista de Veículos do Estado de Rondônia)
SINFARMACIA/RO (Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado de Rondônia)
SECOVI/RO (Sindicato das Empresas no Comércio de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis dos Edifícios em Condomínios Residenciais e Comerciais em Todo o Estado de Rondônia)
SIMPER (Sindicato das Empresas Revendedoras de Materiais de Papelaria e Desenho do Estado de Rondônia)
SIRECOM/RO (Sindicato dos Representantes Comerciais Autônomos e Empresas de representações de Rondônia)
SIDIBER (Sindicato dos Distribuidores de Bebidas do Estado de Rondônia)
SINGARO (Sindicato do Comércio Atacadista de Gêneros Alimentícios do Estado de Rondônia)
SINVSUL/RO (Sindicato do Comércio Varejista do Sul de Rondônia que fazem parte do quadro de associados da Federação)
Fonte: Ascom
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Alero realiza audiência pública para debater a regularização da atividade garimpeira no Rio Madeira
A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) realizou, na quinta-feira (6), uma audiência pública para discutir soluções e caminhos para a regular

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil-RO) participou de uma importante reunião com produtores e produtoras rurais do distrito de Rio Pard

Deputada federal Cristiane Lopes realiza visita técnica à UNIR e conhece estrutura do CEGEA
A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) atendeu ao convite do Grupo de Estudos e Pesquisas Modos de Vida e Culturas Amazônicas (GEPCULTURA

Por unanimidade, Senado aprova isentar IR para quem ganha até RS 5 mil
O plenário do Senado aprovou, por unanimidade, nesta quarta (5), o projeto de lei 1087/2025 que isenta do Imposto de Renda (IR) quem ganha até R$ 5
Sábado, 8 de novembro de 2025 | Porto Velho (RO)