Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ex-vereador Francisco Teixeira no Papo News desta quinta-feira


 
O professor Francisco Teixeira, último vereador vivo da primeira legislatura da Câmara Municipal de Porto Velho, é o entrevistado do jornalista Sérgio Mello no Papo News desta quinta-feira (27).

Rondoniense nascido no Distrito de Calama, filho de pai seringueiro, agricultor e depois servidor público, e de mãe dedicada aos cuidados da casa e da criação de seus dez filhos, Francisco Teixeira morou ainda e Prosperidade e Cujubim Grande, antes de vir para Porto Velho estudar, trazido pelo então Bispo Dom João Batista Costa.Ex-vereador Francisco Teixeira no Papo News desta quinta-feira - Gente de Opinião

Terminou o primário e o ginásio no Colégio Dom Bosco, concluindo o colegial na Escola Carmela Dutra, onde fez o Curso Pedagógico. Mais tarde, foi aprovado no primeiro vestibular do Núcleo da Universidade Federal do Pará em Porto Velho, onde fez o Curso Superior de Pedagogia e graduou-se em Administração Escolar.

Por 15 anos lecionou inglês nas escolas da rede pública do então Território Federal de Rondônia, antes de ingressar na vida pública. Encorajado pelo pai, antigo militante do MDB, candidatou-se a vereador nas primeiras eleições para o cargo em Rondônia, destacando-se entre os nove eleitos para a 1ª Legislatura da Câmara Municipal de Porto Velho, sendo hoje o único remanescente da turma.

Não tendo êxito na tentativa de reeleger-se, saiu do MDB após um desentendimento com o então deputado federal Jerônimo Santana e filiou-se à ARENA. Pelo partido do governo ainda tentou eleger-se deputado federal em 1977. Sem lograr êxito na pretensão, abandonou a política.

Na presidência da Federação de Futebol de Rondônia conseguiu trazer para Porto Velho o 5º Copão da Amazônia.

Hoje aposentado, o professor Francisco Teixeira reside em Brasília com a mulher e três filhos, onde conseguiu realizar o antigo sonho de ser advogado.

O Papo News com o professor Francisco Teixeira, último vereador vivo da primeira legislatura da Câmara Municipal de Porto Velho, é nesta quinta-feira (27), às 11h30min, na Record News, canal 58. Quem é assinante da ViaCabo, assiste pelo canal 17.

Fonte: Sergio Mello
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

Obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam para 44%

As obras do Hospital Regional de Guajará-Mirim seguem avançadas. No último relatório emitido pela Escritório das Nações Unidas para Serviços de Proj

Alero forma comissão para concurso público

Alero forma comissão para concurso público

A Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) instituiu na última segunda-feira (29) a comissão preparatória do II Concurso Público da Casa de Leis.

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

Cristiane Lopes anuncia 180 milhões para iniciar a pavimentação da BR-319

A deputada federal Cristiane Lopes e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da BR-319 traz ótimas notícias sobre os progressos na reconstrução d

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene, Deputado Ribeiro do Sinpol entrega Votos de Louvor a Policiais Civis Aposentados

Em sessão solene realizada na manhã desta segunda-feira (29), a Assembleia Legislativa de Rondônia, através do 2º vice-presidente e deputado Ribeiro

Gente de Opinião Terça-feira, 30 de abril de 2024 | Porto Velho (RO)