Quinta-feira, 17 de dezembro de 2015 - 05h20
O médico e líder político Claudionor Couto Roriz, que foi senador por Rondônia (1083/1987), faleceu ontem (16) em Fortaleza, onde fazia tratamento de um problema de saúde que o imprtunava há algum tempo.
Nascido em Jardim, município cearense, Claudionor Roriz veio para Rondônia em 1970, instalando-se como médico em Vila Rondônia (atual Ji-Paraná), onde começou a clinicar, sendo responsável pela instalação do primeiro hospital na nascente vila de Ouro Preto do Oeste.
Já àquela época deu sequência à vida política que exerceu no Ceará e no Paraná, assumindo a liderança no eixo da rodovia BR-364 do Movimento Democrático Brasileiro, tornando-se amigo do então deputado federal Jerônimo Garcia de Santana, até que em 1982 foi cooptado pelo governador Jorge Teixeira, depois que este cumpriu a promessa de construir um hospital em Ji-Paraná, ingressando então no Partido Democrático Social, o PDS.
Em 1982 Claudionor Roriz foi eleito presidente regional do PDS, e no mesmo ano candidato indicado por Teixeira para ocupar uma ds três vagas que o partido elegeu para o Senado Federal, onde aparentemente ele não se adaptou, preferindo aceitar o convite do prefeito José Bianco para assumir a secretaria municipal de Saúde ji-paranaense, citado então como o primeiro caso de um senador que se licenciava para assumir uma secretaria municipal.
Em 1985, de volta ao PMDB, foi considerado om principal arquiteto da vitória do advogado Jerônimo Santana, para a prefeitura de Porto Velho.
A morte de Claudionor Roriz foi comentada em Porto Velho, sendo que no PMDB, o secretário geral da legenda, advogado José Luiz Lenzi fez questão de destacar a importância de Claudionor Roriz na fase inicial do Estado, e na afirmação política depois. “Perdemos não apenas um amigo mas, também, uma pessoa que deu muito de si a favor do Estado”, resumiu outro dirigente peemedebista, o presidente em exercício Tomás Correia.
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 29 de abril de 2025
RONDÔNIA1949 – Além de ordenar a instalação de 10 estações telegráficas nas vilas no Rio Guaporé e Mamoré, o governador Araújo Lima confirmou a inaugu
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 28 de abril de 2025
RONDÔNIA1878 – Com 500 toneladas de carga e centenas de trabalhadores para a 2ª tentativa de construção da EFMM, o navio “Metrópolis” sai de Filadelf
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 27 de abril de 2025
RONDÔNIA1918 – O juiz Juventino Themundo, da comarca de Porto Velho, informa: A única seção eleitoral do município vai funcionar na sede da Superinten
O DIA NA HISTÓRIA BOM DIA 26 de abril de 2025
RONDÔNIA1925 -Começam as aulas do curso médio no Instituto “Paulo Saldanha”, em Guajará-Mirim.1942 -O seringalista Otávio Reis, da região de Abunã, pr