Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Ex-prefeito de Porto Velho Carlos Carpintero faz visita de cortesia à atual gestão


 

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, recebeu na última quinta-feira, 20, a visita do ex-prefeito da capital, Antônio Carlos Carpintero. Arquiteto e professor universitário aposentado, Carpintero administrou Porto Velho de junho de 1975 a julho de 1976. Ele foi indicado para o cargo pelo ex-governador Humberto da Silva Guedes. Na época, os gestores municipais eram escolhidos pelos governadores porque ainda não havia eleição para prefeito. O arquiteto substituiu no cargo o ex-prefeito Odacir Soares.

Ex-prefeito de Porto Velho Carlos Carpintero faz visita de cortesia à atual gestão - Gente de Opinião
O encontro aconteceu no gabinete do secretário Jorge Elarrat Canto, na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla), que também participou do encontro entre os dois gestores. A última vez que Carpintero esteve em Porto Velho foi há seis anos. Ao atual gestor, Carpintero revelou que a dimensão de Porto Velho era bem maior da área territorial que o município tem hoje. A capital do então Território de Rondônia se estendia até o hoje município de Vilhena, que era um simples vilarejo.
 
O ex-Território — criado em 13 de setembro de 1943, pelo ex-presidente Getúlio Vargas, por meio do Decreto 5.812 — tinha apenas dois municípios: a capital e Guajará-Mirim. Só Porto Velho, correspondia a dois terços do que é hoje o Estado de Rondônia. Ji-Paraná ainda não tinha a imponência que tem hoje e o futuro município era conhecido na época como Vila Rondon. O município de Ariquemes, que teve sua área urbana desenhada por Carpintero, era um distrito de Porto Velho e também não passava de uma vila.
 
Para o prefeito Mauro Nazif, o encontro foi proveitoso. “É sempre bom conversarmos com os nossos antecessores e o Carpintero foi prefeito numa época muito difícil. Se Porto Velho do tamanho que é hoje já é difícil administrar, imagina naquela época quando o município era bem maior”, comparou. Antônio Carlos Carpintero é paulista de Marília, mas foi criado em Campinas, como costuma frisar. Nasceu em 2 de outubro de 1945. É graduado em arquitetura pela Universidade de Brasília. É mestre e doutor pela Universidade de São Paulo (USP), onde defendeu a tese “Brasília Prática e Teoria Urbanística no Brasil”.
 
Conforme afirmou ao prefeito Mauro Nazif, sua história com Porto Velho começou em 1971 quando foi assessor de planejamento do ex-prefeito Odacir Soares até 1972. Depois se mudou para Cuiabá/MT, onde participou da equipe que elaborou os planos urbanísticos e projetos de arquitetura do Centro Político Administrativo do Estado, entre 1972 e 1973. Depois de atuar, de 1973 a 1974, em São Paulo, como assessor na Coordenação das Administrações Regionais, retornou a Porto Velho como diretor do Departamento de Planejamento da prefeitura, função que exerceu até ser nomeado prefeito de Porto Velho, em 1975.
 
Atualmente, trabalha ministrando palestra, como a realizada na Uniron nesta semana. Além do Brasil já palestrou em Paris, Roma, Buenos Aires e Lisboa. Foi organizador da palestra comemorativa aos 50 anos de Brasília ocorrida entre em 2007 e 2008. É autor o livro “Momento de Ruptura”.
 
Fonte: Joel Elias | Foto: Medeiros

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada Cristiane Lopes destina 42 milhões para ampliação histórica da Arena Aluízio Ferreira

Deputada Cristiane Lopes destina 42 milhões para ampliação histórica da Arena Aluízio Ferreira

Em uma iniciativa conjunta entre o Governador do Estado de Rondônia, Coronel Marcos Rocha e a Deputada Federal Cristiane Lopes, foi anunciada a rees

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Dra. Taíssa sugere contratação de neuropediatra para Guajará-Mirim

Com intuito de diminuir as filas de espera da região e contribuir para que a população tenha acesso à saúde, a deputada estadual Dra. Taíssa (Podemo

"Coração em Ação", idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

"Coração em Ação", idealizada por Ieda Chaves, reúne mais de 3 mil pessoas em Porto Velho

No último sábado (4), a ação social "Coração em Ação", idealizada e coordenada pela deputada estadual Ieda Chaves (União Brasil), reuniu mais de 3 m

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)